Mundo Corporativo: Marcelo Pinto dá sugestões para gerenciar o humor na sua empresa

 

 

Cuidar do humor no seu local de trabalho pode render muito mais do que boas risadas, é o que pensa o advogado trabalhista Marcelo Pinto, entrevistado do programa Mundo Corporativo, da rádio CBN. O consultor oferece inúmeras sugestões que colaboram com a criação de um ambiente criativo e saudável nas empresas. O método que defende é composto por etapas que reunidas formam num acróstico a palavra SMILE – Sorria, Mude de atitude, Identifique oportunidades, Lidere positivamente, Envolva e execute. “O humor é uma competência que começa a ser valorizada pelas empresas”, diz o autor do livro que leva o mesmo nome do método que propõe: “O Método S.M.I.L.E. para Gestão do Humor no ambiente de trabalho – Um guia prático para humanização corporativa”.

 

O Mundo Corporativo vai ao ar às quartas-feiras, 11 horas, no site da rádio CBN (www.cbn.com.br) e você participa com e-mails para mundocorporativo@cbn.com.br e pelos Twitters @jornaldacbn e @miltonjung (#MundoCorpCBN). O programa é reproduzido aos sábados, no Jornal da CBN.

2 comentários sobre “Mundo Corporativo: Marcelo Pinto dá sugestões para gerenciar o humor na sua empresa

  1. Bom dia Milton.
    Sempre que possível ouço as entrevistas, as quais me auxiliam muito como profissional. A de hoje com Dr. Marcelo achei magnifica, como administradora de empresas, gerente de RH, por vezes sou rigorosa demais com subordinados, mas devido a cultura da empresa e altos executivos, que não admitem “um circo” dentro do ambiente corporativo. Mas algumas boas risadas, num expediente de 8 horas diárias, em instituição focada em finanças são necessárias. Em algumas reuniões já ouvi a seguinte expressão:
    – “Existem vários parques de diversão na cidade, seus funcionários querem rir? Demita-os e os encaminhe para estes parques. Aqui o assunto é sério, necessita comprometimento e responsabilidade”. Pergunto: pessoas bem-humoradas são irresponsáveis? Obrigada e até a próxima.

    • Olá Shirley, tudo bem? Infelizmente ainda existem chefes (não líderes) que pensam assim, confundindo seriedade com sisudez, pois acreditam que uma atitude bem humorada ou até mesmo o sorriso ou risada no ambiente de trabalho, pode comprometer a seriedade, sendo sinônimo de irresponsabilidade, como se pessoas sisudas fosse sérias (!!!). Defendo que a alegria e o bom humor no ambiente de trabalho são para profissionais evoluídos, que vêem nestes comportamentos pessoas mais engajadas, colaborativas e agregadoras (ou a sisudez também agrega ???). As pesquisas demonstram (apesar de que elas não seriam necessárias para isso) que profissionais bem humorados são mais seguros e autoconfiantes, portanto, muito mais responsáveis do que os sisudos de plantão, que fecham a cara, para que os demais não se aproximem e vejam a fragilidade que está por trás da sua sisudez. Parabéns pelo comentário e continue mantendo-se firme na sua postura bem humorada, pois não tenho dúvidas que ao final você levará à melhor. Abraços

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