Propaganda da Câmara de Vereadores custará R$ 4 mi

 

Texto publicado no Blog Adote São Paulo, da revista Ëpoca SP

 

A Câmara de Vereadores de São Paulo está com uma campanha publicitária no ar na qual destaca a aprovação da Lei do Ficha Limpa para o serviço público municipal, aprovada neste ano. A medida é interessante pois transfere a regra imposta a candidatos nas eleições para à administração pública como um todo, incluindo servidores, detentores de cargos comissionados ou empregados da administração direta e indireta do município. A despeito de alguns funcionários e assessores parlamentares estarem incomodados e não entenderem a importância da lei no combate à corrupção, espero que a mesma seja levada aos demais níveis de governo, estadual e federal. Assim como gostaria que a Câmara aprovasse rapidamente projeto de lei que irá colaborar na transparência dos gastos públicos ao obrigar a prefeitura e demais instituições do município a divulgarem o custo da campanha nas próprias peças publicitárias. Sempre bom relembrar que todos os anúncios feitos no rádio, na TV, nas mídias impressas ou digitais pela administração municipal são pagos com dinheiro arrecadado dos nossos impostos, portanto, nada mais justo que saibamos quanto estamos desembolsando para fazer propaganda das obras do prefeito e iniciativas dos vereadores, por exemplo.

 

O projeto de lei que pede transparência na publicidade foi proposto pelo Movimento Voto Consciente e foi aprovado por nove de 10 vereadores que fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça. Mas para ser transformado em lei tem muito chão pela frente e, no mínimo, duas votações em plenário. Se já estivesse valendo, juntamente com a publicidade da Câmara Municipal que assistimos na televisão seria divulgado o custo da campanha. Ou no anúncio de jornal, estariam grafados os valores. E o cidadão teria como avaliar quanto do seu dinheiro estaria sendo gasto e se estaria sendo bem gasto.

 

No campanha atual, a previsão é de que serão usados R$ 4 milhões, o que inclui sua produção e divulgação, com inserções em TV, rádio, jornais, jornais de bairro e internet, segundo me informou a assessoria de comunicação da Câmara. Apesar de ainda não termos o projeto de lei da transparência na publicidade,
é possível saber os valores a medida que as informações do contrato assinado com a agência encarregada de produzir a campanha, a Contexto, estão divulgadas no portal da Câmara Municipal de São Paulo, em formato aberto.

 

A propósito, o que você acha da campanha publicitária que a Câmara Municipal de São Paulo colocou no ar ? Considera importante que o legislativo faça este tipo de prestação de contas na mídia ? Ou entende que é um desperdício investir R$ 4 milhões nesta forma de comunicação ?

3 comentários sobre “Propaganda da Câmara de Vereadores custará R$ 4 mi

  1. Sou totalmente contra a publicidade em excesso, não quer dizer que sou contra a transparência na Câmara Municipal ou Executivo. Sou a favor de campanhas -convocando o cidadão- sempre que houver uma audiência pública de matérias que envolvam os destinos da cidade, como o caso do Itaquerão ou a doação do terreno público ao Instituto privado com fins meramente eleitoreiros.

    Sou a favor da transparência do que acontece nos bastidores da “Casa do Povo” antes da aprovação de determinados projetos, de nada adianta gastar uma fortuna para publicizar um projeto aprovado sem o conhecimento da população. O Cidadão precisa sim saber o que esta sendo discutido na casa e opinar a respeito, se bem que parece que a opinião dele pouco interessa a nossos representantes.

    Assim como aquela campanha sobre os alvarás condicionados, esta me parece mais uma campanha eleitoral antecipada e as custas de nosso rico dinheirinho. Conheço na íntegra os veículos que estão inseridos na campanha e não poderia deixar de manifestar minha indignação com este absurdo.

    Quanto ao Executivo, o projeto que está sendo executado pela CBN visitando todos os distritos da cidade, desmente qualquer intenção do prefeito em convencer-nos que moramos numa cidade das maravilhas.

    Assim como o projeto proposto pelo Movimento Voto Consciente, existem milhares engavetados na CMSP. Arrumaram uma brecha e projetos com interesses eleitoreiros são aprovados na CCJ das 14,00 as 15,00 horas e entram em pauta para votação no mesmo dia, graças ao tal congresso de comissões, enquanto projetos importantes continuam engavetados.

    Já escrevi demais, melhor parar por aqui…

    Abraços a todos e bom final de semana!

  2. Já não basta o jornaleco informando “os grandes feitos’ pela prefeitura que recebemos em casa nos finais de semana, agora mais gasto com mais publicidade?
    e assim o paulista e paulistano vai pagando as contas geradas pelos politicos.
    Tenha santa paciência!

  3. Bom Dia Milton e aos colegas blogueiros,

    Meu caro Armando! Essa raça de vagabundos tem que fazer alguma coisa para dizerem que estão trabalhando. E um dos metodos sujos que eles usão é esse, a propagando enganosa.
    O que realmente eles tem que fazer, não fazem. Por exemplo: qual a investigação que estão fazendo com o tal de serati ou tomate que comprou mais 150 imoveis quando era gestor da prefeitura? Qual a investigação que fizeram com a mafia da merenda escolar? E a contrutora que provocou um rombo milhonario nos cofres da prefeitura ao sonegar impostos devidos? Não fizeram nada mas nada mesmo.
    O pior de tudo isso, é sustenatar esses vgabundos com a nossa grana. Que droga viu!

    Bom fim de semana a todos. Porem sem jornaleco,

    JR.

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