Trólebus mais moderno chega 2a. às ruas de São Paulo

 

Novo ônibus elétrico sai as ruas semana que vem com gerenciamento eletrônico das operações, telas LCD para informações a passageiros e motoristas

Trólebus mais moderno (Foto de Alexandre Bernerdes)

Por Adamo Bazani

Um novo modelo de trólebus, mais leve, mais tecnológico e mais econômico sairá às ruas de São Paulo, nessa segunda-feira, 29.03, em mais uma etapa do teste que se realiza, neste momento na garagem da Viação Himalaia, na zona leste de São Paulo. O “Ponto de Ônibus” teve acesso em primeira mão ao novo veículo.

Para rodar em São Paulo, o trólebus transportará galões de água ou sacos de areia que simularão o peso dos passageiros e permitirão melhor avaliação do comportamento dele em parte das linhas existentes.

O veículo é resultado de parceria entre a TuttoTrasporti, que desenvolveu o chassi, a Ibrava, responsável pela carroceria, a WEG, pelo motor de tração, além da Iluminatti e da Bosch, que ficaram com o gerenciamento, sistema de operação e integração do conjunto.

De acordo com o diretor comercial da Iluminatti Tecnologia, Edson Corbo, o trólebus paulistano traz inovações nunca antes usadas no Brasil. Por exemplo, o sistema de refrigeração de tração a água, em vez de ar: “Isso traz um enorme ganho operacional ao veículo. Em primeiro lugar, com este sistema ele pesa menos 400 quilos em relação aos trólebus mais modernos já desenvolvidos no Brasil. A ausência deste “peso morto” faz com que as operações sejam mais rápidas, o consumo de energia melhor e possibilita que o veículo leve mais passageiros, pois além de mais leve, o sistema de refrigeração a água ocupa menos espaço no trólebus”.

A lógica é que com menos peso do equipamentos, o ônibus precisa fazer menos força para se locomover, gasta menos energia e tem um desempenho em arranques e velocidades melhorados.

O novo trólebus também conta com uma inovação batizada Multiplex – um computador a bordo que gerencia a parte técnica e operacional embarcada na carroceria, como nivelamento do veículo, funcionamento de dispositivos (entre eles, as portas ) e sinalização e aceleração, por exemplo. A vantagem é que o sistema, além de permitir melhor controle sobre o ônibus, elimina o excesso de fios dos componentes por ser uma rede microprocessada.

Outra inovação, apresentada pela Iluminatti é a tecnologia IHM – Interface Homem X Máquina. No painel, o motorista contará com uma tela de LCD, que acionada apenas pelo toque dos dedos, mostra toda a performance do veículo, para que o motorista possa operá-lo melhor. “Assim, qualquer possível problema pode ser detectado de maneira rápida e corrigido ainda durante a operação” – garante Edson. O IHM também tem uma memória sobre o histórico de operação do dia do ônibus. Frenagens bruscas, defeitos no sistema e pontos de consumo maior de energia fazem parte dos registros. Isso facilita a manutenção do ônibus e permite traçar parâmetros operacionais para uma condução mais econômica e viável por parte do motorista.

Segundo Edson Corvo, diretor Comercial da Iluminatti Tecnologia, o ônibus elétrico é monitorado o tempo todo: “O sistema Multiplex  permite o gerenciamento por computador de bordo, o IHM, o gerenciamento total das operações, com registros de desempenho e forma como o veículo foi conduzido, além disso, o trólebus tem um sistema de GPS, que permite monitoramento em tempo real por profissionais na garagem, enquanto o veículo estiver nas ruas. Hoje o grande diferencial da indústria e da economia é a informação. E este trólebus foi concebido para privilegiar a informação em diferentes níveis”.

O passageiro também será privilegiado com informações a bordo, de acordo com o gerente comercial. Em parceria com a Bosch foi desenvolvido um sistema de comunicação, com telas de LCD dentro do ônibus, para os passageiros verem qual o próximo ponto de parada, o trajeto do serviço, horários e informações de utilidade pública ao longo da viagem. A parceria com a Bosch possibilitou a instalação no veículo de câmeras internas e externas para aumentar a segurança e ajudar a monitorar os serviços.

Edson adiantou que há estudos para que mais trólebus deste modelo contem com baterias armazenadoras da energia absorvida da rede aérea e produzida pela frenagem do carro: “Em caso de queda de energia da rede, queda do pantógrafo ou mesmo para deslocamentos pequenos dentro da garagem, o trólebus poderá funcionar independentemente da rede aérea por alguns quilômetros, dependendo do tipo de bateria instalada. Isso, além de deixar o tóolebus mais flexível no trânsito, vai permitir que se construam garagens de trólebus mais baratas, com redes aéreas menos complexas. Se depender da indústria nacional, o trólebus que já é ambientalmente mais vantajoso e tem uma durabilidade maior, vai se tornar um veículo menos caro e mais atraente para o frotista e gerenciador público”.


Leia também: “Tecnologia nacional faz transporte coletivo mais limpo”

Adamo Bazani é busólogo e jornalista da rádio CBN. Escreve, originalmente, às terças-feiras no Blog do Mílton Jung, mas nunca perde o bonde da história.

N.B: A imagem foi feita por Alexandre Bernardes

13 comentários sobre “Trólebus mais moderno chega 2a. às ruas de São Paulo

  1. Que excelente notícia, esse sistema poderia ter sido melhorado ao longo dos anos e hoje teríamos uma cidade bem mais silenciosa e com ar mais limpo.

    Dá pra sonhar com a expansão do sistema em corredores exclusivos de alta capacidade. Para ficar perfeito e manter limpas as águas, só faltaria tocar os pneus por trilhos, afinal o resíduo da borracha é fonte poluidora tb, vide Curitiba.

  2. A matéria está mais completa do que a matéria que foi publicado pelo jornal Diario de São Paulo, infelizmente os veiculos de comunicação ou omitem ou não levam em consideração alguns aspectos do que realmente acontece, e isso está sendo muito bem abordado pela série de informações e reportagens tanto pelo blog quanto pelo competitissimo Âncora Milton Jung.

    Abraços
    Marcos galesi

  3. Mas se não fosse o Milton ter a sensibilidade de atentar para o quão importante é o tema transporte, desde dua história até suas inovações, não teria este espaço para tentar fazer materias relativamwnte legais. Por isso, o indicio como co-autoria no processo rsrsrs

  4. Excelente matéria, esse sistema poderia ter sido melhorado ao longo dos anos e hoje teríamos uma cidade bem mais silenciosa e com ar mais limpo.

    Dá pra sonhar com a expansão do sistema em corredor!!!
    Mas, para ficar ainda melhor teria que ser gerenciado pela prefeitura como antigamente, ou por uma empresa como a Metra que investe em transporte limpo.
    Alexandre Bernardes

  5. Mais uma ótima reportagem!

    Oque para nós será uma grande inovação, outros países que operam trólebus, a marcha autonoma já é uma velha aliada…
    Parabens ao consórcio de empresas que desenvolveram o “trólebus Ibrava”, que vai mostrar a SPtrans oque realmente são os elétricos!

    Abraços

    Renato Lobo

  6. Prezado Amigo Milton Jung
    Para mim é um grande prazer em ajudar e participar destas matérias na qual foram postadas, prestigio seu trabalho e ainda por cima quero marcar um dia para ter o privilégio de conhecê-lo pessoalmente e cumprimentá-lo pela competencia e credibilidade de nós ouvintes da CBN. No que precisar de mim e de nossos parceiros o RESPIRA SÃO PAULO, DEFESA DO TROLEBUS E TWITTER E BLOG VIA TROLEBUS, estaremos sempre à disposição, para defendermos não só o trolebus mas também todos os meios de transportes não poluentes.

    Também ressalto que o Adamo Bazani para mim é um dos maiores repórteres, porque o verdadeiro repórter não se atenta só às noticias e os fatos, atenta principalmente aos pequenos detalhes que enrriquecem o verdadeiro jornalismo.

    aproveito a oportunidade e convido-o para participar de nossa comunidade no orkut o DEFESA DO TROLEBUS o link está abaixo.
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=5160528

    Um grande abraço
    Marcos Galesi

  7. O Sistema Trólebus de São Paulo necessita de revitalização intregrada, permitindo que todo o sistema de transporte se beneficie. Assim, trólebus significa contribuição direta e imediata ao meio ambiente. E este meio ambiente, que é nossa vida, agradecerá demais se os governantes acordarem para ele.

  8. O corredor de ônibus que liga São Mateus ao Jabaquara, foi toda formulada para receber Trolebus, inclusive os postes foram instalados, porém em alguns trechos os veículos eletricos nunca chegaram e foram substituidos pelos movidos a diesel, aqueles postes ficaram por muito tempo sem função até que receberam lâmpadas e hoje servem com meras luminarias, fica evidenciado que não há interesse algum em intensificar esta modalidade muito mais limpa, economica e de baixa manutenção, gostaria só de saber o motivo. O que tera a SPtrans para dizer? Duvido que nos convenceria.

  9. Porque as concessionárias de energia não incentivam as redes de trólebus?

    Elas não tem interesse em tomar o lugar das distribuidoras de diesel, trocando os onibus por trólebus?

    E o governo (estadual, municipal, federal), porque não promove a troca das frotas de onibus diesel por elétrico, visando a redução do barulho e da poluição nas ruas? O aumento da saúde da sociedade pagaria o investimento.

    Antigamente, o problema dos trólebus era que não podiam se deslocar quando a rede ficava sem energia. Se hoje já tem bateria para ser “back-up” da rede, como o Adamo falou no post, este problema é parte do passado.

  10. Desativação da frota de trólebus.

    Os fatos ocorridos em março de 2010 referem-se à desativação de dez trólebus em condições de uso com os seguintes prefixos: 4-1501, 4-1505, 4-1507, 4-1510,
    4-1511, 4-1515, 4-1522, 4-1524 e 4-1530.

    Segue a foto do pátio da garagem Santo Amaro, na Av. Cuido Caloi, onde vemos dois destes veículos desativados agora, junto a outras dezenas de trólebus desativados há alguns anos. Os outros veículos estão escondidos entre os outros ônibus.

    Dois dos nove trólebus desativados em Março de 2010, na Garagem Santo Amaro.

    Entendemos que como ainda não há novos trólebus adicionais (somente onze veículos novos foram entregues até agora) os trólebus ainda em tráfego não devem ser desativados.
    A substituição deverá seguir o mesmo ritmo da chegada de novos veículos.

    Podemos continuar afirmando que a SPTrans desativou dezenas de trólebus em perfeitas condições de uso, desde 2001, representando um desperdício do dinheiro público que, literalmente, se desfaz nas garagens-cemitérios da SPTrans.

    1° – Em setembro de 2003, com a desativação dos trólebus do Corredor Santo Amaro, 37 trólebus novos (NEOBUS/MBB/Gevisa), somente com 5, 6 anos de utilização foram encostados quando poderiam ser transferidos para a Garagem Tatuapé que continuou operando. Sua vida útil de 15 anos ainda irá expirar em 2012/2013, porém, estes veículos foram mantidos nos pátios da SPTrans se deteriorando até hoje.

    2°- No quarto leilão de trólebus em 20 de Julho 2006, 60 trólebus, reformados entre 1996 e 1997, foram postos a venda, dos quais 24, que tinham recebido equipamentos elétricos novos, foram comprados pela empresa que opera trólebus no conceituado Corredor Metropolitano da EMTU, na Grande ABC, os quais estão em operação normal, em regime intenso, até hoje!
    Por que estes trólebus, paralisados pela SpTrans e considerados inúteis, são perfeitos para o sofisticado Corredor da EMTU?

    3°- Entendemos que a compra dos restantes 129 novos trólebus devem ter prioridade, uma vez que faz parte de escopo do contrato de concessão da Área 4 –Leste, cujo cronograma está atrasado. Entendemos também as dificuldades na compra dos novos veículos e parabenizamos a SPTrans pelas inovações tecnológicas empregadas nestes novos veículos, que se equiparam com as mais sofisticadas, empregadas em outros países.

    Atenciosamente

    Jorge Françozo de Moraes
    MOVIMENTO RESPIRA SÃO PAULO

  11. Olá, Ádamo Bazani e Milton Jung! eu sou o Rodrigo, tenho 31 anos e moro no Grajaú; eu tenho certeza que, infelizmente, 9 anos se passaram e os trólebus em geral, que operavam os bairros das zonas norte, sul e oeste, estão cada vez mais parados e até podres nas garagens das empresas. Até hoje a maioria dos trólebus só circulam os bairros das zonas central e leste e nos outros bairros em geral só circulam os ônibus movidos ao óleo diesel normal e poluente; a grande parte da população está morrendo vítima de problemas respiratórios e os pulmões estão cheios de fumaça do óleo diesel. Por isso nós preferimos encher os nossos olhos de fios aéreos que se instalam nos postes aéreos do que encher os nossos pulmões de fumaça do óleo diesel que causa as graves doenças nos nossos pulmões, porém, os políticos, os governadores e os prefeitos não estão nem aí com essa providência que está sendo tomada por todas as pessoas devido as questões, as discussões e até as burocracias polêmicas e por isso até hoje esses projetos dos trólebus que circularão os 96 bairros distritais e periféricos da cidade de São Paulo não saíram do papel. Nós estamos todos indignados com essa situação e queremos que os trólebus voltem a circular os bairros das zonas norte, sul e oeste e, além dos bairros das zonas central e leste, coloquem e implantem os trólebus nas linhas das empresas de ônibus 1 (verde claro), 2 (azul escuro), 3 (amarelo claro), 4 (vermelho claro), 5 (verde escuro), 6 (azul claro), 7 (vermelho escuro), 8 (laranja) e 9 (cinza) em 96 bairros distritais e periféricos da cidade de São Paulo e também em todos os terminais de ônibus, principalmente nos terminais Grajaú e Varginha. Vamos todos cobrar dos políticos, dos governadores e dos prefeitos. Se a providência não for tomada com a urgência e nem sair do papel, todos nós ficaremos cada vez mais tristes com essa situação; mas, se ela for tomada com a urgência e sair do papel, aí sim que todos nós ficaremos alegres e gratos. A partir deste momento São Paulo vai começar a mudar de uma vez por todas para melhorar o ar que respiramos e anunciar a propaganda dos trólebus que serão implantados em todos os 96 bairros distritais e periféricos de São Paulo dentro e fora do horário eleitoral e político em todas as emissoras de rádio e de televisão e também em todos os jornais e em todas as revistas. E outra coisa: todos os ônibus movidos a óleo diesel têm os motores barulhentos, soltam muita fumaça, são desconfortáveis e deixam todas as pessoas doentes porque algumas não agüentam mais ficar o tempo todo em pé e as outras não agüentam mais ficar o tempo todo sentadas, enquanto dentro de todos os ônibus estão cheios demais 24 horas durante 7 dias por semana (de domingo a sábado) e 12 meses por ano (de janeiro a dezembro); mas todos os trólebus movidos a eletricidade aérea são bem diferentes: eles têm os motores silenciosos, não soltam muita fumaça, são bem confortáveis e chegam até melhorar o ar que respiramos a mesma coisa acontece com o metrô. Quando eu era criança, eu morava no Capão Redondo próximo ao Campo Limpo com o Morumbi e o Butantã, onde até hoje não circulam todos os trólebus e hoje eu moro no Grajaú próximo a Parelheiros depois de Interlagos, onde até hoje também não circulam todos os trólebus e os 96 bairros como eu citei todos eles. Vamos todos colaborar com os projetos de mais de 27 milhões de trólebus entre 15 e 20 metros que serão apresentados, analisados, testados e implantados direitinho para que eles saiam do papel com o prazo marcado para o tempo correto, definido e determinado através do programa expandido da prefeitura e do governo chamado “POLUIÇÃO ZERO” que será fundado entre janeiro de 2013 e janeiro de 2014. Vamos testar mais de 27 milhões de trólebus de 15 a 20 metros com as baterias recarregáveis, as alavancas automáticas que levantam e abaixam as muletas, a ventilação forçada e o gás natural quando acontece um blecaute, ou seja, a falta de energia elétrica que atrapalha os trólebus e o trânsito, vamos também tapar todos os buracos das vias públicas e colocá-los em ação em 96 bairros distritais e periféricos, para que não aconteça a falta de energia elétrica, que os trólebus andem com a energia desligada através das baterias recarregáveis, das alavancas automáticas que levantam e abaixam as muletas, da ventilação forçada e do gás natural e que os trólebus nunca mais sejam extintos como aconteceu no governo da então prefeita MartaSuplicy que simplesmente acabou com todos os trólebus, menos na Zona Leste e no Centro da cidade. A Marta era a boa prefeita, mas ela não deveria odiar todos os trólebus à eletricidade e sim odiar todos os ônibus ao diesel porque ela sabe muito bem que os trólebus à eletricidade purificadora têm os motores silenciosos, não soltam muita fumaça, são bem confortáveis e até melhoram o ar que respiramos assim como o metrô e sabe que os ônibus ao diesel poluidor têm os motores barulhentos, soltam muita fumaça, são desconfortáveis e deixam todos doentes, tanto os que ficam em pé o tempo todo como os que estão sentados o tempo todo. Não só em São Paulo inclusive capital, região metropolitana inclusive Osasco e região e Guarulhos e região, litoral e interior, mas em 26 estados brasileiros inclusive capitais, regiões metropolitanas, litorais e interiores de todo o Brasil e os 42.000 ônibus a diesel se transformarão em trólebus a eletricidade. Eu faço a pergunta: Qual é a diferença entre os postes aéreos e os postes subterrâneos? A diferença é que muitos dizem que os postes aéreos poluem visualmente a cidade, porém não é verdade; os trólebus funcionam através dos postes aéreos de concreto. Se os trólebus param de rodar por falta de energia, a Eletropaulo faz manutenção correta e eficaz; Mas, se eles são retirados e removidos, como é que ficam os trens das estações e as torres que estão nos matos vazios? Os carros, as motos, os caminhões e os ônibus batem nos postes de concreto e as árvores caem sobre eles e aí é a falta de energia elétrica. Os postes aéreos representam a segurança em todas as vias públicas. Agora a diferença é que não adiantam colocar os postes subterrâneos de metal e enterrar os fios e cabos porque os ladrões quebram os tampões, roubam os fios e os cabos e até os transformadores, os animais roedores vivem embaixo do solo para eles roerem os fios os cabos, durante a enchente esburacam as vias públicas, eles ficam expostos e quem pisa nos fios e nos cabos expostos morre eletrocutado, os carros, as motos, os caminhões e os ônibus batem também nos postes de metal e as árvores caem sobre os postes de metal e até os transformadores explodem e pegam o fogo, como acontece lá no Rio de Janeiro. A diferença é que os postes aéreos são de concreto e os postes subterrâneos são de metal. Atenção todas as pessoas que moram em Santo Amaro e no Morumbi, na Zona Sul, em Pinheiros e no Butantã, na Zona Oeste, na Casa Verde, na Freguesia do Ó, em Santana, no Mandaqui e no Tucuruvi, na Zona Norte e também de todo o Brasil, não fiquem tristes com essa situação dos trólebus que apodreceram porque a partir entre janeiro de 2013 e janeiro de 2014 mais de 42.000 ônibus a diesel se converterão em os trólebus a eletricidade e a partir daí todas as pessoas de todo o Brasil ficarão alegres e contentes ao receberem os trólebus que circularão em 27 estados brasileiros e o Brasil respirará o ar mais fresco, mais puro, mais limpo, mais forte e mais saudável. Em todo o Brasil mais de 85.000 ônibus a diesel antigos servirão para escolares e também para as polícias militares e civis e até para as guardas civis metropolitanas para a transferência de presos para os presidiários, desde que eles tenham as boas condições de uso. Atenção SPTrans, e todas as empresas de ônibus de todo o Brasil, acabem de uma vez por todas com a burocracia maldita, transformem os 42.000 ônibus a diesel em trólebus a eletricidade, implantem mais de 27 milhões de trólebus, ouçam e coloquem em prática as palavras do presidente do PRTB – Partido Renovador Trabalhista Brasileiro Levy Fidélix: “Os impostos e os custos altos dos trólebus têm que diminuir bastante até zerar todos eles totalmente o mais rápido possível.” E tem mais novidades: Entre outubro e novembro, todo o final de ano acontece a última prova do grande prêmio do Brasil de fórmula 1 no autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo e no autódromo de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro e em várias ruas, avenidas e praças dos autódromos de Interlagos, em São Paulo e de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, mais de 27 milhões de trólebus de 15 a 20 metros, que circularão entre 2013 e 2014, em todo o Brasil terão nos itinerários o expresso fórmula 1 para mais de 250.000 pessoas que moram e assistem a corrida de fórmula 1 e para que várias pessoas possam ter o prazer em andar de trólebus. A Eletropaulo que trocou os postes e de todos os materiais deles e também trocou aslâmpadas de mercúrio por lâmpadas de vapor de sódio está fazendo a reforma geral em 6 tipos de luminárias antigas que foram fabricadas no fim dos anos 60 e no início dos anos 70 para recolocar os 6 tipos de luminárias antigas e reformadas em todos os postes e em todos os 96 bairros distritais e periféricos de São Paulo, em Santos e em Sorocaba e região e terão em 6 tipos de luminárias antigas e reformadas vários pontos de lâmpadas de vapor de sódio das cores amarelas e brancas intensas e fortes para segurança noturna. E, além de implantar mais de 27 milhões de trólebus em todo o Brasil através do programa “POLUIÇÃO ZERO”, vamos implantar também mais de 27 milhões de micro trólebus a eletricidade e gás natural para que eles também andem com a energia desligada com a ventilação forçada, as baterias recarregáveis e as alavancas automáticas que levantam e abaixam as muletas em todo o Brasil e em São Paulo e os 96 bairros distritais e periféricos da capital paulista, transformando os microônibus a diesel em micro trólebus a eletricidade. Vamos também regular os motores dos caminhões, dos ônibus turísticos, escolares, etc…, os carros e as motos para melhorar o ar da grande cidade e eu quero que todos do Brasil inteiro me respeitem como eu respeito a todos. A partir de agora não vamos mais dizer que os trólebus e os micro trólebus são caros e que não pagam a manutenção e a conta cada vez mais alta, pois agora vamos dizer que os trólebus e os micro trólebus serão baratos que vão pagar a manutenção e a conta cada vez mais baixa. “Será que eu estou certo ou estou errado? Me ajuda aí, pelo amor de Deus!” eu disse como o José Luiz Datena. Que tal instalar os cabos aéreos para os trólebus na Avenida Dona Belmira Marin, Estrada de Itaquaquecetuba, Avenida Senador Teotônio Vilela, Avenida Sadamu Inoue, Avenida Presidente João Gourlat, Avenida Lourenço Cabreira, Avenida Manoel Alves Soares, Rua Jequirituba, Avenida Rosália Ianini Conde, Avenida Paulo Guilguer Reimberg, Avenida Atlântica ( antiga Robert Kennedy ), Avenida Interlagos, Estrada do Alvarenga, Avenida Nossa Senhora do Sabará, Avenida Yervant Kissajikian, Avenida Cupecê, Avenida Guarapiranga, Estrada do Guarapiranga, Estrada do M´Boi Mirim, Avenida João Dias, Estrada de Itapecerica, Estrada do Campo Limpo, Avenida Maria Coelho Aguiar, Avenida Professor Francisco Morato, Avenida Morumbi, Avenida Giovanni Gronchi, Avenida Carlos Caldeira, Avenida Carlos Lacerda, Avenida Vereador José Diniz, Avenida Ibirapuera, Avenida República do Líbano, Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini, Avenida Doutor Chucri Zaidan, Avenida Jornalista Roberto Marinho, Avenida Professor Vicente Rao, Avenida dos Bandeirantes, Avenida Washington Luís, Avenida Moreira Guimarães, Avenida Rubem Berta, Avenida 23 de Maio, Avenida Paulista, na Rua Augusta, na Rua da Consolação e vários outros pontos públicos e até nas marginais Tietê que liga as zonas norte, leste, Guarulhos e região e Pinheiros que liga as zonas sul, oeste, Osasco e região? Quando fala do Brasil inteiro, quer dizer que vai de leste a oeste e de norte a sul, concluindo as 5 regiões brasileiras. E, quando fala da cidade de São Paulo, quer dizer que vai de leste a oeste e de norte a sul da cidade de São Paulo e, quando fala do estado de São Paulo, também quer dizer que vai de leste a oeste e de norte a sul do estado de São Paulo. A partir de agora e no futuro bem próximo vamos aumentar bastante o grande número de trólebus em todo o Brasil, concluindo 5 regiões brasileiras, 27 cidades brasileiras e 27 estados brasileiros. Que todos possam e devem concordar e colaborar comigo, vamos aceitar esse desafio, arregaçar as mangas, entrar no acordo e mãos à obra. Tragam as boas notícias para as todas as pessoas de todo o Brasil e todas as pessoas de todo o Brasil vão dizer o seguinte: “Adeus, ônibus e microônibus movidos ao óleo diesel poluidor do ar e sejam bem-vindos, trólebus e micro trólebus movidos à eletricidade purificadora do ar!” Aí os trólebus são transportes turísticos e históricos que no futuro nunca mais serão extintos e abandonados como se fosse o lixo e todas as pessoas de todo o Brasil andarão sempre nos trólebus totalmente confortáveis para que todo o Brasil seja o país mais forte, saudável, puro e limpo.São Paulo terá no máximo mais de 1 milhão de trólebus movidos a gasóleo e a eletricidade de 15 a 20 metros de largura em 47 empresas de ônibus para toda a cidade e em várias outras empresas de ônibus para todo o estado.O Brasil também terá no máximo mais de 27 milhões de trólebus de 15 a 20 metros de largura movidos a gasóleo e a eletricidade em todas as empresas de ônibus brasileiras e em todo o território nacional de 5 regiões brasileiras desde São Paulo até o Rio Grande do Sul.

    Outra vez estou enviando a minha matéria sobre os trólebus como eu enviei há 5 anos para as páginas da internet sobre os trólebus.
    Agora eu faço a pergunta: Qual é a diferença entre os ônibus híbridos e os trólebus híbridos?
    A diferença é que os ônibus híbridos são movidos a óleo diesel e a eletricidade sem as duas muletas que alimentam os cabos aéreos e flexíveis, poluem o ar de todas as grandes cidades do Brasil e deixam todas as pessoas tão doentes que elas gastam os milhões de reais em dinheiro com os remédios que não curam direito devido a poluição do ar que é igual o cigarro que provoca o câncer nos pulmões, na boca e várias outras partes do corpo e mata as pessoas.
    É por isso que todos os hospitais estão cheios de pessoas que estão internadas com os problemas respiratórios por causa da poluição que contamina o ar que respiramos e o meio ambiente.
    Agora a diferença é que os trólebus híbridos são movidos a gás natural e a eletricidade com as duas muletas que alimentam os cabos aéreos e flexíveis, não poluem o ar de todas as grandes cidades do Brasil e melhoram o estado de saúde das pessoas e o meio ambiente.
    Nós vamos mandar o prefeito Fernando Haddad e o governador Geraldo Alckimin implantarem os 27 milhões de trólebus híbridos movidos a gasóleo e a eletricidade com as duas muletas que alimentam os cabos aéreos e flexíveis em todas as cidades brasileiras e em todos os estados brasileiros para que eles andem com a energia elétrica desligada com as duas muletas levantadas ou abaixadas através das baterias recarregáveis, da ventilação forçada, do gás natural e das alavancas automáticas; de agora em diante todos os trólebus híbridos não só circularão no Centro e na Zona Leste, nem nos 96 bairros distritais e periféricos da cidade de São Paulo e nem todo o estado de São Paulo.
    Eu vou avisar a todos que andam de ônibus a diesel e de ônibus híbridos em todo o Brasil pela última vez: Se todos os trólebus a eletricidade e todos os trólebus híbridos não forem implantados entre janeiro de 2013 e janeiro de 2014 e se forem desativados de novo como aconteceu há 50 anos atrás no Brasil e no início de 2001 por todos os bairros, menos na Zona Leste e no Centro da cidade de São Paulo, infelizmente todos ficarão mais tristes, decepcionados, ficarão mais doentes e até morrerão de problemas respiratórios nos hospitais, em casa, etc…
    A ECOFROTA foi fundada no dia 13 de fevereiro de 2011 pelo então prefeito Gilberto Kassab e é o programa do biodiesel que polui menos o ar e serve para os caminhões, ônibus turísticos, escolares e vários outros serviços públicos e tratores; mas os trólebus e os trólebus híbridos são os melhores transportes públicos que não poluem o ar e nem ameaçam a saúde e o meio ambiente.
    Por isso a partir entre janeiro de 2013 e janeiro de 2014 serão implantados os 27 milhões de trólebus híbridos e 27 milhões de trólebus a eletricidade entre 15 e 20 metros e eles circularão por todo o Brasil.
    O que todos nós estamos esperando para termos os 27 trólebus e os 27 trólebus híbridos em todo o Brasil?
    Será que vão demorar a sair do papel por todos os séculos?

Deixar mensagem para Adamo Cancelar resposta