Mundo Corporativo: o emprego que você quer pode estar no exterior

 

 

“Não adianta você chegar, sair da sua cidade, ir para um país diferente, não conhecer nem a cultura nem o idioma. Você vai ter um subemprego lá. Então, nesse mundo corporativo, lá fora, você tem de estar preparado para esta carreira sem fronteira” —- Rafael Olivieri, Competency

 

O trabalho que você deseja pode estar em qualquer lugar próximo da sua casa ou do outro lado do mundo. Portanto, estar preparado para trabalhar fora de sua cidade ou em outro país é diferencial competitivo em uma seleção de emprego. Para ajudar os profissionais a estarem prontos para quando essa oportunidade surgir, o programa Mundo Corporativo, da CBN, entrevistou Rafael Olivieri, presidente da Competency, empresa especializada em cursos e congressos focados na internacionalização de carreiras.

 

Em entrevista ao jornalista Mílton Jung, Olivieri falou que é necessário conhecer a língua, os costumes e a cultura de cada país, mas, além disso, o profissional deve identificar o seu próprio comportamento diante de desafios como o de ser um expatriado: “a comunicação é importante; a atitude mais ainda para galgar uma carreira que para ele é um sonho”.

 

Apesar de a ideia de buscar vaga no exterior geralmente estar associada aos mais jovens, Olivieri chama atenção dos profissionais com mais experiência e que pela idade muitas vezes não encontram mais emprego no Brasil: “se você é competente não vai faltar espaço para você”.

 

Um dos benefícios de participar de eventos e cursos de internacionalização de carreira é a formação de uma rede de relacionamento com essas de diversas áreas, defende Rafael Olivieri que organiza essas atividades no Brasil e no exterior:

 

“O relacionamento é tudo, porque os melhores empregos hoje não estão mais em jornais e revistas. Se o cara não tem relacionamento, o cara está fora do mercado”.

 

O Mundo Corporativo pode ser assistido, ao vivo, às quartas-feiras, 11 horas da manhã, no site, no Facebook e no Instagram, da CBN. O programa vai ao ar aos sábados, no Jornal da CBN, aos domingos, às 10 da noite ou a qualquer momento em podcast. Colaboraram com o Mundo Corporativo: Guilherme Dogo, Rafael Furugen e Débora Gonçalves.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s