Aviação: O pecado está no ar

Por Armando Ítalo

Bandeira pirata

Nos últimos artigos que escrevi aqui no blog discutimos sobre os riscos e os perigos de colisão entre aeronaves, urubus e balões, adensamento populacional em torno de importantes aeroportos, e a localização errada de alguns deles, como Cumbica (Nuvem Baixa).

Pensa que parou por ai? Ledo engano !

Como se não bastassem os infortúnios e tribulações enfrentados pelos heróis, abnegados tripulantes das aeronaves e controladores de vôo, temos também as perniciosas rádios piratas, muitas identificadas como religiosas. Mas pecadoras. Principalmente na grande Terminal São Paulo, TMA_SP, com dimensões de 113 milhas náuticas x 84 milhas náuticas ou 182 km x 135 km de largura no seu lado mais abrangente.

Estas emissoras interferem de forma danosa nas fonias entre controladores de voo e aeronaves que partem e chegam na Terminal São Paulo, podendo contribuir para causar, em qualquer tempo, gravíssimos acidentes aéreos

Os riscos lá em cima? São muitos. Só quem está pilotando uma aeronave pode descrevê-los com clareza.

Com a palavra os amigos e colegas aviadores, por favor.

Segundo dados da Aeronáutica, chegam a ser registradas por mês aproximadamente 200 interferências por rádios piratas nos aeroportos paulistas. A solução para o caso parece distante. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não tem estimativa sobre o número de rádios ilegais em atuação. Apenas no ano passado perto de 1.600 foram fechadas, no Brasil.

Reportagens já divulgaram gravações que mostravam a gravidade da situação:

Controle – Como recebe controle na 120.05?

Piloto – Com a mesma interferência de rádio evangélica.

Controle – Ciente. Qual (freqüência) tem menos interferência?

Piloto – Tá igual aos outros. Estamos recebendo o culto completinho.

Mesmo correndo riscos de multas e processos, é fácil montar uma radio pirata comprando componentes eletrônicos em lojas especializadas.

Segundo a Anatel, sempre que uma rádio é flagrada, os equipamentos são apreendidos e o estabelecimento fechado. Mas a agência admite que é difícil controlar, porque os piratas mudam constantemente de frequência e de local. Enquanto não tivermos legislação mais eficiente continuaremos correndo riscos.

Quem sabe um dia, talvez, apareça algum iluminado que tenha a iniciativa de mudar este cenário. Enquanto isso não ocorre, lembro aqueles que usam estas emissoras de maneira ilegal para proferir a palavra de Deus:

“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores”
Mateus 7:15

Até o nosso próximo voo, longe de urubus, balões, e destas rádios pecadoras.

Armando Ítalo é comandante e colabora com o Blog do Mílton Jung.

21 comentários sobre “Aviação: O pecado está no ar

  1. Armando Italo, esta questão de Deus e Jesus sempre esteve em pauta, tal a quantidade de irmãos que impertinente e permanentemente usam seus nomes.
    E o segundo dos 10 mandamentos da lei de Deus estabelece :

    “NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO”

    Juca Kfouri recebeu quase 500 comentários e mais de 100 e-mails sobre um artigo abordando a atitude de jogadores de futebol que atribuem suas vitórias a Jesus ou a Deus. Como se apenas do lado deles Deus ou Jesus estivessem.
    E agora vimos que em nome de Deus se pode interferir até na segurança dos vôos.

    Que Deus nos acuda!

  2. Olá a todos e Feliz Dia dos Pais. Olha que coisa isso que eu irei escrever >> “Graças a Deus estou com segurança em terra e poderei comemorar mais um dia junto à minha família”.

    Graças a Deus e sem a(s) radio(s) pirata evangélicas ou não, pois até hoje por Deus e atenção triplicada de controladores e pilotos acidentes ainda não aconteceram devido a esse fato. Na minha opinião só uma punição severa nesse país, fará com que as pessoas respeitem as leis, e vou mais longe ainda… tem que começar a punir pela “parte de cima”… digo congresso e etc… . O exemplo tem que vir de cima, pois com a impunidade para alguns poucos que fazem e desfazem, mandam e desmandam nesse país é que acaba servindo de exemplo para os demais. Infelizmente, pois é o meu país e um excelente lugar para se viver. Abraços e obrigado por esse canal.

  3. Ola Carlos
    Para “vender milagres e atrair novos clientes” para algumas denominações, vale tudo!
    Até o absurdo de utilizarem o nome de Deus em vão!
    E quem paga o pato é o trafego aéreo com as radios piratas sendo disseminadas, o povão carente de algum tipo de milagre, etc.
    Grande abraço e FEliz dias do Pais.
    Armando Italo

  4. Bom dia comandante,
    E uma simples constatação que não se rende à retórica. Estas rádios colocam em xeque a vida de muita gente, todos os dias e ainda assim, risco de morte não é argumento suficiente para que elas deixem de existir. A retórica é: Bom senso, bem comum, saúde ou bem viver. A constatação é: Não importa o que venha a acontecer com os demais, eu estou certo e quem não concordar comigo, que vá viver em outro lugar.
    Aqui mesmo em casa a recepção da CBN no rádio fica impossível, encoberta por uma rádio evangélica na freqüência 90,10.
    Ouço meus programas via internet, para poupar-me de aborrecimentos.

  5. Irmãos,
    Os idólatras que culpam nossas rádios pela queda de suas aeronaves, são inspirados pelo inimigo que, os usa para nos impedir de abençoá-los com a palavra de Deus e louvores. Não tem problema! Fecham nossas rádios e no dia seguinte abrimos outra. Mas isso tem um custo muito alto, e por isso peço “EM NOME DE JESUS”!!! Adquiram o carnê fidelidade e comprem meu livro inspirado pelo Espírito Santo que, ensina como se defender do inimigo tendo sua vida em Cristo. Liguem para o tel. ****.****, que nossos obreiros lhes dirão a melhor forma de pagamento….Amém? -Amém Pa$to! -Oh Glória!

    “ESSA FOI MAIS UMA TRANSMISSÃO DA RÁDIO MONTI SINAI”
    “NOIS TRUPICA MAIS NUM CAI”

    È isso aí Armando. Mata no peito e põe na grama! (Real Madri)

    Vou rezar/orar para que alguém responsável pelos setores neste assunto, leia e se inspire em seu texto e resolva de uma vez este problema. Ta na hora de “Renascer” DEUS É FIEL!

    FELIZ DIA DOS PAIS!

    Abraços

  6. Os infelizes não tem ideia do elevado nível de risco em que colocam os tripulantes e passageiros das aeronaves na area.
    A agência reguladora e controladora (Anatel) deve ser responsabilizada pela ineficiência na fiscalização. Aliás, sobre isso qual a movimentação dos sindicatos envolvidos? (pilotos, aéreas, etc….) E, quanto aos infratores, que sofram pesadas penas e com isto venham também a servir de exemplo aos demais.

  7. A questão é que não basta fechar essas rádios pirata; seria preciso prender os responsáveis e DIVULGAR seus nomes e os nomes das suas "denominações" e o julgamento final seria dos "fiéis", pobres coitados que estão sendo levados a acreditar que é possível comprar um lugar no céu com gritos e dinheiro, mesmo que seja necessário colocar vidas inocentes em risco.

  8. Ola amigos
    Me desculpem se estou demorando um pouco para “reportar”.
    estou com problemas de instabilidade na conecção de internet em minha casa
    estou agora na cidade de Jacarei em visita a um parente utilizando o seu pc.
    de 3mg develocidade que pago mensalmente estou recebendo meio mega.
    seria praga dos céus, prova por ter escrito esta materia ó irmãos?
    Obrigado a todos irmãos por participarem do tema de hoje’
    ‘Pedir mais cedo, templo é dinheiro”
    amém

  9. Ola grande Cmte SEBE

    Em quanto as nossas otoridades não tomarem alguma providencia definitiva, lei pesada na esfera criminal, sobre as tais “radios evangelicas, pecadoras” pondo em constantes riscos o trafego aéreo na TMA_SP vamos ter que ficar coordenando na frequencia livre por ai.
    E seja que “Deus” quiser.
    E mesmo assim sem radios pirtatas um Helicoptero e um avião se chocaram em pleno voo em NY caindo ambos novamente no Rio Hudsom.
    Imagine com a constante interferencia das radios piratas então o que pode acontecer!
    E outra sobre Deus e o futebol
    Deus tem mais o que fazer de importante para os seus servos do que ficar atendendo pedidos de torcedores e de jogadores para os seus times vencerem partidas e campeonatos
    E eu aqui a tres dias com a minha internet capengano a dois por hora com meio kb de velocidade, sendo que pago por 3mgb.
    Ate agora nada desde ontem solicitado um tecnico.
    Feliz dias dos pais.
    Armando Italo

  10. Fica ai uma pergunta face a gravidade do tema de hoje, assim como acontece com balões, urubus e agora as radios piratas.
    Será que o MP não poderia interferir neste caso com uma forma mais rígida eficiente do que a ANATEL vem utilizando?
    Como sempre acontece, o brasileiro tem a mania de apagar incendio com gazolina.
    Será que Vamos ter que presenciar qualquer dia desses acontecimento de mais uma desgraça aérea por causa das radios piratas, para alguma autoridade tomar algum tipo de providencia definitiva e realmente punitiva aos infratores.
    Não basta somente multar os “Pastores” das pecadoras radios piratas e recolher os seus equipamentos.
    Boa semana
    Armando Italo

  11. Em nome do pai, do filho e do espírito santo, amén!

    Seja lá qual for sua religião que seja bem vinda até o momento que não prejudique ninguém.

    Essas rádios piratas funcionam com equipamentos vindos de onde? Quem fabricam? Por onde chegam no país? São fabricados aqui? Resumindo tudo começa da fiscalização malç feita!

    Eu sempre digo que um país que tem fiscalização recorrente não precisa correr atrás do prejuízo!

    O POVO também tem sua parcela de culpa pois se omite com esse tipo de organização criminosa. Não denunciam as autoridades. Acham que contribuem com a comunidade.

    “Por fora bela viola, por dentro pão bolorento”

    Santa ignorância! Até a próxima interferência!

  12. Caro amigo Armando Italo , unica maneira , é colocar a pessoa irresponsavel e infrator em montar uma radio pirata , em uma cabine de A380,747, ou até mesmo num Cessna 172 , dia nublado , fechado , e tentar pousar com interferencia em Congonhas . Arremeter ,fazer orbita , e retornar ao pouso , vamos ver se só assim percebe o grande risco das radios piratas .FELIZ DIAS DOS PAIS .
    Kiko .

  13. Ola Kiko, Faraco, Beto, Claudio
    Obrigado pela presença de vcs.
    Outra pergunta que faço
    Será que alguma autoridade teve a oportunidade de sentar no jump seat de uma aeronave e ficar “corujando, ouvindo” a fonia entre pilotos e controladores de voo, com as constantes e infelzes interferencias das radios piratas, justamente apquando o tráfego, avião que está chegando em SP, penetra na terminal SP, durante a configuração da aeronave pelos pilotos, onde as atenções devem estar totalmente voltadas ao ingresso no loc das pistas de pouso em total segurança?
    Ver para crer
    Amém irmãos!
    Que Deus nos proteja a todos a bordo e em terra.
    Boa semana, sem radio pirata.
    Armando Italo

  14. Ola Thogo
    Como dizia Getulio Vargas
    A lei?
    Ora a lei!
    Torcemos para que alguma alma iluninada tome algum tipo de providencia.
    Grande abraço
    Armando Italo

  15. alfa india november,

    Mata-se muito em nome dos bens considerados maiores: de Deus, do dinheiro, e do amor.

    Adorei a sugestão do seu amigo kiko.

    Da minha parte, ofereço ao primeiro que informar aqui a existência de tal praga daninha, após a confirmação dada pelas autoridades, uma almofada feita por mim.

    Assim faço um pouco do muito que ainda precisa ser feito.
    Beijo e boa semana,
    mike lima sierra

  16. Ola Mike Lima
    O Kiko nos deu uma exelente sugestão realmente
    Mas como os donos das radios pirtaras “são protegidos” pelo criador, bem capaz de quando forem fazer um voo de avião o tempo podera estar cavok, limpo o tempo todo.
    Tanto é que estão ai e nada acontece a eles.
    Pelo menos por em quanto.
    Bjus obrigado pela sua participação depois de eu tirar umas ferias nas “escrivinhadas” para o blog.

  17. Grande mestre Italo ….
    Uma vergonha o que acontece não só em São Paulo mas no “Brazil” com as radios caolhas vulgo piratas, como já foi dito de onde vem os equipamentos?? não existe nenhuma fiscalização para venda, chegando em qualquer loja de equipamentos de som você adiquire!!! ANATEL rs rs rs uma piada só olharem como anda nossa telefonia os abusos das operadoras imaginem fiscalizando rádio pirata piada isso!!!

    Um relato do perigo foi essa semana na fonia do APP Rio a comunicação estava horrivel com um harmonioso FUNK ao fundo o APP passava os procedimentos para uma especifica aeronave que estava menos ruim e a mesma estava prontificando a transmitir a uma menos afortunada com mexe a “bundinha” ao fundo!!!

    Triste!!!

    Parabéns Italo ….

  18. Ola Thiago (TSM de BHZ)

    Obrigado pela sua participação aqui no blog
    Pois é meu amigo!
    A coisa lá em cima nas TMAS e em baixo para os Apps, tá pra lá de feia
    Agora também Funk na fonia?
    “A lei, ora a lei” dizia Getulio Vargas.
    Algum Senador da republica, autoridade deveriaam sentar-se no jump e ficar ouvindo a fonia da tripulação com os Apps, e radios piratas em um dia que estiver com o tempo bem ruim na terminal, na hora de pico, tipo depois das 17h ate as 20 para ver com o fica a situação le em cima.
    Terrivel!
    Grande abraço
    Armando Italo.

  19. Ia me esquecendo de um fato interessante:
    Num dos primeiros artigos que escrevi aqui no blog, sobre a fantástica aviação virtual, os prazeres em poder pilotar uma grande, pequena, media, aeronave nos pcs em nossas casas.
    O que ela pode oferecer de bom ao “piloto virtual” etc.
    Mas como tudo na vida tem o seu lado negro como mostra a bandeira do pirata ilustrando o artigo desta semana, existe também piratas interferindo na aviação virtual.
    Piratas existem, por incrível que nos possa parecer também, infelizmente, na aviação virtual, durante voos on line.
    Com frequencia durante os voos on line nas redes, aparecem alguns “espíritos atrazados” entrando, pirateando a fonia, “balbuciando gracinhas” infantilidades, bobagens.
    Muitos porém, esquecem que uma quantidade de pilotos virtuais, controladores, são estudantes, pilotos reais, controladores reais, que estão realizando os seus voos, controlando o espaço aéreo virtual on line, como treinamento e aprendizado para a aviação real, treinando rotas no virtual, para serem voadas posteriormente durante um voo real
    Isso a aviação virtual nos permite realizar também entre outroas coisas boas.
    Boa semana a todos
    Armando Italo

  20. Mano Ítalo,

    Deixem os irmãos em paz. O problema está que as passagens estão caríssimas e é mais barato voar
    nas “asas” dos irmãos.

    No dia em que todos possam usufruir dos serviços
    aéreos os irmãos mudarão de estratégia e deixarão
    as TMAs em paz.

    E ouçamos as “mensagens” pois o mal não vem a galope
    e sim voando.

    Mohicano

Deixar mensagem para Armando Italo Cancelar resposta