Sua Marca Vai Ser Um Sucesso: cinco tendências do design de marcas

“Design é parte do branding, mas branding não é só design”

Cecília Russo

 

As letras mais finas e um tom de azul mais elegante, se aproximando do azul marinho, redesenharam uma das marcas mais longevas e tradicionais de automóvel do mundo, a VolksWagen. A mudança, anunciada em setembro de 2019, chegou aos novos modelos de carro em 2020, e vai ao encontro de uma das tendências de design de marcas: a “simplicidade renovada”.

Outra linha que os gestores de marcas têm adotado é a do “retrô moderno”, que pode ser percebida na nova identidade visual do Burger King que, desde 2021, trouxe de volta elementos usados nos anos de 1960, mexeu em sua paleta de cores e se apresenta com soluções mais minimalistas, além de nostálgicas.

Os dois exemplos foram apresentados por Jaime Troiano e Cecília Russo, em Sua Marca Vai Ser Um Sucesso, para ilustrar algumas das tendências em design que tinham sido identificadas por Izzy Bunell, fundadora do estúdio de design e branding Friendhood Studio. Considerada uma das maiores especialistas no tema, Izzy publicou estudo em que relacionou as grandes tendências nesta arte de desenvolver a grafia das marcas.

Vamos a cinco dessas tendências:

Simplicidade renovada: remoção de gradientes e efeitos 3D para facilitar sua aplicação em diferentes locais, em especial no mundo digital 

Retrô moderno: fontes serifadas e grandes marcas revisitando logos históricos e trazendo uma visão atualizada do que era antigo.

Flexibilidade: logotipos que mudam de cor e estilo, mas permanecem reconhecíveis. 

Marcas nominativas: logos que focam na tipografia, talvez para deixar o nome da marca mais claro. 

Animações: logotipos dinâmicos que pertencem à esfera digital.

As tendências de design são um bom norte para revisar como as marcas estão se apresentando visualmente e ajudam os gestores a refletirem sobre a necessidade de fazerem mudanças. Jaime e Cecília, porém, alertam para dois fatos. Primeiro, ninguém deve ser refém dessas tendências; segundo, mudanças e atualizações na identidade visual não são para serem feitas todos os anos. 

Ouça o comentário completo do Sua Marca Vai Ser Um Sucesso  em que Jaime Troiano e Cecília Russo trazem outros exemplos de marcas que renovaram sua identidade:

Deixe um comentário