30 comentários sobre “Foto-ouvinte: Quem multa ?

  1. Este é um exemplo do mau uso de NOSSAS. Existem calçadas da Fama e da infâmia. Aproveito para tecer comentários sobre o 2o. caso. As calçadas na Grande SP, são públicas, o proprietário de imóvel não paga IPTU sobre elas, mas faz o que bem entende na sua configuração. Explico, existem degraus em calçadas como se fossem escadas em ruas inclinadas, que em muito complicam a vida dos pedestres, mesmo os que não tem problema de mobilidade. Creio que as prefeituras erram ao não obrigarem que as calçadas não tenham degraus e sim acompanhem a inclinação natural da rua, o que, creio, é o mais adequado ao pedestre. Ao invés disso, os construtores tendem a nivelar a calçada ao nível do piso do imóvel, para facilitar a entrada de veículos, agrado que as máquinas não necessitam, pois tem sistema de suspensão adequado para vencer este “desafio”, muito ao contrário dos pedestres.

  2. A julgar pelo ano e modelo, será que o carro não deu uma pane mecânica? Será que as multas cobradas na capital não são suficientes para comprar carros novos?

  3. Putz!!!
    – Faixa de Pedestre
    – Guia rebaixada para cadeirantes
    – Estacionado em cima da guia não está errado, pois ele está dando passagem para quem precisa passar. Seria errado um carro comum, ai sim multaria

  4. Arrisco três:

    1. estacionar sobre a calçada;

    2. ocupar a faixa de segurança destinada a pedestres;

    3. obstruir a passagem para deficientes.

    Será que adianta reclamar? Como sabemos, veículos oficiais, do CET e demais autoridades estão acima do bem e do mal, não é mesmo?

  5. Quem deveria dar o exemplo é o primeiro a desrespeitar as normas de trânsito: Esse motorista não sabe que é proibido parar na faixa de pedestre, tem uma rampa para deficiente físico e o carro está sobre a rampa, estacionar em cima da calçada e está atrapalhando a visão dos carros, ou seja esse motorista deveria ter a carta cassada e a CET deveria pagar multa igual um cidadão comum e a multa deveria ser revertida para Educação do Trãnsito e esse motorista deveria passar por uma reciclagem. A Lei deve ser para todos.

  6. Sinceramente acho que o marronzinho é meio “colorido”, vai ver parou o carro ali pro carro ficar combinandginho com a placa da calçada. Será que ele não está lá no meio da rua fazendo um pas-de-deux???

  7. Mas é claro que ele não esta infringindo nenhum código de trânsito.

    Afinal de contas, não é a função do CET multar os motoristas… Se a função deles é multar eles estão isentos da multa.

    Eles são os “GUARDIÕES DO TRANSITO PAULISTA”. É por isso que vivemos tão bem nas nossas idas e vindas por esta São Paulo tão flúida… Absurdo hem.

  8. Tanto quanto eu saiba, o carro não está cometendo infração. De acordo com o código brasileiro de trânsito, veículos oficiais, gozam de livre parada e estacionamento desde que mantenham o giroflex ligado, o que pode ser constatado facilmente na foto 😉

  9. 100 comentários… FALTA DE EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO, e ele (CET) deveria ser o primeiro a nos dar exemplos, pois é o orgão maior nessa cidade, o que tem o “poder” de multar e até apreender o nosso carro. Olhando bem, o local é muito pouco concorrido, cruzamento da av.Paulista com a Bela Sintra, ah baun aí pode… hehehehe brassaun.

  10. Que pena que a CET não implanta um padrão de comportamento em seus funcionários que pratique diariamente a obediência no trânsito.
    Os presidentes que essa empresa já teve perderam uma ótima oportunidade de transformar para melhor o trânsito de São Paulo.
    Por que quem exige correção dos outros, deve, antes de tudo, exigir de sí mesmo.
    O pior: A calçada nova da Paulista, caríssima, merece cuidados.
    A CET também poderia aproveitar e reestudar algumas calçadas para implantar nas pistas atuais e nas projetadas mais recuos de embarque, desembarque e fiscalização e suporte ao usuário.

  11. De acordo com CTB no art. 29, incisos VII e VIII: (VII)os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente.

    A foto não mostra o que a CET estava fazendo, é incompleta, irresponsável então é afirmar que estava irregular.
    Vê-se pela foto que o giroflex estava acionado e não mostra se havia ou não algo a frente da viatura.

  12. Altenor, “livre parada e estacionamento” com o giroflex ligado é apenas onde é possível fazer parada e estacionamento. Na calçada, sobre a faixa e principalmente sobre a guia rebaixada, não.

    E, mesmo que fosse, estacionando onde ele estacionou está colocando em risco a vida de qualquer um que precisasse atravessar nesse local. Mas ele preferiu colocar a vida das pessoas de fora dos carros em risco do que atrapalhar o trânsito.

    Afinal, ele estava ali para garantir que os motoristas dos automóveis pudesse chegar logo em casa, não se preocupando em ajudar as pessoas a atravessar a rua, interrompendo o fluxo de veículos de tempos em tempos para que elas pudessem fazê-lo com segurança. O pedestre, que já estava sem ônibus, sem metrô e sem alternativas, ainda tinha que se por em risco em meio as carros em movimento no escuro para conseguir chegar do outro lado da avenida.

    O pedestre que se dane, como sempre.

  13. Além do que diz o Ivo acima, a cidade de SP, saturada possui inumeros pontos onde não existe possibilidade de estacionamento permitido por muitos metros , as vezes km, a CET tem de prestar serviços de remoção de irregularidades, fiscalizações das mais variadas inclusive de obras irregulares que prejudicam o bem estar do cidadão e é evitado ao máximo se colocar a viatura em local inconveniente mesmo com o giroflex ligado, porem as vezes é necessário, os técnicos de trânsito qdo isto ocorre ficam próximo a viatura prontos a se houver necessidade reacomoda-la causando o minimo de impacto possível a população. Com certeza este local foi o melhor possivel encontrado pelo técnico , poís se observa uma placa laranja de obra e somente trânsito local e inexiste visualmente prejuizo a qq pedestre ou deficiente, os técnicos são treinados a colocar a viatura de forma a proteger com ela o local onde se efetua uma remoçao ou serviço na via, muitas vezes é necessário usar parte da calçada, da faixa de pedestres e assim sucessivamente. Temos uma orientação criteriosa e estamos sempre buscando o melhor a população de SP, com muito esforço dedicação, ética e profissionalismo. É uma pena que uma foto seja usada para se atribuir uma série de acusações ou questionamentos , gostaria sinceramente que a quem critica nossas ações e nosso trabalho fosse dada a oportunidade de passar um dia ao lado de um de nossos técnicos para que se veja o quão ardua é nossa rotina diária. Tenho certeza que as pessoas que nos acusam mudariam totalmente de opinião a nosso respeito caso pudessem estar junto com um de nossos técnicos por pelo menos um dia. Criticar ou questionar sem estar na pele é muito fácil. Reflitam sobre isto é o minimo que peço !

  14. Alexandre, não creio que o agente da CET tenha pensado no bem estar dos pedestres, pois isso atrapalha sim o transito de pedestres!

    me diga como um cadeirante sozinho vai subir na calçada??? se me responder isso, eu bato palmas e me calo!

  15. Alexandre, que estacione virando a esquina, isso não é tão árduo assim. Qualquer lugar menos em cima da faixa de pedestres e da guia rebaixada, né amigão?

  16. Ivo: obrigado pela sua preocupação. Mas irresponsável seria, como jornalista, ter enviado esta foto para a imprensa sem ter pessoalmente conferido a total falta de necessidade de a viatura estacionar ali naquele local. O motivo da presença da CET era o semáforo apagado. Não havia nenhuma emergência à frente da viatura (exceto pedestres que tentavam – em vão – atravessar).

  17. Complementando minha explanação anterior ao observar com cuidado a foto se percebe sobre o teto do gol a silueta de um boné de um técnico da CET, este se encontra no meio da rua aparentemente olhando para o fluxo da via transversal, fato que se faz entender que provavelmente esta viatura tenha se deparado com problema emergencial de semáforo apagado, embandeirado e se postou ali com intensão de alertar aos motoristas eqto operacionalizava o cruzamento com gestos e apitos ,mais uma situação a ser observada. Qto ao espaço destinado ao pedestre na travessia se observa tambem que a frente da viatura se tinha espaço de segurança para que os pedestres pudessem atravessar e com certeza se um deficiente por ventura tivesse necessidade de atravessar e usar a rampa obstruida o técnico presente o ajudaria da melhor forma possível, é só.

  18. Caro Carlos Aranha, muito boa foto, mas como jornalista você deixou de passar a mensagem que gostaria senão apenas do agente da CET e o modo de como a viatura estava estacionada. No seu último post quando você fala “Não havia nenhuma emergência à frente da viatura (exceto pedestres que tentavam – em vão – atravessar).”, pois bem:
    1- Um cruzamento apagado em plena Av. Paulista não é uma situação emergencial? Visto que o desrespeito e a falta de educação de trânsito impera deliberadamente no Brasil todos os dias?
    2- A viatura postada ali a noite, em local visível nas duas aproximações, faz com que se alerte aos motoristas da presença de problemas no local, diminuindo a velocidade na via até a chegada no cruzamento, e consequentemente aumentando a segurança dos pedestres e do prórpio agente.
    3- Se houvesse “pedestres que tentavam – em vão – atravessar”, (situação que em momento algum foi retratada na sua foto) tenho certeza que o agente atravessaria desde um cadeirante até um elefante caso fosse necessário, fazendo o mesmo com segurança.

  19. Alexandre, sou jornalista e quero sim passar um dia ao lado de um de seus técnicos, e transformar isso em matéria do meu blog. Não tenho dúvidas de que será rico tanto para vocês quanto para a sociedade civil, ali representada por mim. Como fazemos? Pode encaminhar ao Milton uma forma de contato? Milton, pode fazer esta ponte? Grato!

  20. Meu caro Carlos Aranha minhas palavras aqui não são oriundas de alguém que pode abrir um canal para que tal sugestão de alguém acompanhar um técnico de trânsito possam se efetivar para contigo, bem como para qualquer cidadão, infelizmente não possuo força bem como poder para tal.
    Seria de bom grado não tenha dúvida alguma para todos, inclusive para mim, um mero técnico de trânsito escondido atrás de um Nick name, mas não posso lhe ajudar, pois somente com autorização da acessória de Imprensa podemos nos expressar. No entanto posso sim lhe estimular a que busque junto a acessória de imprensa da CET um caminho, imagino ser possível, já vi várias matérias de reportagem acompanhando nosso dia a dia e quanto mais isso ocorrer imagino ser melhor para aproximar nós técnicos de trânsito da sociedade, pois imagino que tem de haver admiração e conhecimento para se evitar falsas impressões não somente neste caso como em inúmeros outros.
    Eu tenho como pensamento e raciocínio que nunca conseguiremos êxito em qualquer reivindicação, certa ou errada atacando as esferas mais enfraquecidas e sim as causas que originam uma série de problemas. Este fato da viatura a meu ver é muito pequeno perante a problemática instaurada em nossa cidade,onde claro o fato de ser pequeno não quer dizer que não deveria ser corrigido, caso a meu ver fosse pertinente, mas vejo como algo sem relevância alguma, dadas minhas alegações e dos demais,que se manifestaram em defesa aqui operacionalmente falando.
    Sabe Carlos nós nos dedicamos muito, nossa saúde vai aos poucos ficando despedaçada, poluição, frio, calor excessivo, muita gente mau educada,agressões físicas e verbais vivemos em situação de stress o tempo todo, todos os dias, não é brincadeira, e tentamos fazer o melhor pra população, são 7 milhões de veículos nas costas de aproximadamente 1.700 seres (homens e mulheres) oriundos das mais variadas histórias, origens, temos muita garra de segurar tudo isso ,mas seguramos porque a prestação de serviço a sociedade contamina a todos nós, é muito bom vc ter a certeza de ter salvo muitas vidas, ter dado inúmeras informações, ter evitado acidentes, ter arriscado sua própria vida em um cruzamento apagado, ou em estar removendo um carro com uma família em pânico de uma Marginal em uma faixa central, isso não tem preço meu caro,é muito bom , é bom também efetuar autuações em pessoas que arriscam a vida dos demais e incendeiam a cidade com atrocidades e desrespeitos dos mais variados, mas não por elas e sim pelo que elas causam aos demais, me entende ?
    O que queremos é respeito acima de tudo, somos há muito tempo os marronzinhos, nada mais do que isto, quando nos deparamos com um acidente com vitimas fazemos todo o preparo, cuidamos do acidentado, regemos o trânsito, proporcionamos que o bombeiro chegue e saia o mais rápido possível do local, retiramos os veículos das vias despedaçados muitas vezes, asseguramos para que tudo seja desembaraçado e quando vamos ver na televisão nem o nosso nome é mencionado, é duro meu senhor, vc nem imagina!
    Bom é isso meu caro, fico feliz por buscar acatar minha sugestão e com certeza, caso consiga ficarei feliz em acompanhar seu desfecho, sou um apaixonado pelo que faço, (em grande maioria somos), busco sempre aperfeiçoar meus conhecimentos para que possa empregá-los em meu dia a dia, passar aos meus companheiros (as) de trabalho e tornar essa cidade um pouco mais humana, respeitosa e com uma qualidade de vida um pouco melhor.
    O seguirei e o acharei caso seu blog seja enriquecido com essa visita e acompanhamento, precisamos disso e de muito mais, um abraço e sucesso em sua jornada de trazer a opinião pública o que é de direito dela saber doa quem doer, porem sempre com propriedade e conhecimento de causa, obrigado !

  21. Em primeiro lugar, logo atrás daquele ponto, a outra mão dessa pista é uma rua sem saída, ou seja, o agente da CET poderia ter parado o carro lá sem atrapalhar ninguém, seja ele pedestre ou motoristas.

    O que me deixa indignado é a avaliação do agente da CET. Com certeza ele chegou ao local com o intuito de resolver um problema. Acontece que ele só conseguiu enxergar os problemas que os motoristas estavam tendo. Fechou os olhos completamente para os problemas que os pedestres estavam tendo. Não só fechou os olhos como contribuiu para aumentar os problemas deles.

    Se alguém estava correndo riscos a integridade física naquele dia, esse alguém eram os pedestres e não os motoristas que estavam seguros dentro dos seus carros, embora algumas rádios alarmistas insistiam em falar para os motoristas fecharem os vidros, não parar nos cruzamentos e acelerar o máximo possível.

    Que qualquer agente de trânsito pode parar aonde quiser numa situação de emergência, creio que nem é o que está em discussão e sim a avaliação do que é mais importante para o agente em questão. Os problemas dos motoristas ou os riscos dos pedestres. Obviamente que a avaliação do agente é que os motoristas tinham a prioridade e pelos comentários, ficou claro que a maioria não concorda com essa escolha.

    Na minha opinião, essa escolha ocorre todos os dias, não apenas nos dias de apagão. O resultado é a morte de 1500 pessoas no trânsito, sendo a maioria de pedestres.

    André Pasqualini

  22. Acho engraçado, como vcs. só criticam e publicam as fotos de viaturas da cet, porque não publicam fotos de viaturas da policia, paradas em locais proibidos, em cima de calçadas, fazendo manobras irresponsaveis, sem ter nenhum tipo de prioridade, somente para encurtar caminhos, e também varias vezes jé devem ter visto, policiais (civis e militares) dirigindo com o celular ao ouvido. Gostaria de ver alguma publicada por este mesmo reporter que fotografou esta viatura. Sabe o que é isto? reporter bravo porque tomou uma multa, e pode apostar que ele tem algumas. Só que mexeu no seu bolso, né?

  23. Não quis ser ofensivo ao jornalista, mas sim, mostrar que as pessoas só sabem criticar sem saber o porque dela estar ali estacionada, e por ser uma viatura ela tem prerrogativa de estacionamento, quando efetuando serviço.

  24. eu estava no momento da foto, presenciei VARIAS cenas como essas e garanto, em NeNHUMA delas havia emergencia que justificasse viaturas da CET sobre faixas de pedestres.

    Aliás, estava CLARO (apesar do apagão) que a grande preocupação era com o fluxo dos veículos enquanto os pedestre se viravam pra atravessar avenidas e seguir seus caminhos..

    inclusive em um determinado momento cruzei com um agente da CET que deu dois tapinhas em minhas costas e disse “reza, minha filha, reza”! infelizmente nao estava com minha camera ligada, senao voces ia perceber que a vida e a segurança das pessoas valem menos que a necessidade dos motoristas chegarem em casa, ainda que passando por cima de qualquer um.

Deixe um comentário