Conheça ônibus da nova empresa de Mauá

(Com atualização às 14:08)

 

Grupo de Curitiba deve começar a operar ainda em agosto e pretende transformar o transporte de passageiros de uma das cidades mais carentes de ônibus da Grande São Paulo.

Ônibus da Leblon

Por Adamo Bazani

O ônibus que você vê com exclusividade neste post passará a rodar em Mauá com o desafio de mudar o cenário de um dos sistemas de transportes mais complicados na região metropolitana de São Paulo. É de propriedade da Leblon Transporte, do Paraná, que ganhou a licitação do segundo lote operacional, em 2008, mas que ainda não presta serviço porque o Grupo TransMauá contesta na justiça o resultado do certame.

A TransMauá, atualmente, opera sozinha todas as linhas de ônibus do município. No lote 1, através da Viação Cidade de Mauá, antiga Barão de Mauá; e no lote 2, pela Viação Januária.

A prefeitura admitiu que a cidade tem um dos sistemas mais complexos e carentes da Grande São Paulo. Além de investimentos públicos em obras a partir de um cronograma de pavimentação e recapeamento de vias, reformas de terminais e mudança em algumas das principais linhas, a aposta é que a entrada de nova empresa no setor represente melhora significativa no serviço prestado.

Ao permitir que mais de um grupo opere na cidade, algo que há muito tempo não ocorria, Mauá estimulará a disputa pelo passageiro resultando avanços na qualidade do serviço.

Até aqui o que se vê é a troca de ônibus velhos por ônibus um pouco mais novos. Às vezes são colocados nas linhas carros “zero quilômetro”, mas apenas o mínimo exigido para atender as leis de acessibilidade e reduzir a idade média da frota, também uma demanda legal. A Leblon colocará em Mauá uma frota novinha em folha. Todos os ônibus serão “zero quilômetro” como este Torino, da foto exclusiva. Os ônibus serão carroceria Marcopolo, incluindo micros, midis (micrões) e articulados Volvo, modelo Gran Viale. Serão 75 em operação mais carros reservas, totalizando 86.

Outra boa expectativa em relação à entrada da Leblon é a tradição e o retrospecto do grupo empresarial de Curitiba. A capital paranaense que é referência mundial em transporte público, desde 1974, com a implantação do primeiro BRT (Bus Rapid Transit) do planeta, conta com os serviços da Leblon há várias décadas.

Em 1969, a empresa começou com serviços escolares e fretamento. Em 1982, entrou para o serviço urbano no Paraná, com a linha Fazenda Rio Grande. No ano de 1989, foi a primeira empresa a integrar o sistema integrado da Região Metropolitana de Curitiba.

ônibus da Leblon tem águiaHaroldo Isaak, proprietário do Grupo Leblon, falou sobre o que a empresa vai oferecer de diferente para os passageiros de Mauá:

“Além de seguir todas as normas de segurança, conforto e acessibilidade, vamos oferecer mais ainda para os passageiros e nossos funcionários em Mauá. Os ônibus serão dotados de câmeras internas e externas para inibir a violência, a evasão de receitas, o vandalismo e até mesmo elucidar acidentes de trânsito. Todos terão cofres temporizados, o que também inibe a ação de criminosos, proporcionando mais segurança a quem trabalha e viaja”.

Haroldo aproveita para lembrar das conquistas obtidas pelo Grupo Leblon Transporte no setor:

“Somos a empresa de ônibus urbanos mais antiga em operação a ter o ISO 9000, certificado de qualidade obtido em 1997, com o processo para a certificação iniciado em 1995. Fomos finalistas do Prêmio da ANTP – Associação Nacional dos Transportes Públicos, o que nos orgulha muito, mostra que nosso trabalho está no caminho certo. Mas sempre vamos partir para uma melhora constante.”

A águia pintada na lataria do ônibus com efeito formado por qautro rostos é símbolo da empresa e tem o intuito de evidenciar as principais características do animal: visão, força e agilidade.

“Esperamos trazer o melhor para Mauá e, logo de início, instruir nossos funcionários a valorizar quem usa ônibus, que não é apenas um usuário, mas um cliente” – diz Haroldo.

A estimativa é de a empresa começar a prestar serviços já neste mês de agosto

Adamo Bazani, repórter da CBN e busólogo, escreve no Blog do Mílton Jung

21 comentários sobre “Conheça ônibus da nova empresa de Mauá

  1. NOTA RETIFICADORA

    A FRASE DA MATÉRIA:
    “No ano passado, Haroldo recebeu prêmio como melhor empresário do setor”
    ESTÁ COM UMA INFORMAÇÃO EQUIVOCADA. NA VERDADE ESTA PREMIAÇÃO NÃO EXISTIU. O FATO DE A EMPRESA SER FINALISTA NO PRÊMIO ANTP DE QUALIDADE, DE SER A MAIS ANTIGA EM OPERAÇÃO A POSSUIR CERTIFICAÇÃO ISO 9000 E AS DEMAIS INFORMAÇÕES ESTÃO CORRETAS.

    OBRIGADO: ADAMO BAZANI

  2. Muito bom a iniciativa da prefeitura em licitar suas linhas e acabar com o monopólio que anos se arrasta em Mauá. Os moradores merecem um transporte de qualidade com carros novos e modernos. Parabéns Ádamo pela reportagem

  3. Excelente furo, Milton!
    Agora resta esperar que Mauá seja realmente contemplada com melhorias efetivas, conforme o prometido.
    Achei de ótimo gosto a padronagem da frota da Leblon. M a u á merece.
    Aqui para os lados de Osasco (invejem) há a Auto Viação Urubupungá, que atende muito bem aos clientes, inclusive disponibilizando no site os locais por onde seus coletivos trafegam, facilitando sobremaneira os deslocamentos. Infelizmente o mesmo não ocorre com a Viação Osasco, a qual, que eu saiba, sequer faz manutenção preventiva em seus veículos. Mas, estamos lutando pra Urubupungá adentrar ao menos em parte de seu território, de modo à provocar a tão saudável concorrência.

  4. Parabéns a todos pela matéria! Realmente um material muito bom, que mostra diretamente da fonte as informações sobre a mais nova empresa a integrar os transportes na região do ABC!

    É muito bom ver empresas com qualidade comprovada, assumindo os serviços da região que por tanto tempo ficaram nas mãos de poucos empresários, que não valorizavam o serviço como deveriam.

    Desejamos todo sucesso a Leblon Transporte! Com certeza fará um grande bem a cidade de Mauá, levantando a auto-estima de seus cidadãos!

    Atenciosamente,

  5. Em primeiro quero parabenizar o Adamo pela excelente e exclusiva matéria e parabenizar a prefeitura de Mauá pela iniciativa e sobretudo a Leblon pela qualidade de seus serviços que tive a oportunidade de conhecer quando estive em Curitiba, de fato a empresa presta um dos melhores serviços no sistema paranaense. Espero que a população de Mauá receba bem a empresa, assim como acredito que o Sr. Baltazar reveja seus conceitos em relação ás suas empresas e qualidade da frota e serviços prestados, não será novidade se essa empresa concorrer no lote 5 da EMTU caso a licitação saia, pois não é novidade que as empresas de Curitiba estão expandindo seus negócios para outros estados recentemente a Viação Cidade Sorriso começou operar em Minas Gerais exatamente na cidade de Uberaba ou Uberlandia onde operava uma empresa do Sr. Baltazar, a TransMil que por sinal teve parte da frota transferida para as empresas do ABC.

  6. Obrigado a todos os amigos pelos comentários. realmente as expectativas são grandes aqui no ABC Paulista. Ainda mais em relação ao lote 5, intermunicipal, que segundo a EMTU, teve a licitação barrada por conta de empresários da região, que não quiseram renovar frotas e conceitos, ainda de acordo com o órgão gerenciador.

    Os méritos da matéria são do Milton e meus igualmente…..É uma dupla de ataque aqui…um cruza e outro marca e vice e versa.

    Abraços a todos

  7. Parabéns pela reportagem Adamo. Nós mauaenses esperamos com ansiedade como será o transporte coletivo na cidade depois da chegada desta nova empresa. Queremos ver como vai se comportar a Viação Leblon, e também a Viação Cidade de Mauá.

  8. Parabéns Ádamo e Milton principalmente pela iniciativa em divulgar de maneira clara, limpa e objetiva notícias sobre a Leblon Transporte Mauá.

    Como leitor assíduo de notícias relacionadas à Leblon no ABC, vejo que veículos com a integridade como a CBN e a lisura de profissionais como vocês, é que agregam valor real aos fatos, que se contrapõe aos boatos os quais norteiam essa mudança tão esperada no transporte Mauaense.

    Abraço.

  9. Eu gostaria de parabenizar à Leblon pela iniciativa em um novo conceito em transportes, para mostrar o quanto ele contribui para o desenvolvimento de uma região.

    Vemos que ela, além da experiência e trabalho, tem consigo uma palavra chave que mostrará o sucesso que ela atingirá: AMOR PELO QUE FAZ.

    Um abraço a todos, parabéns amigo Ádamo pela belíssima reportagem e respeito pelas empresas e colegas,

    PARABÉNS LEBLON!!! SUCESSO EM MAUÁ!!!

  10. Acho válido que uma cidade como MAUÁ saia, finalmente das mãos de mal empresário que só visa a lucratividade as custas dos usuários do sistema, oferecendo serviços de péssima qualidade ou pior como por exemplo trocando os veículos MUITO VELHO por veículos MENOS VELHOS geralmente oriundos de outros estados e cidades e, olha lá se não for do mesmo proprietário.
    Pena que MAUÁ não tenha se livrado em 100% do monopólio de uma empresa só que, para escapar de fiscalizações, ações judiciais, multas e tantas outras penalidades, sempre faz alterações em sua razão social, isto quando não divide a empresa em duas.
    Outras cidades da grande ABCDM deveriam fazer o mesmo, ou seja, licitar suas linhas para que os bons empresários venham e tragam o que o usuário merece, veículos novos, profissionais responsáveis e educados.
    Parabenizo a empresa paranaense Leblon pela iniciativa de expansção em direção a outras cidades como a cidade de Mauá que a décadas, sua população, seus usuários mereciam.
    Eu só lamento o fato de a Leblon continuar com o vício de que ônibus é somente os de motorização dianteira com adaptação de elvadores para cadeirantes por exemplo.
    Não importa a marca da carroceria e nem tão pouco a marca do chassí mas que a prefeitura na licitação deveria ter exigido veículos com motorização traseira e de piso baixo para melhor acessibilidade, ah, deveria !

    Parabéns Adamo pela reportagem.

    Abraços,

    Mário Brian

  11. Mauá só tem a ganhar com a entrada da Leblon no transporte coletivo da cidade, agora com concorrência, todo mundo vai ter que prestar um serviço decente para a população da cidade.

  12. Com certeza a população de Mauá está festejando a entrada de uma empresa realmente nova na cidade, pois já estão cansados de comer na mão do Sr. Baltazar. E quanto a este último, quem sabe agora ele não entra nos eixos….

  13. só esperamos que a Leblon consiga repetir o bom trabalho feito no PR! [2] , Pois devido a interatividade que a NET nos possibilita hoje nós Busólogo e taé meros cidadões conseguimos ter maiores noções de quem é a empresa e sua excêlencia ,desejo a ela sucesso e seu novo negócio, e que venha a melhorar o transporte publico da cidade de Mauá , em especial ao Zaíra onde ela tera seu maior numero de veiculos e passageiros ,com certeza nossos +ou – 115,000 moradores agradecera muito se tivermos ônibus com horarios flexiveis ,e quem sabe até extenções ou até consiga criar linhas novas que atenda o maior numeros de ruas possiveis , pois a a gestão atual desde 84 pelo que me lembro afirmou em entrevista recente ao Adamo , que tinha dificuldade na época em atender a grande demanda da cidade dormitório que é MAUÁ e na época em questão quando assumiu o transporte da cidade o carro mais novo tinha 15 anos, se possivel procurem a entrevista do TITIO ao Adamo e veja o relato dele sobre a cidade na intregra.
    Ao meu ver pouca coisa mudou desde a chegada definitva do TITIO BAlLTA , quando comprou a Barão dos BOZZATO , e pra fecha a respeito da LEBLON seu unico fato a ser negativo num primeiro momento ao meu ver ,não é sua preferência por motores dianteiros ,mas a forte ligação com pessoas como a do ex braço direiro do TITIO , nem precisa fala que é né , isso sim é preocupante , pois quem ja trabalhou na Barão , ou mesmo conhece esse cidadão sabe como é sua filosofia de trabalho, infelismente uma sequela gravíssima de um pasado sofrido , no atual futuro da cidade , mas fase oque né.
    Parabens pela materia ADAMO.

  14. ja não vejo a hora da nova empreza começar ,esta dificil atualmente cada dia embarcar em um onibus em maua todos sujos fedorentendos e com bancos quebrados e vidros barulhentos e ainda com mais atrasos ta dificil ja permaneci no ponto central 1:30 esperando ..!!!!!!!!.meu Deus ouviu minhas preçes ate que enfim teremos uma nova empreza
    espero que começe logo pois ta dificil ser um usuario de onibus na cidade em que nasci pagarei com gosto minha passagem em um onibus zero klm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s