Para comemorar os 21 anos de fundação, a rádio CBN convida os ouvintes-internautas a contarem a sua história sobre a emissora. A ideia é reunir textos sobre como você conheceu a CBN, momentos importantes que você acompanhou na emissora, como a rádio faz parte da sua vida. As histórias serão levadas ao ar na voz de nossos profissionais e ficarão registradas no site da CBN. A festa de aniversário é primeiro de outubro, mas você pode enviar seu texto a partir agora para o e-mail aniversario@cbn.com.br. Não esqueça de colocar seu nome completo e a cidade onde mora.
Estou fora da promoção, apesar de também ser ouvinte desta emissora desde “pequeninho”, conforme contei neste Blog na época em que fui convidado para apresentar o Jornal da CBN, no início do ano passado. Mesmo assim reproduzo aqui o post que publiquei para motivar você a também contar a sua história da CBN:
Ao chegar em São Paulo, em 1991, repórter da TV Globo, pedi ajuda aos colegas na busca de informações sobre a cidade. Precisava de uma fonte confiável e me sugeriram a rádio que só tocava notícia. A CBN acabara de ser inaugurada, emissora que inovava a programação com a grade toda voltada ao jornalismo.
Foi assim, por recomendação, que descobri a rádio na qual fui trabalhar sete anos depois a convite do jornalista Heródoto Barbeiro, então meu colega na TV Cultura. Era o retorno para o veículo que havia me lançado na carreira jornalística, em 1984, quando atuei na Guaíba de Porto Alegre.
Cheguei na CBN apenas para cobrir férias e em alguns meses fui definitivamente contratado. No início apresentei o programa do meio-dia, em seguida o das cinco da tarde, para após alguns anos me estabelecer no CBN SP, onde aprendi muito sobre a cidade. Foi debatendo os temas de São Paulo, elencando seus problemas e suas soluções e transformando aquele espaço em um fórum de discussão que forjei minha cidadania paulistana.
Lá se foram pouco mais de 12 anos desde que falei pela primeira vez na CBN e, nesta segunda-feira, recebo uma oportunidade única. Mariza Tavares, diretora de jornalismo, me confiou o comando do Jornal da CBN em substituição ao colega que me abriu a porta da emissora. Heródoto levará seu talento e experiência para a TV RecordNews.
Duplo desafio: assumir o posto que foi, desde a fundação da rádio, de um dos profissionais que mais admiro e ancorar o principal jornal da CBN. Para amenizar o peso destas tarefas, conto com o apoio de uma das mais competentes equipes de jornalismo do País.
Em 20 anos, passei de ouvinte a âncora do Jornal da CBN. Era muito mais do que eu poderia querer. Agradeço a todos que sempre me ajudaram a fazer das coisas que mais gosto na vida: jornalismo.
A CBN para nos ouvintes sempre sera um sucesso pois falam e comentam sempre a verdade dos fatos, e discutido em todas as reunioes,festivas ou de trabalho,sou um ouvinte que estou ligado a partir das seis horas da manha. Parabens ao profissionais que trabalham na CBN e parabens para voce CBN. Obrigado e continua assim cada vez maisem grande audiencia.
Relato aqui minha relação com a CBN. Sou mineira do Norte. Nasci e me criei em Bocaiúva. Mudei-me para BH aos 17 anos. Meu sonho era fazer faculdade. Só consegui concluir o meu curso de jornalismo aos 27 anos. Casei-me em 1990 e em 1º de outubro de 1991 nasceu meu filho André Toshio Freire Miyamoto. No meu período de licença maternidade conheci a CBN que entrava no ar com a proposta de jornalismo 24 horas. Foi amor a primeira sintonia. De lá para cá já passei por vários trabalhos. Fui revisora, redatora, assessora de imprensa, executiva de vendas, comerciante e hoje sou funcionária pública em Ribeirão Pires-SP. Desde a primeira vez que ouvi a CBN identifiquei-me com a emissora. Fui fiel em Minas e até hoje não senti necessidade de mudar a sintonia. Mudei-me para Ribeirão Pires em 2005 e a CBN me ajudou a conhecer a história de São Paulo, a me apaixonar pelos times daqui, principalmente o Corinthians. Que o Galo me perdoe, mas meu coração paulista é corintiano. Hoje meu filho completa 21 anos, junto com a CBN, no dia 1º de outubro. E eu, admiradora fiel continuo na espreita, aprendendo no dia a dia com a CBN. Gosto de apreciar a paixão com que vocês fazem as coisas acontecerem. Durmo ouvindo a CBN e acordo às 4h30 com o despertar do meu rádio relógio. Posso afirmar sem medo de errar que, quem ouve a CBN está concectado com a vida no seu fluir diário. Eu amo a CBN. Em tempo…. meu pai (James Fonseca Freire, natural de Montes Claros – MG) completou 90 anos em julho. Ele nasceu na mesma época que surgiu a primeira divulgação radiofônica. Ele não perdia um “Repórter Esso”. Foi por ele que escolhi a minha profissão. Fui agraciada com um único filho que veio ao mundo no dia em que nascia também a CBN. Deus foi muito generoso comigo. Só tenho a agradecer. ACBN é parte da minha vida. Recebam o meu muito obrigada. Dilza Miyamoto.Ribeirão Pires, 11 de setembro de 2012.
Dilza,
Muito legal ler o seu texto sobre a rádio CBN, vou tomar a liberdade de mandá-lo para o e-mail aniversário@cbn.com.br
é um prazer e uma alegria parabenizar a cbn, desde 1995, ouço a cbn, hoje a cbn faz parte da minha vida, apartir de 5:30 da manhã, desde quando passei a ouvir a cbn, aprendi o que é noticia com qualidade, ”cbn total, jornal da cbn, cbn brasill, reporter cbn, divã do chicovate, a trasmissão esportiva da cbn, como é maravilhoso ouvir ”que lindo’ gol do fluzão” quatro em campo o comentário esportivo com responsabilidade e sem falar no grande Carlos Alberto Sardenberg,’ a voz da noticia. obrigado cbn, HAPPY BIRTHDAY CBN
Acompanho com atenção, pelas manhãs, o Jornal da CBN, desde a época em que as brincadeiras entre você e o Heródoto enriqueciam ainda mais a programação matutina. Hoje em dia, por ser mais uma vítima do trânsito de São Paulo, acabo por ouvir as conversas entre você e os colunistas, que inevitavelmente me irritam ou agradam. Mário Sério Cortella é sempre um gentleman, cuja nobreza de espírito é sempre pontuada por interessantes colocações. Já o tocador de uma-nota-só da pauta econômica, ou seja, o chatíssimo Carlos Sardenberg, é mais do que previsível em seus comentários mais do que repetitivos, parciais e até rasteiros. Arnaldo Jabor, em sua pretensão ( às vezes bem sucedida) de ser uma espécie de sub-produto de Nelson Rodrigues, é sempre interessante em suas provocações.
Dimenstein é um caso à parte: Seu deslumbramento com bobagens travestidas de cidadania são sempre surpreendentes ! Lembro daquela coluna onde ele achou o máximo a invenção de um software que, instalado em uma geladeira, alerta os contatos do indivíduo (pelo Facebook) que a porta da mesma foi aberta. E a chamada era “geladeira que ajuda a emagrecer”. Risível ! Patético !
Ainda não entendo o personagem criado por Dan Stuback e seu demagogo “bom dia”, incompreensivelmente animado e cuja pauta de assuntos abordados são invariavelmente focados para quem vive no mundinho da Lua. Ademais, ainda não entendi prá que serve o “Hora de Expediente”.
Mauro Halfeld e Sério Abranches são sempre interessantes e úteis em seus comentários. Estes verdadeiramente enriquecem a grade de programação da CBN.
Milton, eu sofro ouvindo a CBN, mas ao menos ela me mantêm razoavelmente informado sobre alguns temas do dia, enquanto suaviza o martírio involuntário ao qual sou acometido em razão do trânsito. Mas pondero aqui, por fim: Agrada-me ouvir suas discretas ( e bem colocadas) pontuações sobre os mais variados temas, sendo mais sensato ( e agradável) do que a maior parte dos colunistas da CBN.
Abraço,
Maurício Campos
Srnhoras e senhores
Nao e um alarme de uma cirene
Mas a historia de vida
De um ouvinte cbn
Meu nome e Jose Maria
O poeta Zeze Trovador
Um impressionado ouvinte cbn
Na precisao de cada apresentador
Nasci em Tutoia -Maranhao
Moro m Icoaraci Belem-Para
Considero as informaçoes da cbn
Meu alimento meu mana
A seis anos atras
A cbn invade o meu dia a dia
Faz parte da minha vida
E da minha poesia
Ja no cafe da manha
Fazendo parte do contene
O jornalista Milton Jung
Apresenta o jornal cbn
Depois abre o espaço
Para o noticiario local
Em Belem do Para
E com a cbn liberal
Depois vem o cbn Brasil
Na sequencia cbn total
Finaliza com o quatro em campo
Com o futebol monumental
Jornal cbn com Roberto Nonato
Reporter cbn a cada trinta minuto
Momento do esporte Juca Kifure
Num comentario firme e absoluto
Quatro em campo volta outra vez
Depois cbn noite total
Tem o cbn madrugada
Tudo na direçao Mariza Cidral
Existe outras informaçoes
Cada qual mais forte
Mas eu quero mencionar
A equipe do esporte
Assim como o futebol cbn
Parece a beira do gramado assistindo
Evaldo Jose na hora do gol
Grita que lindo,que lindo
Neste Brasil tao sofrido
O futebol e algo que nos consola
Assim dedico este poema
Intitulado comendo a bola
Nisto convem mencionar
As palavras que compoem o rol
Quando a pelota começa a rolar
Na linguagem do futebol
Nesta exotica linguagem
Tem a palavra chagao
Que vai alem da arbitragem
No delirio da multidao.
Continuaçao do comentario numero 5
Estou na area,uma frase
Se derrubar e penalte ,uma alerta
Sem reticencia sem crase
E goleada na certa
Outra frase que rola
E a bola da vez
Outra frase passa a bola
No gol que o artilheiro fez
A bola corre redondinha
Em busca do atlheta
E pimba na gorduchinha
No lindo gol de bicicleta
Bateu na trave diz o torcedor
Passa pra mim diz o atacante
E o faro do goleador
No chute do centro avante
Alo galera diz o locutor
Cartao amarelo na infraçao
Punindo assim o jogador
Cartao vermelho na expulsao
Cabeça de area ou volante
Tambem homem de conterçao
Outra palavra adiante
Homem de armaçao
Banco de reserva,titular
Impedimento ou banheira
Ofiçade,encaçapar
Cama de gato e chuteira
Banho de cuia ou chapeu
Uniforme e meiao
Dibla,zig zag e trofeu
Arquibancada e concentraçao
Cornete ou escanteio
Goleiro ou arqueiro
Gol de cabeça,gol de voleio
Estadio,renda e zagueiro
Trave , zebra,gramado
Placar, rede e mangueirao
Onde o duelo e travado
Entre leao e papao
O futebol e um planeta
Dibla do rabo da vaca
Por baixo das canetas
Frango e gol de placa
Tem ate gol de canela
Ala ou apoiador
Chute de trivela
E a arte do jogador
Pequena area, meia lua
Dibla de corpo,bandeira
Chute do meio da rua
Cobrança de falta ou barreira
E uma lista enorme
Gol de cobertura
Angulo onde a coruja dorme
Quando a galera vai a loucura
Ponta de lance,craque
Regra tres e bandeirinha
Meio de campo,contra ataque
Lançamento e embaixadinha
Tiro de meta,bola em jogo
Sumula,clube e ole
Elenco do flamengo,botafogo
Gandula,Zico e Pele
Seleçao e lençol
No Pais do futebol
Patrocinador e cartola
Nesta gramatica universal
Ate mesmo no futsal
Todos vivem comendo a bola.
Ouço a CBN desde sua inauguração e adquiri gosto por rádio com minha mãe que adorava musica e conhecia muitas pessoas ligadas ao rádio como o Enzo de Almeida Passos seu grande amigo entre outros , meu pai Newton Mendonça era um jornalista boêmio que escrevia “A noite é uma criança e é preciso alimentá-la ” e estava sempre com o rádio ligado .
O Jornal da CBN é o que sempre acompanho mais pois acordo ao som dele e faço meus exercícios matinais e caminhadas com o celular sempre na CBN. Sua postura séria e assertiva lhe dão a credibilidade que considero essenciais para um âncora e sem perder o bom humor que é perceptível em sua voz e comentários.
Acompanhei o Heródoto Barbeiro desde os primeiros Jornais e ele também tem esta postura que me fazia ficar presa na notícia , mesmo quando eram brincadeiras do timão ou da kombi.
Comecei a fazer artes marciais quando não era moda mundial e nem tinha vestiário feminino nas academias em 1979 , eu tinha 11 anos e já meditava por isto gosto muito do “Caminhos Alternativos” e da simpatia e competência da Fabiola Cidral e da Petria Chaves , mas como meu rádio do carro não conhece outra estação fica injusto começar a citar alguns porque gosto de todos os âncoras e a voz bela do Laerte Vieira merece uma citação assim como a interatividade do competente Juliano Dip que sempre que está ao seu lado é mais gostoso twittar.
Em março do ano que vem receberei um diploma e estou intensificando meus treinos e em breve terei menos tempo para as redes sociais mas sem dúvida estarei sempre que possível ligada na CBN e mandando vibrações para que você ganhe o melhor âncora do Brasil que na minha opinião é mais do que merecido a muitos anos , mas se acontecer do juri escolher outra pessoa tenho certeza que sua auto estima e confiança , virtudes raras , não serão abaladas porque estás virtudes são evidentes em você , o que desagrada nas pessoas que não as tem e nem acreditam poder possuir.
Pode contar sempre com esta ouvinte internauta que torce e vota em você.
Abraços alegres .
Há quatro anos todos os dias saindo da região de Guarulhos,para ir trabalhar na rua do Gasômetro, rua comercial do Brás, pego como milhares de pessoas um trânsito desgastante, tanto para ir quanto para voltar.
Recentemente, mais precisamente no começo desse ano, de tanto stress, as músicas que tocavam na estação de costume até então, começaram a soar como barulho, senti falta de comunicação com o ouvinte, algo que tornasse essa relação mais intima, mais pessoal.
E na busca descompromissada por uma estação, encontro uma radio em que um comentarista debatia um tema, o qual não lembro mais, porém prendeu minha atenção.
No dia seguinte, pela manhã, ligo o rádio e terminava o Primeiras Notícias e começava o programa do Milton. Aquela maneira "informal" de começar o programa e debater os assuntos do dia me conquistou.
Com a internet e hoje em dia com menor força a televisão, é difícil encontrar pessoas mais ligadas ao rádio, e foi emocionante duas matérias que escutei, inclusive a última no feriado de sete de setembro, pela CBN, com relatos e histórias de pessoas que também tem o rádio como companheiro, e graças a esta emissora.
Espero que continuem fazendo esse jornalismo que atende às expectativas tanto daqueles ouvintes com maior bagagem cultural e intelectual, e aquele ouvinte como eu, que não tem tantos conhecimentos técnicos, mas que graças ao trabalho de vocês, consegue acompanhar e se interessar por assuntos, políticos, econômicos, policiais e dessa cidade que não para.
Aproveitando o espaço, e abusando um pouquinho, cade o bate papo do Milton Jung com a Ceci Mello entre um programa e o outro, rs. E o espaço com o Carlos Julio "deveria" aumentar alguns minutos.
Sucesso a todos, parabéns pelo trabalho, e continuem assim: Cada vez melhor.
Rodrigo Takayama
Em agosto de 85 numa pelada de futebol entre veteranos, sofri uma forte bolada que veio a provocar em mim o deslocamento de retina e nos tratamentos realizados no Recife não consegui êxito e a visão direita que já me trazia problemas piorou tudo.
No fim do ano de 91 exatamente em novembro resolvi ir ate São Paulo e no começo de novembro daquele ano cheguei a capital paulista e fiquei em casa de parentes da minha esposa em Santo Amaro, exatamente na avenida M° boi Mirim e durante varias semanas percorri a capital paulista em busca de uma clinica, foi uma verdadeira maratona.
Durante os dias em que ficava em casa eu procurava sintonizar uma radio que me agradasse e me deparei com uma que dizia que só tocava noticias. Agradei-me tanto que sempre sintonizado na CBN. Meu Motoradio comprado no bairro de Santa Cecilia me parece que nas proximidades da Rua das Palmeiras, não sei se estou certo e as tardes sempre estava ouvindo Marcos Aurélio e outros.
De volta ao recife tentei localizar alguma CBN, pois a rede estava em expansão, mas somente fui encontra uma quando cheguei em Timbaúba, descobri uma filial ligada a Radio Correios de J. Pessoa que foi uma alegria ate hoje.
No ano passado aconteceram umas mudanças em João Pessoa e lá apareceu a Jovem Pam o que me obrigou a comprar a antena SKY Livre e ate hoje estou satisfeito e sabendo de tudo que aconteceu no mundo e esta ai a minha historia.
Lamento apenas que a Tv Globo e a Radio Globo Rio não estejam na SKY Livre o resto esta bem.
Claudemir,
Uma significativa história sobre sua relação com a CBN. Legal ter compartilhado conosco.
Gosto muito da CBN,desde que eu cheguei de uma viagem à Europa(a única) e estava falando muito sôbre o impchament do Collor. Era 3 de Outubro de 1992. Aí comecei a ouvir a CBN, e nunca mais parei!Gosto muito do jeito de fazer o jornal da manhã com o competente Milton Jung.Parabéns a todos da CBN!Acho que sou muito antenada com tudo que acontece, graças à CBN.
desde 1996 eu ouço a cbn sempre em algum momento do dia. hoje sou ouvinte da cbn de segunda a sexta do meio dia as 14 hs .acompanho admiro muito este grande e conceituado economista sardenberg miriam leitao e outros colaboradores que contribuem para tornar o programa bem animado .parabens sardenberg por ser um ancora que aborda todo tipo de assunto a lem de exibir noticias, nestas duas horas .mas com certesa o dia mais descontraido e a sexta feira quando voce tem incluso o tema o famoso pe na jaca; e muito divertido;.para mim todos os fins de semana e sempre pe na jaca.em meados de 96 eu morava na zona sul meu caminho era pela marginal pinheiros isto por volta das 7 horas da manha quando ouvi pelo radio uma noticia vinda do helicoptero da cbn que esta pegando fogo em um bar no largo da batata proximo a um ponto de onibus; pela localizaçao eu conclui logo que era uma casa de shous conhecido como forro da batata que meu patrao acabara de inaugurar; o fogo começou na cozinha havia duas pessoas dormindo no camarim que no havia notado o incendio ; quando ouvi a noticia liguei para o es patrao que imediatamenteligou para o forro e acordou os dois que escaparao eleso do incendio, graças a cbn . se gostarao da minha hitoria conte a no horario das 13 ha as 14hs na sexta fera; me sentirei muito honrado .abraços a todos geraldo americo.
bom dia sou de 1967 obrigado pelo espaço des 82 ja trablhava nas rua de SAO PAULO fazendo pequenas entregas as pessoas do mercado municipal ( chamado de carretos ) carrinho de rolema fui chamado para uma loja de brinquedo e papelaria entregador hoje e uma loterica
depois um comerciante me convidou para ficar em seu restaurante foi a melhor coisa que podia
acontecer com um de menor na quela epoca comida avontade ,dai foi o so alegria ,na parte de
entrega de lanches,as lojas vejan so ( ducal,mesbla,babuchi,mappin,olido 1,2,3,cine marrocos,maraba,predio zarzzur praça do correio,conheci FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
VEREADOR NA EPOCA nossa precisava de troco eu ia ate os cobradores que ficavan na praça ramos os onibus da cmtc galerias do rok da 24 de maio besnin,i o carnaval pegui uma pasagen pela avenida sao jao,depóis foi para avenia tiradentes ( vejan so adiferença como fas falta algumas coias as billhteria ficavan ali mesmo ,tem muito mais aos 16 anos uma namorada que logo engravidou hoje aos 46 aons ( 5 filhos ,5netos tem muito mais ,
BEIJO CBN OBRIGADO ( SAO PAULO FELIZ ANIVERSARIO )