“Há marcas que são importantes em nossas vidas porque mostram aquilo que o dia a dia não tem. Outras, que são importantes porque são leais parceiros de viagem”.
Jaime Troiano
Existem marcas que transcendem o efêmero, esta característica de muitas das relações que mantemos na vida diante da velocidade com que as coisas acontecem. Entender o que as tornam inesquecíveis foi parte da nossa conversa em Sua Marca Vai Ser Um Sucesso, com Jaime Troiano e Cecília Russo.
A partir de suas próprias lembranças, Jaime e Cecília ressaltam que se manter viva na memória das pessoas é algo que vai além da própria qualidade ou do serviço oferecido pela marca. Tem a ver com a capacidade de conectar-se emocionalmente com os indivíduos.
Ouça o Sua Marca e o áudio de comerciais de marcas inesquecíveis
Jaime recorre à infância. Lembra dos doces Confiança, marca que aparecia em destaque e em letras cursivas no furgão verde que estacionava na rua da Consolação, próximo de onde morou em São Paulo.
“Confiança era um break na minha alimentação caseira, que apesar de muito bem feita, era repetitiva”.
Jaime Troiano
Dentre tantas coisas boas que Jaime vivenciou na infância Confiança tornou-se inesquecível porque marcas fortes quebram a rotina e mostram cenários novos. O inverso é verdadeiro, como prova outra referência que acompanhou os primeiros passos de Jaime, nas idas e vindas da escola: os sapatos Vulcabras:
“Ao contrário de Confiança que quebrava a rotina, Vulcabras era expressão de segurança, de saber que ele me levaria e traria de volta”
Jaime Troiano
Memórias afetivas tornam marcas inesquecíveis
Cecília Russo, por sua vez, enfatiza a conexão emocional e afetiva que algumas marcas estabelecem com seus consumidores. Lembra do Lanche Mirabel que dividia com o irmão na escola, um carinho servido pela mãe:
“Tinha um conteúdo afetivo que transcendia o próprio sabor. Já comi e continuo comendo muita coisa gostosa depois disso. Mas são gostosas em si, sem esse laço maternal”.
Cecília Russo
Da adolescência, Cecília traz na memória as visitas com as colegas de escola ao Jack in The Box, uma das primeiras lanchonetes “fast food”, de São Paulo. Era para lá que ela corria nos intervalos das aulas, algumas vezes durante o período da própria aula:
“.. porque era uma deliciosa transgressão, um ato de pura rebeldia, que nossos pais não queriam que fizéssemos”.
Cecília Russo
A marca do Sua Marca
A memória afetiva e as experiências pessoais influenciam a percepção das marcas, tornando-as inesquecíveis. As marcas que quebram a rotina ou fornecem um senso de continuidade, como ilustrado por Jaime, ou aquelas que carregam um significado emocional profundo, exemplificado por Cecília, revelam o verdadeiro poder do branding: criar conexões profundas e duradouras.
Este comentário sublinha que, mais do que simplesmente reconhecer uma marca, as lembranças afetivas associadas a ela são o que verdadeiramente definem sua eternidade.
Ouça o Sua Marca Vai Ser Um Sucesso
O Sua Marca Vai Ser Um Sucesso vai ao ar aos sábados, logo após às 7h50 da manhã, no Jornal da CBN. A apresentação é de Jaime Troiano e Cecília Russo. A sonorização é do Paschoal Júnior: