Eliana Lucania
Ouvinte da CBN

Estávamos no início dos anos 80 —- se a memória não me faltar era 1981. Eu, aluna da Escola Estadual Oswaldo Aranha, na Avenida Portugal, no Brooklin Novo. Nós os alunos fomos surpreendidos com a notícia de que o terreno arborizado que ficava na lateral do prédio do colégio, no quadrilátero rua Pensilvânia, avenidas Portugal, Padre Antonio José dos Santos e Santo Amaro, teria suas árvores derrubadas para a construção de prédios.
O pessoal do centro acadêmico iniciou uma mobilização e convocou os estudantes para uma passeata e um abraço ao terreno. No dia marcado, os alunos de todos os períodos, professores e funcionários com cartazes e imbuídos do espírito de preservação daquela área arborizada saíram em caminhada entoando palavras de ordem pela preservação da área.
Alguns colegas subiram nas árvores e ao fim abraçamos o terreno — e olha que o quadrilátero é enorme!!!
A mobilização foi um sucesso. À época, o pessoal do centro acadêmico entrou em contato com a turma do jornal Gazeta de Santo Amaro para cobrir o evento. Foram enviados um jornalista e um fotógrafo e fizeram uma reportagem que chamou a atenção dos moradores, levando a um movimento de preservação incrível. A construção dos prédios foi desautorizada pela prefeitura de São Paulo — ordem mantida até 2004.
Naquele ano, uma construtora comprou o terreno para iniciar um empreendimento. Começou nova mobilização dos moradores que conseguiram reduzir os danos ambientais. Graças aos protestos ficou registrado em matrícula que dos 18 mil metros quadrados de Mata Atlântica ao menos 7 mil e seiscentos teriam de ser preservados e abertos para uso público.
Foi assim que nasceu o Bosque do Brooklin, um dos poucos espaços de Mata Atlântica mantidos na região do Brooklin Novo. Quando passo pelo local e me recordo desse momento na juventude, sinto uma enorme emoção, pois foi fundamental para construir na minha personalidade a consciência da preservação ambiental e do exercício da cidadania. Aquele bosque me traz a confiança de que temos de nos engajar na defesa do meio ambiente e fazermos a diferença para a construção de um mundo melhor. De uma cidade melhor.
Eliana Lucania é personagem do Conte Sua História de São Paulo. A sonorização é do Cláudio Antonio. Venha participar você também desta série especial em homenagem aos 469 anos da nossa cidade com textos sobre locais em que o verde e o meio ambiente foram preservados na capital paulista. Escreva agora e envie para contesuahistoria@cbn.com.br. E vamos juntos comemorar mais um aniversário de São Paulo