Grêmio 2×0 Novo Hamburgo
Gaúcho – Arena do Grêmio, Porto Alegre/RS

De pé em pé e com paciência até as redes. Foi essa a estratégia do Grêmio para somar mais uma vitória na sua jornada recém-iniciada de 2024. Se no primeiro tempo, a bola teimosamente negou-se a entrar, no segundo, toques de talento e trocas de passes bem feitas forjaram o resultado, na Arena.
Desde o início do jogo percebeu-se um Grêmio mais à vontade no gramado, apesar da desconfiança que ainda existe por parte do torcedor. Havia uma dinâmica diferente na movimentação dos jogadores se compararmos com as partidas anteriores. A bola rodava com mais velocidade a despeito da retranca montada pelo adversário.
Boa parte da evolução passa pelos pés de Pepê que já havia se destacado nos jogos anteriores desta temporada. Hoje, foi sua melhor atuação, jogando um pouco mais à frente, conduzindo a bola colada no pé, driblando a forte marcação, distribuindo o jogo, aparecendo para facilitar a vida dos companheiros e arriscando bons chutes de fora da área.
Foi André Henrique quem conseguiu furar o bloqueio com um belíssimo gol, logo no início do segundo tempo. Recebeu passe de João Pedro dentro da área. Puxou com a esquerda e de três dedos bateu com a direita, tirando do alcance do goleiro. Golaço!
A vitória se realizou com a cobrança de pênalti de JP Galvão e a demonstração de apoio de todo o grupo de jogadores ao atacante que tem a cruel tarefa de ocupar o espaço de Luis Suarez. O lance da penalidade já havia sido mérito dele que serviu a bola para Nathan Fernandes entrar na área, por trás dos marcadores, e sofrer a falta (queira o santo protetor de todos os jogadores que a lesão sentida por Nathan seja leve). JP, vaiado até mesmo antes de a partida começar, saiu de campo sob o aplauso do torcedor.
O Grêmio termina mais uma rodada do Campeonato Gaúcho na certeza da liderança, engata sua quinta vitória consecutiva, marcou dez gols e tomou apenas três. Sem querer iludir o caro e cada vez mais raro leitor desta Avalanche, entendo que o futebol jogado nesta terça-feira à noite deu sinais de melhoras. Melhor assim!