Conte Sua História de São Paulo: do futebol de rua às telas do Cine Astral

Por Marcos Antônio Vasquez

Ouvinte da CBN

Photo by Dmitry Demidov on Pexels.com

No Conte Sua História de São Paulo, o ouvinte da CBN Marco Antônio Vasquez destaca a cidade da cultura, do esporte e das transformações:

Minha história começa em março de 1948, quando nasci. Meus pais haviam se mudado para uma casa na Rua Tobias Barreto, que reformada, ainda está lá. Após um ano na República da Mooca, vivi nos Campos Elíseos, em frente ao Liceu Coração de Jesus, onde cursei o Ginásio e o Científico.

Em 1950, nos mudamos para a Casa Verde, numa vilinha na Rua Zanzibar, que depois virou garagem de ônibus. Na época, minha mãe era atendida pelo Dr. César Castiglioni Júnior, figura proeminente no bairro. Foi fundador da sociedade de moradores e hoje dá nome a uma das ruas da região. 

Em 1952, fomos para a Caiubi, nas Perdizes. As ruas de terra e terrenos baldios eram cenários de jogos épicos, como Campevas “de cima” contra Campevas “de baixo”. Teve um 6 a 5 para a turma de cima com gol da vitória marcado por Camilo, carregado em triunfo pelos colegas, que ainda me emociona.

Nas Perdizes, conheci meu grande amigo Vicente no campo de várzea do Monteiro, onde hoje passa a Avenida Sumaré. Lembro também das tardes no Pacaembu e Morumbi, incluindo a inauguração do estádio ao lado de meu pai e avô.

Fã de cinema, assisti a sessões no Cine Astral, interrompidas pelas algazarras da turma da Padaria Paramount. Também recordo as idas à loja Sears, na Água Branca, com sua lanchonete única. Assim como do aroma inesquecível dos biscoitos da Petybon na Vila Romana, onde vivo desde 2001.

Parafraseando Arnaldo Jabor, que disse que o Brasil nunca mais seria campeão da Copa de 1950, esses momentos não voltarão, mas permanecem vivos em minha memória.

Ouça o Conte Sua História de São Paulo

Marco Antonio Vasquez é personagem do Conte Sua História de São Paulo. A sonorização é do Cláudio Antonio. Escreva seu texto agora e envie para contesuahistoria@cbn.com.br. Para ouvir outros capítulos da nossa cidade, visite meu blog miltonjung.com.br ou o podcast do Conte Sua História de São Paulo.

((os textos originais, enviados pelos ouvintes, são adaptados para leitura no rádio sem que se perca a essência da história))

Deixe um comentário