José Vicente Faria Lima completaria, hoje, 100 anos. Ele foi prefeito da cidade de São Paulo entre 1965 e 1969 tendo como marcas de sua administração a execução de uma centena de obras que influenciaram no desenvolvimento da cidade e a criação de um plano urbanístico metropolitano. No governo dele, foram criadas as marginais Pinheiro e Tietê, dentre tantas avenidas que surgiram no traçado urbano. Para o urbanista Cândido Malta mais importante, porém, foi a visão que ele trouxe para a capital de ações que atendessem não apenas a cidade, mas a região metropolitana de São Paulo.
Para lembrar a data, o CBN SP convidou Cândido Malta para descrever o modelo de administração que o prefeito Faria Lima trouxe a São Paulo. Entre avanços e erros de planejamento, Faria Lima deixou sua “pegada” na capital paulista. Foi nele, por exemplo, que se iniciou o programa de construção do metrô que teria em seu plano cerca de 600 quilômetros de extensão até 1988. Atualmente, temos pouco mais de 61 quilômetros e se concluído o plano de expansão alardeado pelo Governo do Estado teremos no máximo 240 quilômetros.
Ouça a entrevista do urbanista Cândido Malta sobre o trabalho do prefeito Faria Lima

E o povo também continua sonhando com mais linhas de metrô, com melhores e mais onibus para o transporte publico, com uma saude publica digna, honesta, com ensino com mais qualidade, obviamente se pagarem salarios dignos aos professores, profissionais de saúde, segurança publica, limpesa e saneamento publico que está uma catástrofe, um caos, um lixo.
Com estradas seguras, bem pavimentadas, mais ferrovias, mais honestidade por parte dos nossos politicos.
Quanto ao Prefeito Faria Lima, esse realmente deixou saudades.
Quando será que um dia terremos um igual?
Pena que os atuais e seus recentes antecessores, não procuraram seguir esse objetivo. Como se vê, falta “pouco” para atingir a marca. É porque nossos governantes não sabem o que é depender de transporte de massa, eles se julgam uma elite, e como tal, separadas do populacho só lembrado em épocas de eleições. Tá na hora do povo dar seu troco e não acreditar em promessas renovadas, e nunca cumpridas, em épocas de eleições. Olha só, temos partidos que governam SP há mais de 12 anos e não se investiu, como sempre prometido, em metrô, o trânsito é desumano, as escolas, uma vergonha, a segurança está pela ora da morte, os professores, à beira da miséria, enfim, só seremos uma nação, a acepção do conceito, quando os governantes verem o que fazem como uma obrigação(pra isso foram eleitos) e o povo não entender como um presente, um favor. É isso.