Um terço do eleitor já esqueceu o nome do deputado federal que votou há 15 dias. Foi o que mostrou pesquisa do Instituto Datafolha, chamando atenção para o tamanho da “amnésia eleitoral” que atinge o brasileiro. Sempre se soube da fragilidade da escolha do candidato ao legislativo, não por acaso sugeri há dois anos o Adote um Vereador. Porém, não imaginava que a memória fosse tão curta.
O eleitor que não está nem aí para quem escolhe, elege quem não está nem aí para o eleitor. É um dos reflexos deste comportamento, segundo avaliação feita pelo integrante do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral Francisco Whitaker, entrevistado pelo CBN São Paulo.
Na opinião de Whitaker a falta de cultura política do brasileiro explica a pouca importância que se dá às eleições parlamentares. Para ele, o caminho para mudar este cenário seria a implantação do voto distrital, ideia defendida, também, pelo deputado federal não-reeleito Arnaldo Madeira (PSDB), que conversou com a gente nessa segunda-feira.
Para Madeira, o voto distrital gera uma relação de cidadania entre representado e representante. Seria uma forma de combater distorções geradas pelo voto proporcional, que existe atualmente, como a baixa representatividade de algumas regiões: “A cidade de São Paulo sofre com isso tanto no Congresso como na Assembleia”, por exemplo.
Para ambos os entrevistados, o voto distrital também reduziria o custo das campanhas eleitorais, que consideram ser fontes de corrupção.
Como para qualquer mudança na lei eleitoral seria necessário aprovação do Congresso, nenhuma será efetiva sem a participação do cidadão com mobilização e pressão sobre os parlamentares, como ocorreu no projeto de combate a corrupção e do Ficha Limpa.
Aqui no Blog, lá no programa, e nas nossas conversas diárias, insistiremos com a proposta de controlar os deputados e senadores eleitos através da fiscalização feita pelo eleitor. Sendo assim, aproveite que o debate eleitoral está a todo vapor e escolha logo o nome de um deputado – pode ser o que você votou ou qualquer outro na lista dos eleitos -, passe a levantar as informações sobre ele e as publique em um blog: Adote um Deputado, Adote um Senador, assim como muitos já estão no Adote um Vereador.
Olá Milton,
Sou super a favor do voto distrital.
Talvez assim as pessoas parem de “queimar” voto nos Tiriricas que aparecem.
Espero que recebendo propostas diretamente ligadas a sua vida, comecem a usar o voto de forma consciente.
Abraços,
Silvia
Olá Milton,
Como já comentei em outras ocasiões, sou totalmente a favor do voto distrital e facultativo.
Dois dias depois das eleições encontrei uma pessoa que tinha votado no Tiririca e achava graça de seu feito! Perguntei a ela o que leva uma pessoa a votar no Tiririca, a resposta foi imediata: “Se eu não for votar tenho que pagar multa de R$ 3,50, ninguém paga por mim, então se é pra votar é melhor votar nele que é uma pessoa do povo”.
Fiquei sem resposta, como diz o ditado: Em boca fechada não entra mosca.
Não me surpreende o fato de amnésia eleitoral, quando estava a caminho do colégio p/votar presenciei várias pessoas pegando santinhos jogados na rua p/votar. Como lembrar se a pessoa ao menos sabe em quem votou?!?
Poooooooohhhhhhh, me perdoem todos, mas para este que escreve os cidadãos não irão ter mais atenção em quem vão votar e quem votaram só com o voto distrital !!!
.
Me perdoem mesmo, mas não precisa ser inteligente para saber o por que acontece!!!
.
As pessoas não acreditam mais no ESTADO, nas Leis, nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e menos ainda na administração pública, [e muitos dos que não acreditam são servidores públicos] é isto não é de hoje, já são décadas de tal descrença, isto é fato, isto é a VERDADE !!!
.
Não sou melhor do que ninguém [nem pior, rsrs, talvez um pouco…], não sou dono da verdade, porém procuro sempre faze-la…
.
As “COISAS” só irão realmente mudar quando TODOS os citados anteriormente tiverem a humildade, serenidade e por que não dizer vergonha na cara que TODOS OS SERES VIVOS TEM OS MESMOS DIREITOS…
.
e que para tal aconteça não pode existir a corrupção, para tal não existir tem que existir TOTAL TRANSPARÊNCIA NAS INFORMAÇÕES PÚBLICAS em todos os lugares possivéis, principalmente no que é chamado [vergonhosamente] de transporte público [trens, onibus, metro, lotações]…
.
e praticar o que no meu entender já esta na nossa maior norma do país – Constituição, de que as escolas [sejam estas quais forem], faculdades, universidades e assim vai apresentem e façam seus alunos participarem do balancete mensalmente, independente da idade, etc, etc, etc…
.
Isso é o que eu acredito!!!
Realmente consigo ver um Brasil assim [não este de agora, claro], servindo de exemplo para outras nações, porém diversos empresários não vão gostar, mas ai é outra historia, rsrs!!!
.
Ótima semana a todos!!!
.
ass: Douglas S.DaCosta
.
http://2tjuridico.wordpress.com