Reduzir em até 40% o número de atos infracionais dentro das 230 escolas da rede pública municipal e estadual, em São Bernardo, região metropolitana de São Paulo, é a meta de uma força-tarefa organizada pelo Ministério Público Estadual, através da Promotoria da Infância e Juventude. Em pouco mais de um ano de trabalho, teria havido uma queda de até 20% nas ocorrências, segundo a promotora Vera Lucia Acayaba de Toledo.
Lesões corporais, agressões entre alunos, contra professores e de professores, roubos e furtos, e consumo de drogas, são algumas das questões que deixaram de ser vistas apenas como caso de polícia e passaram a ser encaminhadas para um grupo multidisciplinar que se formou na cidade.
Para entender a boa experiência de São Bernardo ouça a entrevista com a promotora da Infância e Juventude Vera Lucia Acayaba de Toledo. Vale a pena !
Fiquei encantada com o Projeto mencionado pela Promotora Vera Lucia . Parece que ´finalmente alguém está caminhando rumo a conscientização. O jovem não é causa de violencia é consequencia !
As verdadeiras causas é que devem ser mesmo buscadas.
Eu atendo alunos encaminhados por orientadoras de escolas particulares com o mesmo problema e a minha experiência tem apontado que antes mesmo da familia, a primeira causa da violencia ou qualquer desequilibrio de comportamento é uma questão cultural. Somos educados para nos darmos bem no mundo do ter e o lado do ser fica quase totalmente esquecido, desrespeitado ou sufocado. Que tal pensarmos em uma matéria obrigatória nas escolas chamada autoconhecimento, o descobrimento de si mesmo? Os verdadeiros sentimentos, desejos, necessidades de cada ser, em cada fase da vida…. Como cuidar melhor deste ser interior?
Parabéns a todos envolvidos no projeto!!
Lindaura Ambrosio
Cientista Social e terapeuta