Vereadores vão pedir vagão só para mulheres

 

A Câmara Municipal de São Paulo vai sugerir ao secretário estadual de Transportes Metropolitanos que reserve para as mulheres um vagão em cada composição do metrô e da CPTM. A proposta foi enviada pelo Movimento Voto Consciente e aceita pelos vereadores da Comissão de Constituição e Justiça. A intenção é proteger as mulheres que reclamam de assédio sexual e moral devido a superlotação dos trens.

Várias iniciativas já foram realizadas com o objetivo de conter os abusos. Em Brasília, tem projeto de lei querendo impor vagões femininos em todo transporte ferroviário. Em Pernambuco e no Rio, as assembleias legislativas aprovaram lei reservando um vagão para as mulheres, a falta de fiscalização, porém, e o excesso de passageiros levaram ao desrespeito da determinação.

Mesmo na capital paulista, em 2007, a Câmara Municipal chegou a aprovar projeto de lei que obrigava as empresas de ônibus a terem carros exclusivos para as passageiras, medida que não foi a frente. No metrô se ensaiou esta determinação, sem sucesso. Como este modelo de transporte é do Estado, o legislativo municipal tem pouca possibilidade de interferir, por isso aceitou a proposta da ONG e vai apenas levar ao secretário José Luiz Portella o pedido.

Hoje, o público feminino é maioria no metrô, segundo pesquisa da própria companhia.

12 comentários sobre “Vereadores vão pedir vagão só para mulheres

  1. Interessante, porém, contundo, entretanto…
    .
    o que as mulheres – usuárias pesam sobre tal???
    .
    Um dia nos o POVO acordaremos e exigiremos um transporte público e não transporte de bichos, pois é assim que o ESTADO nos trata!!!
    .
    ass: Douglas S.DaCosta
    .
    eujafuiprejudicadoporservicospublicos.wordpress.com

  2. Se as mulheres são maioria no metrô, basta que se unam para combater quem as assedia sexualmente. Sugiro que esbofeteiem os safados. É sabido que lei,neste caso,não costuma funcionar.

  3. Tão moderno como eram as escolas segregadas.
    Resolver a superlotação no transporte público é caro demais. Requer competência administrativa e dinheiro. Espremer as mulheres em um único vagão é mais barato e não requer muita competência.

  4. Deveria ter um vagão exclusivo para Gestantes, deficientes físicos e idosos. Se alguem tá acostumado a embarcar no metrô às 18hs na Praça da Sé sabe do que estou falando: O Povo não tem educação nenhuma, atropela as pessoas, passa por cima de crianças, idosos, deficientes fisicos e idosos. Ou seja, é a Lei do mais forte. O povo se comporta como gado num curral na hora do embarque. Falta um pouco mais de humanização. Isso o Governo não dá. Vem de berço.

  5. Nós mulheres,temos o direito de circularmos em qualquer lugar sem sermos molestadas. Criar um espaço pra mulheres no transporte é um absurdo. Compete às autoridades e aos cidadãos lutar por mudanças na educação voltada principalmente a crianças e jovens para que mude esta mentalidade de que basta nascer mulher pra estar sofrendo riscos e punir severamente os homens que se julgam no direito de se impor sexualmente às mulheres. Nossa sociedade poupa absurdamente os homens.

  6. Separar, separar e separar… carros, camihões, motos, bicicletas… agora mulheres e homens… essa prefeiturazinha é fascista. Mulheres grávidas e japoneses, aguardem…

  7. Eu sou a favor da isenção total de impostos para aquelas maquininhas de choque elétrico, spray de pimenta, cacetete, só para elas… Assim as mulheres poderiam dar uma “resposta” aos safados de plantão. Agora, se há superlotação é porque as autoridades não andam investindo como deveriam em transporte público. Aliás, eu considero que a Linha 3-vermelha por exemplo não tem mais solução, imaginar aquilo do jeito que é mostrado na novela, é utopia, coisa de ficção mesmo. Fazer o quê? Entra governo, sai governo e… tudo na mesma!

  8. Absurdo!!!
    Ao invés de melhorar o transporte público vão separar o “gado”.

    Sugestão para os próximos.. vagão: IDOSO, DEFICIENTE, PESSOAS COM BAIXA ESTATURA, etc….

  9. Minton, atenção:

    Como morador da Z.L vejo que não há tanta dificuldade assim para acabar com o problema de superlotação do Metrô, até porque isso acontece em horários pontuais.

    Atente:

    Basta construir uma linha paralela a já existente saindo de Itaquera, percorrendo a lateral da linha do Metrô com uma plataforma nas estações A.Alvim, outra na V.Matilde, outra na Penha, outra no Tatuapé, sempre “por fora” e daí em diante, até o P.D.Pedro, seguindo em diante até a estação Armênia pela Av do Estado, onde haveria uma integração à Azul.
    Essa linha trabalharia na parte da manhã até as 10:00h sentido centro e a tarde das 16:00 até as 20:30 h sentido bairro. No final de semana ficaria fechada.
    Estive observando e há espaço para tal empreendimento. Como não será subterrânea custará bem menos e resolve-se o problema de transporte na Z. Leste.
    Abraços

  10. Há um termo bem interessante para definir essa ação: apartheid (“separação” em africanês). Acredito que a maior parte dos adultos de hoje se lembre o que ele significa exatamente…Significa você dizer que um cidadão é diferente do outro.

    E parece que a idéia vem com os mesmos absurdos que se observava na época do Apartheid, com condições muito diferenciadas para cada grupo.
    Aqui, já começamos “marcando GOL”, como sempre…
    Pelas estatísticas,: a população feminina que usa o metrô é, no minimo, igual à masculina. Portanto, pelo menos metade de cada composição deveria ser destinada exclusivamente às mulheres nessa hipótese. É claro que não será assim e o tal vagão feminino ficará super super lotado.
    O que acontecerá então?
    As mulheres terão que ir para o vagão onde MOLESTAR É PERMITIDO…

    O que vem depois?
    Burca?
    Não poderemos dirigir?
    Não poderemos trabalhar para garantir nosso sustento? (já ganhamos cerca de 1/3 a menos que os homens nas mesmas funções, daqui a pouco nem isso poderemos se a coisa continuar)

    Fazia tempo que não ouvia nenhuma proposta tão ridícula e aviltante como esta, e olha que nos últimos anos essas ideias mirabolantes e absurdas povoam as notícias diariamente…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s