Aprovado novo trólebus com tecnologia nacional

 

Veículo mais leve e com tecnologia desenvolvida no país para evitar o impacto no meio ambiente passou por todos os testes e recebeu aval da SPTrans para rodar na cidade de São Paulo.

Trólebus mais leve e mais limpo


Por Adamo Bazani

Agora é definitivo! São Paulo vai contar de fato com um trólebus novo, que traz soluções inéditas e prova que o Brasil tem condições de fabricar veículos de transporte coletivo com tecnologia limpa. Nasexta-feira, 18 de junho, a SPTrans – São Paulo Transportes – bateu o martelo e aprovou o trólebus Ibrava/Tuttotrasport/Iluminatti/WEG, a partir de critérios relacionados as novas normas de operação, segurança e conforto.

“Para nós a ansiedade foi muito grande. Apesar de contratempos normais na elaboração de qualquer produto novo, as etapas de concepção até a finalização do trólebus ocorreram como esperávamos. Mas, olha, o coração acelerava a cada dia. É uma tecnologia nacional, uma solução totalmente brasileira, o que vale ser destacado. Foi como o nascimento do primeiro filho de um recém-casado” – declara satisfeito Edson Corbo, da Iluminatti, umas das empresas envolvidas na concepção do novo trólebus.

Ele explica que o veículo se comportou de maneira satisfatória em todos os testes efetivos da SPTrans – São Paulo Transportes, gerenciadora do sistema municipal de ônibus de São Paulo. As avaliações começaram pra valer no dia 8 de junho. Entre os dias 9 e 10 houve os testes dinâmicos, que são aqueles nos quais, com equipamentos de referências de dados e com o atento olhar de técnicos, toda a operação do ônibus é simulada. Paradas em pontos, passagens pelas vias, relação com a rede elétrica aérea, peso simulando o dos passageiros. Tudo foi analisado nos mínimos detalhes.

Houve um contratempo em relação ao raio de giro, que leva em conta o quanto as rodas giram em manobras e curvas, ponto que é previsto na NBR 15570, que leva em consideração itens sobre conforto, segurança e operação dos veículos de transporte público. Mas o problema foi logo resolvido.

“Entrávamos cedo na garagem da Himalaia Transportes S.A, saíamos tarde, às vezes não tinha sábado, domingo, feriado” – relembra Edson Corbo sobre o trabalho da equipe durante todo o projeto, construção e adaptação do veículos.

A Himalaia é a única empresa que opera os cerca de 200 trólebus de São Paulo, que prestam serviços principalmente na zona Leste. Antes de 2001, quando boa parte das redes foi desativada, São Paulo chegou a ter cerca de 450 ônibus elétricos, que são totalmente não-poluentes.

São várias as inovações do veículo recém aprovado, que recebeu o prefixo 4 1901. O sistema refrigerado a água deixa o trólebus até 400 quilos mais leve, o que proporciona maior capacidade de transporte de passageiros, menos custos e desgastes de operação e melhor rendimento e aproveitamento da energia elétrica.

Toda a operação do trólebus pode ser monitorada em tempo real na garagem, terminais e no próprio ônibus. O IHN – Interface Homem Máquina – dá ao motorista, por meio de uma tela de LCD no painel do ônibus, todo o controle de tração e funcionamento. Já o sistema Multiplex permite oferecer informações em tempo real sobre as inclinações e estado da carroceria, funcionamento dos componentes e forma de operação. Os parâmetros sobre a forma de operação permitem que o motorista corrija eventuais falhas na hora e traz à garagem uma noção do comportamento dos operadores, o que pode gerar novos procedimentos mais eficazes de como dirigir e manter o trólebus. Todos estes sistemas de informação e tração permitem a redução da fiação interna do veículo, o que significa, menos peso ainda e mais eficiência.

Com o sistema de corrente alternada, mais eficiente que o de corrente contínua, e que permite o uso de eixos de tração nacionais, o novo trólebus disponibiliza de monitoramento por câmeras, que servem para segurança e auxílio do motorista nas operações. Monitores de LCD vão informar os passageiros sobre itinerários, horários e dicas úteis. A iluminação do salão de passageiros e área do motorista e cobrador também é moderna. Tudo por LED.

Participaram do projeto diversas empresas:

– Iluminatti: integração de todos os sistemas com carroceria, chassi e outros componentes.
– Bosch: câmeras de Vigilância, monitoramento e telas de informação ao usuário
– Tuttotrasporti: Chassi
– Ibrava: carroceria (a única no mercado planejada exclusivamente para trólebus, os outros modelos nas ruas, já são consagrados como veículos a diesel e foram adaptados para o sistema elétrico)
– WEG: motor e sistema de tração
– Dilmethoz: Sistema Multiplex de gerenciamento e informação operacional e itinerário
– Gardinotec: que desenvolveu sistemas modernos e exclusivos de compressores e de parte do sistema de suspensão

O melhor de tudo isso: todas estas empresas desenvolveram produtos brasieiros.

“Isso é prova que a indústria e as operadoras têm capacidade de desenvolvimento e prestação de serviços de veículos com tecnologia limpa. Algo que nos orgulha muito. Essa capacidade nacional prova que o trólebus é economicamente viável”.

Além do rendimento energético de um trólebus (o que faz mesmo o veículo andar) ser muito maior que os veículos a diesel, a energia no trólebus é aproveitada em 90% para movimento, enquanto no ônibus convencional o diesel só é aproveitado em torno de 45%, (o resto vira calor), o ônibus elétrico é mais seguro, dura até 3 vezes mais e não polui nada.

O próximo passo é aproveitar o lixo e sua queima, com estações dotadas de filtros especiais, para gerar energia elétrica e fazer os trólebus funcionarem, barateando ainda mais os custos de operação.

“Sabemos que isso é totalmente viável” – garante Edson Corbo da Iluminatti.

Apesar da aprovação total por parte da SPTrans, ainda a gerenciadora não estipulou uma data para as operações comerciais.

Adamo Bazani, repórter da CBN, busólogo e escreve no Blog do Mílton Jung

43 comentários sobre “Aprovado novo trólebus com tecnologia nacional

  1. Parabéns a todas as empresas envolvidas nesse novo TRÓLEBUS. Espero que venham mais Trólebus IBRAVA, para a cidade de São Paulo.
    Milton Jung e Adamo, nem preciso mais escrever que o trabalho que vocês fazem na divulgação e na defesa do sistema Trólebus é simplesmente sensacional. Parabéns mais um vez. Abraço a todos….

  2. Ótima notícia! Espero que seja um sinal da chegada de mais trólebus novos à nossa cidade! Eu realmente fiquei muito feliz quando soube que este belo e ecológico veículo foi aprovado, e, como admirador de trólebus, espero logo poder ter o prazer de andar nele!

  3. Putz grilo meu, agora estou muito feliz.
    Porem acho que se pegar um grafico de “bom momento” e “mal momento” dos Trolebus dos ultimos 30 anos, vai ver que isso ai tem mais especulação, e é mais incerto do que bolsa valores…

    Enfim, depende muito da gestão, espere que varias linhas voltem e eu veja a 9300 devolta *-*

  4. adamo bazani parabens a todos pela noticia e pela foto perfeita do trólebus ibrava espero que amanhã ele circule perfeitamente diz um amigo do orkut que ele vai estar na 2002/10 TERM.PÇA.DA BANDEIRA – TERM.PQ.D.PEDRO II .Agora quem puder dar noticias de onde ele estara circulando eu agradeço até amanhã amigos……….BOA NOITE………

  5. Finalmente! O protótipo tem tudo para dar certo, espero que ele seja o primeiro de vários! E mais uma vez é provado que o Brasil tem plena capacidade de fabricar trólebus de 1a qualidade!

  6. Muito interessante essa reportagem, além como relatado que este trolebus foi feito com tecnologia 100% nacional, agora a questão é a seguinte, será produzido em larga escala? (sendo que agora foi aprovado pela SPTrans)

    No geral Ádamo, parabés pela reportagem.

    Abraços.

  7. Grande noticia essa, pois confesso que eu com certeza muitas pessoas estávamos anciosos por essa aprovação desse Trólebus. Enfim vemos uma luz no final do tunel pois nos ultimos anos temos assistido o sucateamento e descaso do poder público em relação ao troleibus, e também estamos provando que é possível produzir aqui em solo brasileiro essa técnologia. Para béns Adamo pelo brilhante trabalho e Viva o Troleibus.

  8. A industria nacional é capaz de criar qualquer tecnologia, o BRASIL É CAPAZ, nossos tecnicos e Engenheiros o que falta é a vontade politica para difundir esta tecnologia.
    Agora seria o momento certo de se incentivar o sistema trolebus, pois está provado que temos industria para isso.
    Para baratear os custos e o preço do trolebus seria necessário transformar o TROLEBUS EM SÉRIE deveria haver incentivo à prefeituras de média e grandes cidades como CURITIBA que já tem corredor e que merecia ter trolebus, e aquelas cidades aonde há imensas subidas na qual os ônibus diesel sofrem para subir avenidas.
    Aqui em São Paulo se a prefeitura quizer podemos ser “exemplos” de transporte limpo e de tecnologia, basta o Prefeito Kassab que na sua promessa de campanha prometeu prioridade ao transporte elétrico, então que aconteça já esta revolução no transporte através do mais limpo dos transportes o SISTEMA TROLEBUS.

    Abraços aos amigos Milton e Adamo Bazani

  9. A industria brasileira mostra seu valor, e do que nós somos capazes, e isso podemos bater no peito e falar É TECNOLOGIA NOSSA, o que não consigo entender é que tem gente que tira o chapeú e bate palma para empresas do exterior e acham que fazem melhor dão que nós brasileiros eu sou sincero em dizer que aqueles que são contra os trolebus especialmente no Brasil, não é patriota, é,bom qualquer outra coisa mas patriota não é. Creio que algumas pessoas não tem idéia de que se a industria dos trolebus engrenar no Brasil quantas oportunidades de emprego irá gerar,quantos pais de familia serão beneficiados com empregos, quantos técnicos em tecnologia elétrica serão contratados enfim é uma indústria muito grande e promissora, infelizmente tem gente que não tem esta consciência e pagam pau para as multinacionais que estão interessadas em despejar produtos superados e rejeitados nos países de primeiro mundo, que impedem o progresso da nossa indústria nacional com seus poderosos lobbys,e que não geram emprego a nenhum brasileiro.
    Existe até projeto de aproveitamento de energia provindo da queima do lixo para gerar energia elétrica para os trolebus, O BRASILEIRO TEM MUITO VALOR e criatividade.

    PORTANTO QUE VENHAM MAIS TROLEBUS, bom para a SAÚDE DA POPULAÇÃO que não POLUEM e geram empregos diretos e indiretos e se deixarem até com a energia do lixo poderá mover o trolebus. PODER PÚBLICO ACORDEM POIS O CAMPO É GRANDE PARA O TROLEBUS.

  10. É com imensa alegria que leio essa matéria, e principalmente a aprovação deste trolebus.

    Para quem acha que trolebus é coisa do passado, está muito enganado. Trolebus ainda é o transporte do futuro, num mundo que está combatendo o aquecimento global e a poluição.

    Parabéns a todos, e principalmente, também, as pessoas que ainda gostam de trolebus e não o trocam por ônibus barulhentos e desconfortáveis. Uma pena que só existe trolebus em Santos/SP, São Paulo (Capital) e o corredor da Metra.

  11. Bela Matéria do amigo Adamo. Tive medo anos atrás, quando assistimos a um aparente sucateamento da frota de trolleybus. Hoje, porém, vemos que esta realidade não era a que aparentava ser. A renovação da frota é, sobretudo, sinal de que os tempos estão mudando, com uma nova concepção de idéia sobre os transportes elétricos. Seria triste se o destino fosse para os trolleybus igual foi para os trens e locomotivas de passageiros, que passaram por sucessivos processos de sucateamento, tanto na Fepasa quanto na Rede Ferroviária Federal. Louvável ainda mais é o fato da concepção tecnológica que dota este modela da Ibrava. Que venha o novo para São Paulo, uma nova tecnologia e uma nova responsabilidade ambiental, com uma grande pitada de patritismo, o que é brasileiro também tem valor (sem dúvida!)
    Abraços Adamo e parabéns pela matéria!!!

  12. Excelente notícia!

    Esperamos que agora o sistema de trólebus seja expandido em São Paulo, com a volta do Corredor Nove de Julho e Marquês de São Vicente, bem como a retomada de todas as recentes linhas extintas que utilizavam esse maravilhoso meio de transporte.

  13. Sem duvidas, é um grande passo dado para o futuro, precisamos a tempo de empresas parceiras para desenvolver um trolebus moderno, eficiente operacionalmente e viavel economicamente.

    Agora esse veiculo tem que ser testado 24 horas por dia para se avaliar a resistencia do mesmo e a Himalaia concretizar a sua compra.

  14. Ótimo! Interessante o fato de ser totalmente nacional e agora sim, tomara que dê tudo certo, para a aquisição de vários (afinal a Himalaia não tinha como comprar sem estar aprovado). São Paulo precisa recuperar os trólebus perdidos naquelas gestões irresponsáveis passadas, o Ibrava está aí, aprovado, e agora as esperanças de ter um sistema melhor em SP são muitas.

    Mas que vai dar saudades dos Torino GV, ah vai, quem gosta deve andar neles o quanto antes, rsrs.

  15. Finalmente uma luz no fim do túnel!!
    Eu sinceramente espero que este trólebus opere e que a SPTRANS INCENTIVE A CONTINUIDADE DESTE TRANSPORTE. Mais uma vez nosso amigo Adamo não deixa morrer a memória do ônibus. Por outro lado é preciso que se faça um esforço para a manutenção e AMPLIAÇÃO DAS REDES DE TRÓLEBUS NA CIDADE,para que que os empresários não aleguem falta de condições operacionais e deixem de operar estes trólebus como fizeram na ZONA NORTE.

  16. Espero que esta notícia faça a EMTU repensar sua política de ônibus á diesel,especialmente no novo corredor a ser inaugurado dia 31 de julho

  17. Ola Adamo

    Exelente noticia!
    Só nos resta saber se a SPTrans vai reativar as linhas que transitavam no corredor nove de julho.
    Porquê, para quem mora ao lado das avenidas nove de julho, são gabriel e avenida santo amaro, não é fácil ter que suportar e ficar inalando a fumaça emitida pelos onibus a diesel que por estas vias circulam.
    Cadê a cidade sustentável que os governantes tanto insistem em criar?
    Extensivo a todas as cidades brasileiras
    Chega de termos que ficar respirando fumaça de diesel.
    Abraços
    Armando Italo
    PS:
    Se o grande lobby das montadoras de onibus e caminhões a diesel não interferirem “sutilmente”

  18. Agora que foi aprovado nos testes internos, estamos preparando o veículo para iniciar operação; últimos ajustes.
    Em julho e agosto estará passando por todas as linhas atuais e completando o “circuito de testes”.
    Gostaria de agradecer a todos que de forma direta ou indireta contribuiram para esta evolução no sistema Trolebus da cidade de São Paulo. Especial agradecimento ao Sr. Agenor Boff (idealizador do veículo), ao Sr. Edson Corbo (Illuninatti) e ao Eng. Simão e sua equipe (SPTrans).
    Vamos continuar lutando para que este sistema prospere.
    Obrigado também ao Sr. Mílton que, assim como todos aqui, buscam melhorias para o meio ambiente e transporte.

    André Lissandre
    Presidente – Consórcio Leste 4

  19. Oi Adamo…parabens mais uma vez…

    Estou muito ansioso para andar neste veículo…Espero que sejam feita uma grande compra de novos trólebus na cidade, já que o edital de licitação da empresa Himalaia prevê isso…

    Agora não têm mais desculpas…

  20. COM TODOS OS AVANÇOS ESSA É UMA ÓTIMA NOTÍCIA.
    FALAR E FAZER SÃO DUAS COISAS DIFERENTES , MAS COMO AQUI COMENTAMOS MUITAS VÊZES SITUAÇÕES IDEAIS . SERIA BOM VER A ELETROPAULO TRABALHAR EM CONJUNTO COM A CETESB E ELETRIFICAR OS CORREDORES COM PÉSSIMA QUALIDADE DE AR , O QUE ACONTECE TODOS OS DIAS.TODOS FALAM , MAS O PAULISTANO SÓ DÁ ATENÇÃO À POLUIÇÃO QUANDO ACONTECE UMA INVERSÃO TÉRMICA E O SURTO DE CONJUNTIVITE E OUTROS MALES APARECEM .
    NACIONALISMOS A PARTE , QUANTO AO ÔNIBUS REALMENTE , CONCLUI QUE :
    A MARCOPOLO PERDEU UMA EQUIPE DE ENGENHEIROS MUITO BOA .O ONIBUS É LINDO E O PERFIL DA CARROCERIA É MUITO SUAVE. A WEG FÊZ A SUA PARTE . O MOTOR DESENVOLVE 185 KW O QUE PASSA PRÓXIMO DE 240 HP , NUM MOTOR DE CORRENTE ALTERNADA .ATÉ POUCO TEMPO ATRAS USAVA-SE ÓLEO DIELETRICO COMO REFRIGERANTE DE MOTORES ELÉTRICOS . A ADOÇÃO DE ÁGUA REDUZ O RUÍDO , TORNA A TROCA DE CALOR MAIS EFICIENTE E O MOTOR MAIS LEVE , JÁ QUE A ÁGUA POSSUI DENSIDADE DIFERENTE E VISCOSIDADE MÍNIMA , ESSE É O PONTO CHAVE .O MOTOR TRABALHA COM UMA CORRENTE DE 600 A

  21. Ë porisso que me orgulho de ser brasileiro. Nossa capacidade inventiva e de solucao de problemas é um capital de altissimo valor, que muitos conterraneos insistem em nega-la.
    Vou enviar esta reportagem para o Siostema de Transporte eletricos aqui do Distrito Federal para que conhecam esta maravilha de gtecnologia.
    Como brasileiro vivendo no México consigo ver o quanto estamos avancados em matéria de transportes publicos, incluindo os veiculos.
    Por aqui anda um O 3-55- UA com carroceria Gran viale e motor Euro 5 e todos se maravilham.

  22. Isso é uma ótima noticia, há quem pensava que os trólebus seriam extintos de vez, mas parece que levando em conta a questão ambiental, o Trólebus é ecológicamente correto. Quem dera se as grandes cidades tivessem a mesma idéia de ter trólebus. Que venham mais.

    Abs, Ádamo

  23. Mas que excelente noticia!!!

    Que venham mais Ibravas como este, na esperança de que a cidade de São Paulo, retome o crescimento do sistema, assim como foi nos anos 80, quando o trólebus se consolidou de forma marcante.

    Abraços!!!

  24. FINALMENTE SÃOPAULO TERA NOVOS TROLEBUS COM TECNOLOGIA BRASILEIRA, AGORA SO FALTA A PREFEITURA EA SPTRANS RECOLOCAREM AS ANTIGAS LINHAS TIRADAS PELA ANTIGA PREFEITA E CLARO COLOCAR MAIS LINHAS EM CORREDORES COMO NOVE DE JULHO, STO. AMARO,.
    ESPALHAR TROLEBUS POR TODA A CIDADE NÃO SO DEIXANDO ELES NA REGIÃO CENTRAL E UM PEDAÇO DA ZONA LESTE….

  25. Agora só falta comprarem uma quantidade razoavel de veiculos, a Himalaia está com poucos veiculos trolebus na sua frota, tem 190 ante um passado de 323 veiculos, é pouco e esperamos pelo aumento da frota de trolebus na cidade.

  26. Olá Ádamo! Tdo bem ctg???
    Bem, queria lhe parabenizar por essa ótima notícia…
    A chegada dos Trólebus Ibrava marca uma inovação da tecnologia no país… fico mto feliz pela SPTrans ter aprovado esse trólebus… agora a Himalaia Transportes deve de trazer mais 100 destes… tomara que ela compre destes daí…

    Bem, é isso então…
    Forte abraço!!!

  27. Parabéns à Iluminatti e Tuttotrasporti por mais esta conquista.

    Podemos afirmar que estamos vivendo a sexta fase do sistema de Trólebus em São Paulo.

    A primeira etapa ocorreu entre 1949 e 1958 com a adoção de trólebus importados, a segunda, entre 1958 e 1967 com o surgimento da primeira geração de trólebus nacionais, a terceira fase (entre 1963 e 1969) foi marcada com a construção de trólebus pela própria CMTC, a quarta (entre 1979 e 1985) representou a segunda investida no desenvolvimento da industria nacional de modernos trólebus e a quinta fase se destacou pela reforma de mais de 300 trólebus (com a recuperação dos chassis pela própria Tuttotrasporti) e a aquisição de outros trólebus modernos dotados de inovador sistema de tração (tipo IGBT).

    Nesta sexta fase, estamos vendo o desenvolvimento de trólebus atualizados (equiparados aos modernos veículos do exterior) com carroçarias de piso baixo total aliadas aos modernissimos motores de tração de corrente alternada, os quais são mais baratos na aquisição e na manutenção.

    Se ainda agregarmos novos itens de conforto e de operacionalidade, como é o caso destes novos trólebus IBRAVA, passamos a contar com o que há de mais sofisticado em termos de transporte sobre pneus.

    Os veículos de tração elétrica pura representam o "top" de linha do transporte urbano, à frente de qualquer outro modal de veículos sobre pneus e absolutamente ideal para as grandes metrópoles como São Paulo.

    Resta agora o empenho do poder público para poder viabilizar, com mais facilidade e agilidadade, a utilização destes trólebus modernos e atuais em nossas cidades, carentes de sistemas de transportes de maior qualidade e totalmente não poluentes.

    Vida longa à IBRAVA, Iluminatti, Tuttutrasporti, WEG e outros.

    Vamos torcer para que esta sexta fase seja bastante promissora!

    Parabéns a todos.

    Jorge Françozo de Moraes
    MOVIMENTO RESPIRA SÃO PAULO

  28. Uma ótima notícia para o nosso transporte nacional. Que se espalhe para outras cidades onde há corredores, que queiram gastar mais um pouco e ganhem um transporte 100% limpo e confortável.
    Pena que ainda não haja um protótipo com marcha autônoma, talvez seja isso o que falte para dar mais confiança à tecnologia trólebus!
    Parabéns ao grande número de comentários, impressionante!

  29. Olá Adamo e Milton! Parabéns pelas reportagens

    Enfim uma real possibilidade de renovação dos trólebus de São Paulo. Todos irão ganhar muito com a renovação, a cidade com menos consumo de energia e mais agilidade na operação, e principalmente a população, com um veículo melhor e mais confortável, e melhor, com tecnologia 100% nacional, orgulho para todos nós que gostamos deste tipo de veículo. Só precisa agora ser aprovada uma renovação na rede aérea, tão deteriorada. Como disse o Marcos Elias, vai dar saudade dos bravos Torino GV, mas sem dúvida por uma ótima causa.

    Abraços,
    Felipe Novaes

  30. Parabéns as empresas envolvidas neste projeto que mais uma vez demonstra que a nossa indústria é sim capaz de desenvolver tecnologia de última geração.

    Agora é aguardar o inicio da operação comercial e a compra de mais unidades, pois agora não tem mais desculpa para postergar a renovação dos trólebus da capital.

    Viva aos trólebus!!!!

  31. Que bom ver empresas se empenhando em soluções para não agredir a natureza. É uma pena que enquanto esse sistema recebe investimentos na Capital, na cidade de Santos foi criminosamente extinto, restando apenas uma linha.

  32. fico contente , pois so assim teremos um mundo melhor daqui alguns anos , dirijo trolebus na metra e espero ver eles em muitos lugares parabens por mais esta conquista

    wagner motorista metra

  33. willian fernades:
    27 junho, 2010 as 13:22

    Que bom ver empresas se empenhando em soluções para não agredir a natureza. É uma pena que enquanto esse sistema recebe investimentos na Capital, na cidade de Santos foi criminosamente extinto, restando apenas uma linha.

    Willian Fernandes, vale ressaltar que não ocorreu a extinção do sistema em Santos, pois para ser extinto, deveriam ter tirado todas as linhas de circulação, como restou apenas uma, existe sim um sistema.
    Quanto a época, Santos extinguiu na mesma época em que a algumas linhas também deixaram de ser elétricas em São Paulo. No seu comentário deu a entender que foi atualmente, o que é incorreto.

    Pena que a empresa daqui não demostre interesse no sistema, mas seria interessante renovar a frota de Santos com os Ibravas.

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