São Paulo, capital, não vive isolada da região metropolitana e, portanto, há necessidade de que os planos de investimento na área de infra-estrutura sejam coordenados pela autoridade estadual. A afirmação é do professor e doutor em planejamento de transportes e logísticas Paulo Resende, convidado a propor temas para as entrevistas com os nove candidatos ao Governo do Estado, que começam semana que vem, dia 8 de setembro. no CBN São Paulo.
Para ele, é necessária a criação de uma agência que incentive os municípios da Grande São Paulo a dialogar sobre assuntos que estão interligados como o do transporte público. “A capital perde com congestionamentos R$ 30 bilhões”, comentou o doutor da Universidade de Illinois e professor da Fundação Dom Cabral e somente se pode buscar uma solução para este problema se forem levadas em consideração as viagens feitas entre as cidades.
Resende defende que o metrô esteja ligado a um sistema metropolitano de transporte muito mais amplo, assim como o aproveitamento de corredores de ônibus teria de ser compartilhado. Ele lembrou, ainda, que urgentemente deve se encontrar uma saída para interligar os dois principais aeroportos da região: Congonhas e Cumbica.
Ouça a entrevista de Paulo Resende, ao CBN São Paulo
Durante esta semana, nós ouviremos especialistas em áreas importantes para o Estado com o objetivo de incentivar você a também participar deste debate eleitoral, enviando perguntas ou sugestões de assuntos a serem discutidos com os candidatos ao Governo. Desde ontem, uma série de mensagens já foi enviada por ouvintes-internautas para milton@cbn.com.br. Você também pode publicar sua questão aqui no Blog do Mílton Jung.
Compartilhar corredor de ônibus? Compartilhar com quem? Pode me explicar?
Idéia é boa e válida, mas parece difícil na prática. Disparidade das estruturas de transporte público entre os municípios da GrandeSP é enorme. Também ocorre dentro da capital: basta comparar, por exemplo, a bem atendida Zona Oeste com a instransponível Zona Leste.
Independente disto, aplicar o conceito de rede interligada com bilhetes eletrônicos (cartões de débito) de uso multimodal, eliminando, por exemplo, cobrança dentro dos ônibus, traria ganhos enormes de eficiência para os usários.