Osvaldo Stella
De Bali/Indonésia
“Na véspera do encerramento da 13ª Convenção do Clima ainda restam muitas dúvidas de como ficará o texto final do mapa do caminho (Road Map) que vai determinar o andamento das negociações para o futuro da convenção do clima.
O que fica cada vez mais claro é que o tamanho da questão climática é maior que o da Convenção do Clima. Na medida em que se avança na busca de soluções para a
mudança climática, se ampliam as alternativas, e as estruturas disponíveis dentro do Protocolo de Quioto se mostram pouco dinmicas para atender as novas
demandas.
Questões como preservação das florestas e metas para países em desenvolvimento, que até pouco tempo soavam como heresias, hoje são assuntos correntes nas negociações.
Já não se fala mais apenas em mitigação; adaptação e vulnerabilidade já ocupam um espaço maior no diálogo.
Talvez a grande contribuição da convenção do clima e do protocolo de quioto tenha sido de incorporar a questão da mudanças climática na realidade individual das pessoas em todo o mundo.
A solução para a questão do aquecimento global necessita de mudanças estruturais na sociedade moderna e isto só é possível com mudanças individuais de todos. Quioto é um processo que atua de cima para baixo. Cabe a nós cidadãos fazermos nossa parte, de baixo para cima, revendo nossos padrões de consumo, pressionando nossos representantes, cobrando das empresas e indústrias posturas mais afinadas com esta nova realidade.
Hasta la victoria siempre.”
Sem dúvida prezado Osvaldo suas considerações são exponenciais.
Cada um tem que fazer a sua parte.
Mas, sentir na pele o efeito do aquecimento parece-me que tacará definitivamente a atitude dos governantes.