Sua empresa, escola, igreja, clube social, time de futebol e grupo de amigos podem colaborar na construção dos Indicadores de Referência de Bem-Estar, na cidade de São Paulo. A intenção é identificar na opinião das pessoas o que é mais importante e valorizado para a qualidade de vida na capital. O IRBEM, promovido pelo Movimento Nossa São Paulo, é composto por 40 perguntas que estão à disposição na internet e tratam de questões nas áreas de cultura, comportamento, educação, transporte, saúde e pessoal, entre outros.
Na semana passada,já foi possível identificar que alguns cidadãos começam a se envolver no debate em defesa de suas ideias. O ouvinte-internauta Alexandre Afonso, incentivador do uso da bicicleta no ambiente urbano, enviou e-mail para seu grupo de relacionamento convidando a todos a responderem o questionário, em especial, a questão de número 29, sobre mobilidade na qual tem, entre as opções ítens como o respeito aos meios de transporte não-motorizados, respeito ao pedestre, ciclovias e prioridade do transporte coletivo no sistema viário.”Vamos pesar a favor dos “mais fracos” no trânsito!”, defende.
O Movimento Nossa São Paulo montou um roteiro de ações que podem ser adotadas em diferentes grupos e instituições:
1) Estimular o preenchimento do questionário online, disponível a partir do dia 15/6 no portal do Movimento Nossa São Paulo – WWW.nossasaopaulo. org.br
2) Realização de enquetes entre funcionários, colaboradores e comunidades com perguntas como “o que é importante para a sua qualidade de vida na cidade?” ou “o que faria você se sentir melhor em São Paulo?”;
3) Reuniões e/ou oficinas para preenchimento conjunto do questionário, com abertura para esclarecimento de dúvidas e contribuições.
4) Estimular reflexões e ações que visem a melhorar a qualidade de vida:
– Promoção de debates/palestras sobre qualidade de vida na cidade, provocando a reflexão sobre o conceito de bem-estar;
– Reportagens sobre qualidade de vida e a importância do IRBEM nos informativos internos e externos, na intranet e nos jornais murais;
– Promoção de concursos de trabalhos artísticos que retratem a São Paulo ideal para a qualidade de vida de cada um;
– incentivo à realização de ações que partam da própria comunidade e dos cidadãos para solucionar problemas pontuais e melhorar a qualidade de vida nos locais onde vivem e trabalham.
– incentivo à criação de comunidades virtuais (blogs, facebook, Orkut, flickr, Youtube ) que possam registrar e compartilhar conteúdo das ações desenvolvidas relacionadas ao tema.
Em quanto não aparecer alguem realmente iluminado para freiar a construção de predios e mais predios em São Paulo, cada vez mais altos, jamais teremos a tão sonhada qualidade de vida.
Uma casa que reside atualmente seis pessoas, dara lugar a mais um predio onde passarão a residir perto de 1000, pessoas, mais carros
Temos que construir mais praças, areas verdes, locais de lazer ao inves de mais predios
São Paulo esta totalmente desequilibrada
Doente na UTI, graças aos nossos planos diretores, ultrapassado código de obras, lei da outorga onerosa.
Abraços
Armando Italo