Foto-ouvinte: Museu da Árvore

Enterro simbólico das árvores da MarginalÁrvore cortada na Marginal Tietê

Imagens feitas por ouvintes-internautas do CBN São Paulo no local em que árvores estão sendo removidas ou, simplesmente, cortadas na Marginal do Rio Tietê com o objetivo de ampliar o espaço para a passagem de carros. Na primeira, homenagem feita às 17 árvores que foram retiradas daquele trecho, realizada durante esta madrugada por cicloativistas contrários a obra.

A ampliação no número de pista da Tietê é uma parceria do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo. A derrubada da área verde é feita sob justificativa que a capital terá compensações ambientais.

Para ampliar, clique nas imagem; para ver outras fotos sobre o tema clique aqui.

26 comentários sobre “Foto-ouvinte: Museu da Árvore

  1. Você ai, “da poltrona” já experimentou podar aquela árvore de fronte a sua casa, é, aquela que todo mundo menos o poder público, sabe que vai cair sobre a sua cabeça ou sobre seu carro.
    Veja como fica o cidadão que cochila e não fiscaliza. Todo mundo sabe que a seguir o ritmo em que usamos carros, não demora e a marginal vai ter dois andares. Só o estado ainda não viu que tem sistematicamente podado a iniciativa cidadã e feito de cada um de nós como faz com a árvore ali da foto.

  2. Pior que o corte das árvores (absurdo), é a cara-de-pau do governo do estado e prefeitura de saber que isso não resolve em nada o trânsito da marginal, essas obras serão como um “AVC” (derrame) da marginal. A solução óbvia é a melhoria do transporte coletivo, mas como as ações nesse setor são complicadas, caras, demoradas demais e as eleições já estão aí no ano que vem, não da para perder tempo. E tem até placa antes da ponte da casa verde contando os dias para a conclusão da obra (hoje faltam 278 dias).

  3. São Paulo trafegando na contramão e com apoio total e irrestrito do governo!
    Não vai demorar, o Ibirapuera e outros parques darão lugar aos automoveis.
    Não duvido de mais nada neste país!
    Êles podem tudo e fazem tudo, destroem tudo “em benefico a o cidadão paulistano” fazem o que bem entendem.
    As árvores, o povo que se dane!
    O negocio é favorecer os automoveis, montadoras, construtorias, incoprporadoras.
    O povo que se dane!
    Cadê o Ministério Publico?
    Uma vergonha mundial o que está acontecendo nas marginais!
    Bom dia

  4. Aliás, não foi o Maluf que apresentou uma proposta semelhante na campanha dele? É uma imagem muito triste e o pior: não vai resolver o problema do trânsito!

  5. O problema não é a poda, ou fazer novas vias isso não é nada, pois se cada um utilizasse seu carro como deve, se houvesse transporte publico de qualidade, se todos plantassem uma arvore isto não estaria ocorrendo.

    Mas bem, são muitos se’s, o problema real vai ser quando a prefeitura começar a cobrar pedágio. ai vc vai ver como vai ser PHODA.

  6. isso de acabar com as arvores essa administração já provou que e capaz de cometer os maiores absurdos , moro na bela vista perto da paulista , inúmeras arvores estão sendo arrancadas , ou melhor eles podam, digo melhor eles mutilam a pobrezinha que morre, depois retiram os restos mortais e plantam umas coisas horrorosa .

  7. isso de acabar com as arvores essa administração já provou que e capaz de cometer os maiores absurdos , moro na bela vista perto da paulista , inúmeras arvores estão sendo arrancadas , ou melhor eles podam, digo melhor eles mutilam a pobrezinha que morre, depois retiram os restos mortais e plantam umas coisas horrorosa .

  8. Sempre é bom lembrar que menos de 30% da população usa carro. Fazer novas vias para carro = privilegiar uma minoria. Exemplo mais que gritante e constantemente citado é a ponte estaiada: não passa ônibus, bicicleta nem pedestre e foi construída pra desafogar o trânsito. Tá bem bom o trânsito agora por lá, viu?

  9. Esse é o jeito de trabalhar do PSDB e Demo.( CQC)

    Custe o que Custar!!!

    Privatizar, ou seja, vender o patrimônio público a preço de banana, como fez com a Vale, quase vendeu a Petrobras.

    Em são paulo já venderam a Caixa, ainda bem bem que o Lula comprou.

    Quase acabaram com a Amazônia, agora que o Lula quer recuperar vem os hipócritas questionarem.

  10. Olha amigos sou apolítico.
    Nem tão pouco sou a favor de qualquer tipo de ditadura, presente, passada e futura.
    Temos que ter liberdade de falar, ouvir, ação, reação.
    Depois da constituição de 1988 é notorio o fato da turminha que está no poder hoje, retornou ao país realmente com muita fome e sede!
    Considerações, prejulgamentos, acusações a parte por favor.
    Parece que estão querendo descontar os anos e o tempo que ficaram de fora.
    Então dai tantas e tantas aberrações.
    Não há necessidade de mencioná-las.
    E notorio que São Paulo, é a galinha dos ovos de ouro.
    quem manda na cidade?
    Construtoras, incoporaporadoras, montadoras e demais lobbys.
    As pessoas são as mesmas
    Só criaram novos partidos
    Racharam o bolo!
    Ou não?

  11. “o problema real vai ser quando a prefeitura começar a cobrar pedágio”.
    Não, ai será a solução, alias se esse governo tivesse coragem, já teria colocado pedágio urbano para entrar no centro expandido e no “mini anel viário” (marginais, bandeirantes, e av do estado), assim não precisaria de nenhuma pista auxiliar, o transito simplesmente se adequaria e o transporte de carga deixaria de perder dinheiro parado nos acostamentos aguardado o fim do rodízio de caminhões (que como vemos não melhorou em nada o transito), ou preso nesse mar de carros de passeio que param a cidade todos os dias!

  12. Armando Italo, o Parque do Ibirapuera já foi cortado por uma avenida muito tempo atrás, a Pedro Álvares Cabral. Antes, ia até o outro lado dela e o monumento às Bandeiras era parte do parque. Sem tempo para pesquisar agora, senão postava algum link sobre isso.

  13. Parece uma plataforma do governador Jose Serra e do prefeito assassinar árvores.
    Na Vila Madalena, eles arracam árvores para dar lugar a prédios gigantescos. Na Mourato Coelho foi assim, denunciamos aqui no Blog do Milton e ele nos deu espaço, mas a administraçao municiapal se limitou a responder: “fizemos mesmo pq a árvore impedia a entrada de carros na garagem”.
    Tá bom assim?
    Não bastasse a irresponsabilidade dessa especulaçao imobiliária- visto que não há nenhuma operaçao urbana prevista para dar espaço para esse monte de gente que está chegando para ficar presa no trânsito, com seus automóveis – há ainda a destruiçao do pouco verde que ainda permanece.

    Pergunto: prefeito e governador não pensam que será melhor para todos ter uma cidade mais bonita e saudável com árvores? Os carros continuam sendo a prioridade?

  14. Eu trabalho na CET e presenciei de perto este que considero um genocídio, a prefeitura informa que vai plantar muito mais árvores que derrubou… e quanto tempo levará para que elas crescerem? precisamos ficar de olho se realmente irão plantar.

    Obrigado Milton por utilizar minhas fotos em seu álbum!

  15. Moro na Vila Maria, Zona Norte da cidade. O bairro fica próximo a Dutra, Fernão Dias, Airton Senna e Marginal Tietê próximo do local onde estão “assassinando as àrvores”. Só este ano já tive 4 crises de sinusite crônica e renite alérgica é quase uma rotina. A fumaça que respiro no bairro que sai dos caminhões, carros e ônibus é uma loucura. Agora vem esses políticos que “matam árvores” para dar lugar aos automóveis. Automóveis que por sinal tiveram boas vendas com a redução do IPI que o Governo rapidinho resolveu dar para alavancar as vendas e salvar a industria automobilistica. Então a prioridade da cidade são carros. O ser humano e a natureza que se danem. Não tive redução de IPI no meu convênio médico e tão pouco nos remédios que gasto com problemas respiratórios. O problema das marginais são os caminhões. Ou seja, vamos alargar as marginais para mais caminhões trafegarem. E o Rodoanel não era para desafogar as marginais? Será que seria tão necessário “matar essas árvores” só para alargar as marginais? O meu pulmão que se dane. Sou do Pantanal de Porto Murtinho-MS, e desde criança aprendi que o mal que cometemos contra a natureza, um dia ela se volta contra nós mesmos. Quem viver verá.

  16. Isso tudo que estão fazendo com a cidade, as barbaridades “em benefico do povo” nada mais é uma prova de incompetencia e de quem não entende e não sabe absolutamente nada sobre urbanismo, arquitetura, qualidade de vida, administração publica etc.
    “Então vamos inventar para ver se aparecemos mais um pouco “colegas da trupe”
    Porque incompetentes já provamos que somos”.
    Se pegar pegou.
    Com apoio do lobby das construtoras, bancos, incorporadoras, montadoras, multinacionais.
    Afinal são êles que financiam as campanhas politicas dos que estão ai ne?
    Já foi publicado em varios meios de comunicação sobre as benesses oferecidas pelo lobby acima.
    Ninguem aqui está falando nenhuma novidade.
    Caras de pau
    Peroba nêles!

  17. Seg, 22/06/09 – 21h58

    Marginal do Tietê terá o triplo de árvores após obras
    Mudas e plantas adultas foram numeradas e estão sendo transferidas para outros locais

    As obras da Nova Marginal do Tietê vão triplicar o total de árvores existentes hoje ao longo da via. Hoje, existem em torno de 4,5 mil árvores adultas. Ao final das obras, haverá 15 mil. O plantio de novas árvores e o remanejamento das existentes estão incluídos na parte ambiental do empreendimento, que vai criar pistas auxiliares de tráfego ao longo dos 23 km da Marginal Tietê.

    Todas as 4.589 árvores localizadas ao longo da Marginal foram estudadas e catalogadas pela Dersa, responsável pela construção das novas pistas. Pelo plano de manejo elaborado, serão transplantadas 935 árvores, que serão replantadas em outras áreas da via. O processo de “transplante” é feito de madrugada para não atrapalhar o trânsito. É um trabalho cuidadoso, realizado por técnicos especializados. Para isso, é usado um guindaste e todas as plantas são colocadas o mais próximo possível de onde estavam instaladas.

    Outras 559 árvores, equivalentes a 12% do total existente, serão removidas. Muitas delas já estavam doentes e condenadas. Além disso, a Marginal tem 38 mil mudas, que serão retiradas e replantadas na nova área de preservação do Rio Tietê.

    Para melhorar o tráfego, serão construídas três novas faixas de cada lado, com 23 km de extensão, quatro novas pontes e três viadutos para melhorar a fluidez das vias local, auxiliar e expressa. As obras devem ser entregues em outubro de 2010.

    O Governo do Estado de São Paulo vai investir em torno de R$ 50 milhões em ações ambientais, como compensação pelas obras na Marginal Tietê. Os recursos serão destinados ao plantio de 83 mil novas árvores ao longo da própria Marginal e em bairros vizinhos, contribuindo para reduzir as ilhas de calor e melhorar os índices de umidade relativa do ar. Serão plantadas 4.900 na própria Marginal e outras 63 mil mudas na área do novo parque linear que será criado na várzea do Rio Tietê.
    Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo

  18. Eu já disse essa conta nunca vai fechar. Eu duvido!

    Defender partido A ou criticar partido B, não tenho mais essa posição de torcedor fanático de futebol.

    Prefiro analisar o político em si, suas posições, seu caráter, sua palavra, sua história.

    Desse governador eu me sinto à vontade para falar, votei nele para Prefeito e quando acordei ele era Governador.

    Más também já votei no José Eduardo Cardozo para vereador e quando acordei ele era Deputado Federal.

    Nenhum partido, para mim, merece confiança.

    Meu voto senhor Serra, o senhor nunca mais terá.

    Aproveite e cubra o Rio Tietê, ele não serve para nada mesmo, não é?

    Aposto que ali cabe mais umas 3 pistas e o pouco de vida que nele existe o senhor pode compensar comprando um aquário.

    Claudio.

  19. “CAMINHOS NÃO HÁ MAIS, MAS HA QUE SE CAMINHAR”

    Caríssimo Milton, esta pérola, cujo fundamento é inquestionával eu a ouvi ontem, na própria cbn:

    “Tentar resolver o problema do trânsito nas marginais, construindo mais pistas, é como resolver o problema do obeso, comprando roupas mais largas”

    Será que “as mentes férteis” dos nossos governantes, calcularam o tempo que as novas mudas levarão para chegar a idade adulta e fazer a função das árvores que foram retiradas?

    Será que eles não imaginam que a enxurrada de carros que trafegarão nas novas pistas, irá desembocar nas vias secundárias, onde a fluidez já está comprometida?

    Sería mais sensato, construir uma linha de metrô no trecho em que será ocupado pelas novas pistas; não teríamos que sacrificar uma única árvore, sem contar que, grande parte das pesoas que trafegarão com seus automóveis, utilizaríam o metrô.

    Pelo que vejo, a irracionalidade está fazendo morada no retrógrado cérebro dos nossos governantes, e as lamparinas dos seus juízos estão apagadas.

    Só existe um meio para que o trânsito de São Paulo e das grandes metrópoles do mundo, possam vir a ter um trânsito de fluidêz, humanamente aceitável e as cidades, humanamente habitável. Tal condição só será possível com a construção de novas cidades. Saiba mais, acessando o meu blog http://www.aguasevidas.blogspot.com
    …Pois, caminhos não há mais, mas ha que se caminhar.

  20. Olá à todos,
    Até quando São Paulo vai derrubar suas árvores e áreas verdes para abrir mais espaços ao egoísta carro? Isso já vem desde início do século passado…continua-se com a mesma mentalidade da época do Prefeito Faria Lima!
    Compensação ambiental…uma árvore adulta, grande e saudável na cidade de São Paulo vale por dezenas ou centenas de mudas, que ainda terão que passar por uma intenso processo de seleção urbana até chegar a vida adulta e prestar serviços ambientais relevantes como as cortadas.

    leia mais em:
    http://arvoresdesaopaulo.wordpress.com

  21. Boa tarde a todos,

    É imprescindivel, a todos, o direito a manifestação de suas opiniões, sobre qualur assunto; O que não entra na minha cabeça é que simplesmente alguns sao tao famintos por holofotes. No caso em questão, é claro que haverao replantios que compensarao a retirada das atuais….pensem bem: ninguem aqui em sao Paulo deve achar que mora no meio da amazonia e que somente as arvores estao em questao e que para remanejar o transito oriundo das aquisicoes descontroladas de carros, existem sacrificios a serem feitos.

    O que se deve cobrar nesse caso é exatamente a eficácia desse projeto, a conformidade com as normas que o regem e a certeza do replantio…isso sim é uma manifestacao inteligente…nao essa de ficar fincando cruzes em tocos como se o mundo tivesse morrido ali….ridiculo…atitude de quem quer mais aparecer do que gerar beneficio.

    Tenho certeza de que quem colocou essas cruzes ali utiliza carro que carrega o transito, utiliza produtos industrializados sem saber se o fabricante é 100% socialmente responsavel.
    Acho que antes de ficar enchendo o site com fotos puramente sensacionalistas, as pessoas poderiam pegar os seus carros(que ja poluem), dirigirem-se a uma area desmatada e plantarem um “quanto de arvores” e se auto-fotografarem nesse ato, seria mais construtivo e sim mereceriam o aplauso infinito de todos nós.
    Voce ja plantou sua arvore hoje?? Pense nisso!

  22. É senhor Luis Fernando… Holofotes… Agora que a obra foi entregue veja como andam as compensações ambientais…

    http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100401/not_imp532192,0.php

    Veja esse parágrafo…

    "Plantio de 83 mil mudas na Marginal e em bairros afetados pela supressão vegetal criada pela obra. Milhares foram plantadas nos últimos meses, mas boa parte aparenta estar seca"

    Agora a gente só queria holofotes? Sabíamos que menos de 30% das árvores transplantadas sobreviveriam, mas nossa tentativa de mostrar isso a população, na sua opinião não passa de holofotes.

    Em tempo, todos que estiveram fazendo as manifestações e registrando essas cenas estavam de bicicletas. As mesmas que foram ignoradas na construção dessa obra estúpida.

    André Pasqualini

  23. Pingback: Museu da Árvore. Ou “É possível ter uma ação Operativa na Maçonaria Especulativa?” – Bibliot3ca FERNANDO PESSOA

Deixe um comentário