“Em 1620, o Ouvidor-geral da Repartição Sul, responsável, entre outras, pela capitania de São Paulo, resolve visitar São Paulo e não há em toda a cidade uma cama decente para receber o homem; dormia-se em catres, redes ou no chão puro. Na verdade, a única cama razoável pertencia a um carpinteiro português, Gonçalo Pereira, que a muito custo alugou.”
Na história da busca pela cama do Senhor Ouvidor se reflete a realidade paulista do século 17, uma província isolada e abandonada em um Brasil que tinha olhos para as cidades do Rio, Salvador e Recife. Foi assim por cerca de 300 anos até ser alcançada pelo Ciclo do Café, que chegou pelo interior, marco inicial de uma transformação que fez do Estado e sua capital a grandiosidade que admiramos – e odiamos, também. Uma ambiguidade analisada em livro pelo médico e político Walter Feldman.
Em “São Paulo, Brasil: discutindo a relação”, Feldman tenta explicar este sentimento de “amor e bronca, mágoa e admiração” percebido em especial quando chegou a Brasília em seu primeiro mandato parlamentar, em 2002:
“Às vezes me pergunto se parte de certa admiração magoada em relação a São Paulo não vem de mais longe. Da nossa fama de bandeirantes, essa figura ambígua de conquistador destemido e cruel predador de índios. Ou do dístico que, desde 1917, por arroubo de um poeta, está impresso no brasão da cidade de São Paulo: non ducor, duco, não sou conduzido. Ora, este dístico foi sacramentado em 1917 por um prefeito, Washington Luis, que nem paulista era, mas fluminense. Na verdade, seus opositores o chamavam de “paulista de Macaé”.”

Até outro dia o Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab era para CBN o melhor prefeito, só foi sair da camisa de força(Grupo do Serra) que os jornalistas e inclusive o Sr: Milton Jung tratou de defamá-lo, inclusive intimando no ” Ar ” seu programa de rádio para que ele retire ou cancele os site do Demo( Diabos).Afinal o Milton está a serviço de quem?Não podia deixar de mencionar que no comunicado de sua saida do Demo por ironia sai pesquisa com baixa popularidade.Como é ridículo.O lula tem razão e uma visão extraordinária da realidade deste País e dos interesses obscuros……………………………………………..
Alexandre,
Leia este blog, procure textos sobre Kassab e veras que sua análise tomada pelo preconceito não tem o menor sentido. Sua tese conspiratória soa absurda pela falta de lógica. Pelo seu comentário, imagino que estas disposto a assinar ficha no PSD, afinal “só foi sair da camisa de força que …”. Começa que Kassab não se desligou de Serra, apenas se aproximou de todos os lados até identificar qual aquele que poderá torná-lo um governador viável.
A propósito, não “defamo” ninguém; talvez pudesse por descuido difamar, mas não foi este o caso.
Na imagem acima vislumbro a maravilha da engenharia paulistana.
Realmente, quanto ao projeto e design fantástico.
A utlidade desta ponte estaiada e que me deixam duvidas sobre realmente para que serve.
Liga o nada a coisa nenhuma.
Basta ver a quantidade de automoveis que por ela circulam e comprovarão.
a fortuna que foi gasta nesta “suposta cartão postal” daria para construir todas as creches que a prefeitura pretende construir, sem necessidade de demolir predios, quarteirões e bairros historicos.
Sem necessidade de fazer barganhas com o lobby das construtoras e incorporadoras.
Hospitais, casas de saude, postos de saude, escolas, melhorar e muito o precaríssimo transporte urbano, saneamento básico, limpar rios, represas, corregos, bocas de lobo, pavimentar ruas, avenidas, por policiamento em praças, parques porque estão roubando tudo o que existe de obras de arte, monumentos nas praças de São Paulo, viaturas e pessoal para a defesa civil paulistana que está falida, retirar o que foi prometido durante as camapanhas politicas para prefeitura de são paulo, como as creches, ainda falta e muito de moradores, familias instaladas em áreas de risco, melhorar e muito a coleta de lixo, etc etc etc
Os ítens acima também contribuem a população paulista e paulistana “com raiva”, frustrada, e o pais também.
Mas agora o prefeito de São Paulo está muito ocupado com seu novo partido e nada disso acima lhe interessa.
Por que eu odiaria a cidade que amo ???
Muitas pessoas não a compreende.
Acham que ela deve prover tudo sem fazer nenhum esforço.
Já que moramos nela e queremos que ela seja um primor, não poderiamos fazer a nossa parte ????
Acontece que é mais fácil reclamarmos do assumirmos responsabilidades.
Amo te São Paulo
Boa tarde Milton e aos colegas do blog,
Bom meu caro Milton, eu acho que vc meteu a mão na cumbuca do marinbomdo. Ainda existe alguem que acredita e defende politico do tipo Kassb, jose serra e Alkimim, FH, turma do DEM e outros lacaios da politica. Tudo bem, cada um faz o que gosta e que pode. Mas defender politico, é muito bizarro. Ainada mais esses que governa inflizmente a cidade de SP e o estado.
A população de SP, vivi num verdadeiro calvario e penuria em todos os aspectos. Não temos nem o direito de ir e vir. Quando saimos para o trabalho, vamos a um banco ou saimoa com a familia para um passeio, não sabemos se voltamos todos ou voltamos em partes. A cidade, esta sendo loteada para os emprendimentos imobilharios, o população, esta sendo trancafiada em suas proprias casas. A educação esta cada dia pior e a saude, nem se fala.
Veja Milton, em todos os estados e cidades que politicos desses dois partidos PSDB/DEM passaram, eles deixaram rasto de desgraça. citamos como exemplo: MG, RJ, Brasilia, RGS, Inflezmente a minha BH, que graças A DEUS, já nos livramos deles, RGN e muitos outros. E mesmo assim ainda tem gente que os defende. Bom estamos em uma democracia não é mesmo? Mas, é muito bizarro.
Abr,
JR.