A intolerância política no ano da eleição preocupa os organizadores da Wikimedia Brasil que desenvolve no país a ideia da construção do conhecimento compartilhado. Monitorar a publicação de informações em uma plataforma aberta ao público se transformará em um desafio em função da manipulação que grupos políticos de todas matizes tentam impor.
Tem aumentado as tentativas de fraude com a retirada de informações que possam prejudicar a imagem de um político ou a publicação de dados falsos para enaltecê-lo. A maioria das vezes estas mudanças irregulares nos textos à disposição na Wikimedia é feita de computadores baseados em Brasília – não por coincidência. A identificação é possível graças ao sistema que registra o IP daqueles que mexem nos dados.
Na desconferência que discutiu a Wikimedia e a política, na qual o projeto Adote um Vereador foi um dos destaques, no Sesc Pompéia, conheci um “wikipedista” que alertou para a ação imprópria de partidos e parlamentares que tentam fraudar as informações. Ele lembrou que o esforço neste momento é publicar dados objetivos sobre os parlamentares e candidatos. Em jogo está a credibilidade desta ferramenta que tem se transformado em uma das principais fontes de informação no mundo.
Os que tentam manipular a informação são incapazes de entender a importância do compartilhamento de ideias e conhecimento. Não tem habilidade para o convívio social que se estrutura através da internet. A lamentar que muitos destes é que estão a frente da formatação de políticas públicas para o País.
Milton,
acredito que um título mais adequado seria “Brasília lidera tentativa de fraude em projetos da Wikimedia Brasil”.
Explicação: A Fundação Wikimedia possui diersos capítulos locais para tentar atingir seu principal objetivo, um mundo em que cada ser humano tenha livre acesso à soma de todo o conhecimento.
Entre esses capítulo temos o brasileiro, que está sendo criado no formato de um movimento pelo conhecimento livre, não uma entidade legal, como todos os capítulos criados até hoje, exigência da fundação. Veja aqui mais informações sobre o capítulo brasileiro:
http://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Brasil
em especial nossa carta de princípios:
http://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Brasil/Carta_de_Princ%C3%ADpios
Como a fundação Wikimedia possui diversos projetos voltados a produção colaborativa de conhecimento, acredito ser mais adequado restringir o título a “projetos da Wikimedia Brasil” para podermos nos referir a artigos da Wikipédia em português e ao wiki do Adote um vereador, excluindo os outros projetos onde a atuação dos assessores de políticos de Brasília deve ser indiferente.
[]’s!
Seguindo a sugestão do Everton inclui o Brasil, no sobrenome da Wikimedia no título. Lembro porém que o texto cita claramente que se refere a Wikimedia Brasil.
Milton,
os voluntários da Wikimedia Brasil estão discutindo seu texto
http://groups.google.com/group/wikimediabr-l/browse_thread/thread/f9d02caa9afbe700
Me parece que algumas orientações deles estão melhores que as minhas. Não posso continuar acompanhando a discussão, no momento.
Observações:
1. Os projectos são da <b>Wikimedia Foundation</b>, nenhum capítulo (Como a Wikimedia Brasil) tem poderes editorias sobre os projectos,
2. Qual a metodologia que usas-te para dizer que os IPs de Brasilia "lideram" as tentativas de fraude?
Atenciosamente,
Ao contrário do que afirma o ser acima, o projeto não pertencem à Wikimedia Foundation, a Wikimedia Foundation auxilia e mantêm os projetos, não interfere nos conteúdos, ou nas políticas internas dos projetos.
Os projetos pertencem ao Movimento Wikimedia, (http://strategy.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_movement), que é algo bem maior do que uma Fundação que faz as tramitações entre o online e o offline.
E para quem estava na desconferência, lembro me de alguém soltar essa informação de que na Wikipédia os IPs de Brasília são os que normalmente vandalizam os artigos, e lembro me que não foi o Milton, logo o ataque é descabido.
Milton, fico muito contente com esse post, ignore ataques de certas usuárias que só atrasam o processo. A meu ver eu só mudaria de Wikimedia Brasil, para Movimento Wikimedia, apenas porque é mais global, já que a Wikimedia Brasil é um movimento, dentro de outro Movimento.
Abraço