Áurea Fortes
Ouvinte da CBN

Sou voluntária da Letraria, grupo que arrecada livros e os distribui gratuitamente na cidade de São Paulo. Depois de entregar centenas de livros, pensei que seria interessante participar de algum grupo que valorizasse o plantio de árvores, pensando em uma compensação mesmo.
Encontrei a Horta das Flores, uma área verde que fica na Radial Leste, na Mooca, em São Paulo, e é cuidada por um coletivo comandado pelos gestores José Luiz Fazzio e Regina Grilli.
Comecei a frequentar o espaço, fui muito bem acolhida, levei árvore para ser ali plantada e fiz a compostagem do resíduo orgânico da minha casa. Sempre considerei a Horta das Flores uma espécie de quintal dos moradores da Mooca. Nosso bairro é muito árido, quase não tem árvores e áreas verdes.
Ao longo dos anos, vimos a Horta das Flores ser muito ameaçada pelo mercado imobiliário e pela prefeitura, que chegou a negociar a venda da área. Participei de várias manifestações. Abraçamos a Horta, seguimos organizando as atividades de educação ambiental e reforçamos as atividades culturais da Letraria e até a mobilização social, com arrecadação de mantimentos destinada ao Arsenal da Esperança. Tudo realizado na Horta das Flores.
Felizmente com intervenção do Ministério Público e constante mobilização dos gestores, a Horta das Flores foi mantida, nenhuma árvore foi derrubada e as atividades seguem cada vez mais fortalecidas.
Ao contrário de tantas outras que têm o meio ambiente em seu foco, essa é uma história com final feliz, em São Paulo.
Áurea Fortes é personagem do Conte Sua História de São Paulo. A sonorização é do Cláudio Antonio. Conte você também mais um capítudo de São Paulo. Escreva seu texto e envie para contesuahistoria@cbn.com.br.
As histórias continuam espetaculares.