Vereadores: Mais produção, menos transparência

 

Adote um VereadorO Movimento Voto Consciente concluiu levantamento sobre o trabalho da Câmara Municipal de São Paulo, em 2009, e constatou que aumentou a participação dos vereadores nas comissões, em compensação a falta de informação ainda é problema grave na casa.

A média de presença dos parlamentares nas comissões foi de 91% com apenas um vereador tendo tirado nota abaixo de sete – considerado insatisfatório para um parlamentar que é pago com dinheiro público para trabalhar. A produtividade das comissões também é animadora, descreveu Sônia Barbosa, uma das responsáveis da ONG no controle da câmara. Destaque positivo ainda para a diminuição dos projetos com vícios de iniciativa que passam pela Comissão de Constituição e Justiça – ou seja, projetos que se aprovados serão vetados por serem inconstitucionais.

A falta de transparência é dos problemas mais lamentados pelo Voto Consciente. O site tem cada vez menos informação. Por exemplo, os dados sobre a presença nas comissões no ano passado foram retirados e os deste ano sequer apareceram. Além disso, os vereadores prestam contas de apenas parte dos gastos que realizam, referentes a aluguel de carro, combustível, correio e etc. que somam R$ 14.800,00 por mês: “O gasto total dos gabinetes incluindo o salário dos assessores não é divulgado”, reclama Sônia.

Nesta segunda-feira, vamos mostrar mais alguns dados sobre a produtividade da Câmara Municipal de São Paulo, em 2009.

4 comentários sobre “Vereadores: Mais produção, menos transparência

  1. Quanto ao transporte público

    Milton Jung, sou pós-graduado em meio ambiente, desenvolvimento sustentável e questõe climáticas globais pela FAAP. Minha pesquisa científica de conclusão do curso foi sobre sustentabilidade no transporte coletivo e legislação ambiental. a conclusão da pesquisa é que essa atividade não atende a legislação ambiental, de licitação e de contrato. Seria ótimo debater sobre esse assunto. Para se ter uma idéia, o Corredor de Trólebus (Diadema/São Paulo/Brooclin (Morumbi), projeto aprovado em 1986 para operar com trólebus, foi modificado o objeto para operar com õnibus a dieesel poluente, sem estudo de impácto ambiental e sem as devidas licenças ambientais. Ilegalidades patrocinadas por agentes públicos que têm o dever de agir/servir conforme a Constituição e a Lei, em defesa do patrimônio público.

    Virgílio Alcides de Farias
    Advogado especialista em Direito Ambiental
    Contatos: 9666.5593 e 44740781

  2. É assim que me sinto, ter estudado mais de 10 anos da minha vida, tendo feito Graduação, especialização, MBA e ter título de Dr.Hc em Economia e Filosofia.
    Me sinto um bos…, pois a sociedade mentecapta que atualmente estamos inseridos nos causa pavor das inversões de valores; “Bruninha Surfistinha, candidata ao melhor filme de 2011″…” Novela da Globo, fonte de cultura e lazer”, Pinga Sangue da Record e Bandeirantes melhores programas de diversão.

    Mãe que joga filho no lixo, bandidos que trocam tiros com a polícia, fraudes daqui e fraudes dali, Politico achando-se no direito de falar em Bolling, estradas violentas, cidades violentas, individualidade a flor da pele, nada de coletivo só EGO!

    Os alunos não querem estudar, só ‘twiitar”, “Orkutar”, “facebookar”, “msnar”, e outras porcarias, que os bam-bam-bam das mídias batizaram de redes sociais, já vi muita gente de danar de verde e amarelo com essas malditas redes; se expõe demais, depois se ferra, fala demais depois paga por isso.

    Estamos em estado de letargia profunda, com o cérebro amortecido, os caras do 666, so Big Brother de 1984, do Admirável Mundo Novo e Zardoz, conseguiram nos tornar peças de um quebra cabeça nefasto. Não há mais senso crítico, ou não há mais senso algum.

    Estamos nos acostumando a tudo, tudo ficou normal, prostitutas sendo reconhecidas como escritoras de best seller, analfabetos sendo condecorados e recebendo comendas, bandidos sendo valorizados e qualquer vagabundo(a), tem mais valor que você. É só ter um carro do ano ou ter 5 minutos de fama.

    Brasil? Os estrangeiros riem de nós, não temos mão-de-obra técnica para nada, não temos pensadores, nas unis… da vida, que formam doutores em 2 anos, os alunos não sabem nem quem foi Osvaldo Aranha, Floriano Peixoto ou Rui Barbosa, não sabem a regra de 3 e nem o nome da capital da Austrália.

    As organizações forçam a todos falarem a língua inglesa e espanhola, mas o bom e velho português com suas conjugações verbais, concordâncias e adverbos, muitos nunca souberam, tem muita gente universitária que fala: – “sair pra fora, subir pra cima ou entrar pra dentro”… me desmintam se erro.

    Por fim digo, Brasil se queres crescer… se preocupe com a novas gerações, pois estas estão perdidas, os nascidos nos anos 80, estão com problemas e sérios. A turma dos 90, 2000 pra frente poderão ter uma chance melhor. Mas cabe a sociedade prepará-los.

  3. Sou ouvinte assiduo da CBN, e admiro a forma que a emissora aborda os assuntos do dia a dia, de forma ética e atualizada. Hoje fiquei surpreso com a charge a respeito do Silvio Santos, absolutamente desatualizada no tempo e no espaço, pois os carnes do Baú já não existem ha muito tempo, acho um temendo desrespeito com um empresário honesto deste País, pois quem acompanhou sua trajetória sabe muito bem que ele sempre foi um empresario de retidão.

  4. Já venho observando e acredito que muitos também já notaram isso. Patriotismo, isso é o que está faltando! Não existe Brasileiros de coração e sim, só, de nascimento. Podemos dizer que muitos estrangeiros que vivem no Brasil, são mais Brasileiros que os próprios “Brasileiros”.
    O que está faltando é o “AMOR” ao país. Quem ama não destrói, e sim contrói. Quem ama não faz por dinheiro e sim pelo bem estar que se sente após uma obrigação bem cumprida.
    Nas novas eleiçoes, não precisamos votar naquelas pessoas ditas “capazes” mas sim naquelas que querem mudar para o bem, naquela que tenha boa vontade de construír um país digno e forte para que em futuro não muito distante possamos erguer a cabeça e dizer com orgulho, “Eu sou Brasileiro”.

Deixe um comentário