

A proposta nunca aceita era construir uma ciclovia aproveitando a parte baixa do trecho da linha lilás do Metrô, que liga as estações Giovanni Gronchi e Vila das Belezas, na zona sul. Diante da inércia do poder público, aproveitadores passaram a usar o espaço livre para despejo de entulho. A prefeitura, após meses recolhendo o material deixado por lá de forma irregular, mudou a estratégia e construiu um muro no local. O entulho apenas trocou de endereço. Ou melhor, de lado, segundo o cicloativista André Pasqualini. As fotos que fez desde que começou a acompanhar esta situação mostram que o despejo segue ocorrendo à noite, ou na calçada oposta ou no meio da rua mesmo.
Da direita para a esquerda, você vê o entulho jogado antes da intervenção da prefeitura, e para onde o lixo foi parar com a construção do muro. Se clicar nas imagens vai para o álbum do CBN SP no Flickr e encontra mais imagens enviadas pelo André Pasqualini.
Pois é, boas ideias, como essa do André em instalar na área uma ciclovia, não faltam.
O que falta é, desculpem-me pelo desabafo, vergonha na cara de nossos governantes, que preferem obras mais visíveis como a “ampliação da Marginal Tietê”, ou perfumaria, como a ciclovia que só funciona aos finais de semana.
Os fumantes de São Paulo podiam dar uma mãozinha à cidade e unirem-se para uma pitada protesto ali no lugar desta foto… Quem sabe isso não chamaria a atenção do governador para espantar a poluição dali e ele criaria uma ciclovia de verdade…. Bom senso não falta, dinheiro também não. Com tanta vontade de transformar vício em virtude e a ciclovia estaria resolvida.
Fácil assim.
Sou defensor de ciclovias e ciclofaixas na cidade para estimular o uso de bicicletas como lazer e até como meio de transporte diário. Seguindo esta linha, uma das minhas emendas ao orçamento municipal foi destinar R$ 450 mil para o recapeamento da pista de serviço dentro do Autódromo de Interlagos. A obra ficará a cargo da Secretaria Municipal de Esportes, que entrará com outros R$ 150 mil. Na prática, a ideia é que as pessoas usem esta pista como ciclovia, utilizando o autódromo como parque nos finais de semana.
Caro vereador,
a questão central é disponibilizar ciclovias, que são diferentes de ciclo faixas. Há na cidade um grande potencial para a substituição de carros por bicicletas em trajetos menores e onde o uso destas seja razoavelmente seguro para o ciclista. Ciclofixas como a inaugurada a pouco, são um ótimo lazer, e apesar de infinitamente pouco ante o investimento em mais pistas para carros, é sem dúvida um bom começo. Só não dá pra permanecer no começo. Ciclovia, é todos os dias. Tem gente demais interessada nisso e só o poder público ainda não percebeu que esta mudança é pra valer. Não é só lazer de fim de semana.
Acredito que a ciclovia tem que entrar na agenda de políticas públicas da cidade como prioridade e parte da solução para os problemas de trânsito e transporte. Mas, numa cidade como São Paulo, o lazer também é fundamental e quase não há espaço para a prática do ciclismo. Assim, ações coordenadas entre o Executivo e o Legislativo são fundamentais. Parabéns pela iniciativa, vereador Floriano. Espero que o orçamento do ano que vem contemple mais espaços como esse para a cidade.
Detalhes com a proposta da Ciclovia tem nesse pdf aqui.
Clique para acessar o mapa.pdf
Fiz uma apresentação até para o Sub Prefeito e várias pessoas da equipe da Sub do Campo Limpo, técnicos da CET, SVMA, foi uma beleza. Disseram “Já compramos, vamos fazer sim”
Isso foi em dezembro de 2007 e até agora nada. Aliás Milton, a proposta está na Sub do Campo Limpo, seria interessante eles darem uma reposta aqui.
Agora Senhor Floriano, se quiser mesmo ajudar a incentivar a bicicleta na cidade, procure se alinhar com o Macena e ajude a aprovar a revisão da lei do Sistema Cicloviário, pois ela será muito mais útil aos ciclistas do que uma ciclovia dentro do Autódromo de Interlagos que até agora não consigo entender como pode ser útil.
Abraços e obrigado pelo espaço Milton.
André Pasqualini
Em que pese a preocupação do Pesaro (quase um trocadilho), eu acho que as bicicletas têm que ser encaradas como meio de transporte viável. Os canteiros centrais de avenidas como Tancredo Neves e Salim Farah Maluf dariam ótimas ciclovias.
Ciclofaixas que só funcionam para lazer nos finais de semana são um avanço. Mas a cidade precisa de CICLOVIAS permanentes.
Sou totalmente a favor de ciclofaixas e ciclovias na cidade de São Paulo, e, como vereador desta cidade, brigarei muito para que as bicicletas sejam vistas como autênticos meio de transporte. As ciclofaixas e as ciclovias devem fazer parte das políticas públicas, sim.
Quanto à ciclovia no autódromo de Interlagos, trata-se de uma opção real de lazer para a população da zona sul, já tão carente de parques na região. O lazer também deve ser prioridade na administração pública.
Vereador, por acaso você se preocupou em verificar como seria o “acesso” dos ciclistas a essa ciclovia? Além do mais se preocupou em verificar qual é o “público” dessa ciclovia?
Até onde eu sei, o Autódromo é usado como pista de treino para ciclistas atletas, com controle de entrada e horário bem limitado. Essa ciclovia seria uma alternativa para os ciclistas atletas treinarem e não como opção de lazer para o pessoal da região. Por favor, se informe melhor sobre isso.
Como eu disse, se realmente quer colaborar para a Bicicleta como meio de transporte em São Paulo, converse com o Vereador Macena que é de outra sigla, mas vem tentando fazer coisas concretas pró ciclistas da cidade.
Na revisão da lei das ciclovias tem pontos bem interessantes, como a criação de um conselho com pessoas eleitas da sociedade e do governo para decidir sobre os rumos das políticas cicloviárias e a obrigatoriedade de estabelecimentos que possuem vagas para carros, conceberem vagas para ciclistas. Saiba que a questão do estacionamento para bicicletas é algo tão sério quanto a falta de infraestrutura cicloviária.
Esse é um bom momento para deixar as questões políticas de lado e unir forças em prol da população de São Paulo.
André Pasqualini
Mais um caso vergonhoso na cidade.
Tem o projeto pronto, a proposta feita, a palavra dita, só não tem as obras e nem ciclovia. Nem me espanto mais.
Floriano, não precisamos de ciclovias em autódromos. Vocês vão R$ 600 mil para as pessoas darem volta num autódromo?
Por favor vamos usar esse dinheiro em outro lugar. Não tem como usar ele para a construção da ciclovia do Campo Limpo?
Queremos CICLOVIAS!
Queremos CICLOVIAS!
Queremos CICLOVIAS!
E olha que eu nem sei andar de bicicleta, hein?