Parecem todos convencidos da necessidade de que devemos agir para impedir catástrofes ambientais. Nem todos concordam, porém, com o ritmo e o alcance das ações, divididos que estão ideológica, cultural e economicamente. Nesta quinta-feira, o Blog se transformou em espaço aberto a divulgação desses pontos de vista, cumprindo com a proposta que há dois anos nos leva a participar do Blog Action Day’09, permitir que os ouvintes-internautas e convidados publiquem posts sobre o tema do evento, que neste ano foi “mudanças climáticas”.
Artigos, comentários, poemas, imagens e entrevistas gravadas somaram 21 posts que começaram a ser publicados ainda na madrugada do dia 15 de outubro. Ao mesmo tempo, o tema pautou o CBN São Paulo que na sua edição de quinta-feira entrevistou desde autoridades até ambientalistas tendo como foco o ambiente urbano, onde vive a maior parcela da população mundial. Discutiu-se, por exemplo, se é viável a proposta do Estado de São Paulo de reduzir em 20% as emissões de gases de efeito estuga, até 2020.
Nossa atuação chegou ao Twitter, com a publicação e re-publicação (RT) de quase 100 posts, dos quais muitos foram lidos, também, na página internacional da organização do Blog Action Day’09.
Além de se unir a este movimento global, tenho a satisfação de assistir a uma das principais missões do Blog do Mílton Jung ser atendida: dar voz ao cidadão. Mistura-se a este sentimento, pontas de frustração pois sempre imagino que poderíamos ter mais pessoas escrevendo, mais comentários sendo registrados e número de acesso que superasse a média de 1 mil por dia.
Estatística do BlogPulse, medidos da Nielsem BuzzMetrics, a grande rede mundial de blogs proporcionou um aumento de até 500% no número de citações ao tema mudança climática. Além disso, líderes mundiais como o presidente americano Barack Obama e o primeiro-ministro britânico Gordon Brown se uniram ao movimento escrevendo sobre o BAD’09 em seus blogs oficiais.
De acordo com Robin Beck, organizador do BAD’09, a participação de 13.264 blogs, mais de 3 mil posts que teriam alcançado aproximadamente 17 milhões de pessoas, em 155 países, “mostrou a força da web em conectar pessoas através do mundo que, apesar de suas diferenças, dividem um desejo em comum: fazer a diferença”.
A todos que aceitaram a proposta do Blog do Mílton Jung meu muito obrigado, pois você fez a diferença.
eu tb fiz a minha parte: http://wp.me/p56IZ-1wC
Esta e’ uma tarefa que você cumpre todos os dias Milton,
não e’ fácil como quando se tem a caneta na mão e pode-se apenas decretar e achar que tudo já foi feito . Longe disso a batalha do convencimento, do argumento, valores da educação. Ate’ com questões tão obvias como o ar, a água a nossa cidade.
Por isso estou sempre de volta.
Lembro que não faz muito tempo, eu ouvia o rádio e tinha vontade de falar também. Esbarrava em ter que ligar, acho mesmo que algumas vezes telefonei mas a dificuldade me impedia de participar mais. E’ a diferença de saber-se importante para o processo que no final, resulta em ser mais cidadão. ‘A você, por todos os amigos que encontrei aqui na sua casa, obrigado.
Milton, a proposta do Blog Do Milton Jung, foi muito interessante e de muita importância além de se unir ao movimento global, abriu espaço para nós ouvintes internautas participar , deixar o recado.Como você disse foi uma oportunidade de dar voz ao cidadão,
As entrevistas de autoridades , ambientalistas e debates contribuiu para meu conhecimento e esclarecimento de muitas dúvidas que passava pela minha mente , é um tema que me interessa.
Pesquisei sobre alguns assuntos que foram discutidos no CBN São Paulo,
Quero mais uma vez agradecer pela oportunidade pelo espaço e por da voz a todos inclusive a periferia.
Milton, parabéns por esta iniciativa que nos anima a interagir com seu programa e manter acesa a chama da curiosidade e persistência no saber. Comunicação é tudo e você faz isso de maneira sublime. Muito obrigada!