Fragmentada, São Paulo terá rota de bicicletas

 

Bicicleta na Paulista

Antônio Bertolucci não tinha cargo nem idade para ser ciclista em São Paulo. No imaginário da cidade, são os jovens e os operários que pedalam; são pessoas com o senso de responsabilidade não muito apurado; uma turma que parece não ter gosto pela vida, pois se mete a andar em lugar destinado a carros e caminhões.

Sendo presidente do Conselho de Administração do Grupo Lorenzetti e estando com 68 anos de vida, o lugar de Bertolucci teria de ser dentro de um carro com vidros escuros, blindado e conduzido por motorista particular. É o senso comum.

E por pensar assim é que a cidade se desenvolve fragmentada. Cada pessoa no seu lugar, sem compartilhar conhecimento nem espaço, cercada por seus conceitos e vítimas do preconceito. Estamos todos condenados a não pensar “fora da caixa”.

A batalha do trânsito reflete esse nosso comportamento e o atropelamento e morte de Bertolucci, na manhã de segunda-feira, dia 13/06, expôs mais uma vez estas diferenças. Cada um se juntou a seu grupo e defendeu sua tese, sem direito a réplica ou reparações.

Jornalista e tendo coberto o tema no Jornal da CBN, que apresento todas as manhãs, recebi uma série de mensagens de cidadãos comentando o caso. Houve quem dissesse que a morte ocorreu porque a cidade não tem estrutura para bicicleta; quem criticasse o atrevimento das pessoas que se arriscam a pedalar; quem tivesse culpado o motorista de ônibus sem sequer entender o caso; quem reclamasse da mídia por destacar o fato apenas quando a vítima é importante.

Leia o texto completo no Blog Adote São Paulo, da Época São Paulo

9 comentários sobre “Fragmentada, São Paulo terá rota de bicicletas

  1. Todas as administrações que passaram pela cidade de são paulo nunca se preocuparam em planejar absolutamente nada no que se refere a urbanismo.
    Principalmente para ciclistas.
    Ao longo dos anos as atenções e preocupações ficaram e estão voltadas aos automoveis, predios, shopping centers
    E o cilcista sempre fica no total esquecimento.
    Boa parte do transporte publico também ficou paratráz.
    Veja quantos quilometros temos de metr^r, linhas de onibus decentes, etc?
    além de parecer que tudo é contra aos ciclistas, a topografia da cidade também não colabora.
    Então coitado de quem precisa, gosta de pedalar pelas ruas da cidade.
    Fatalmente tera que correr sérios riscos de morte, a exemplo do que aconteceu lamentavelmente com o executivo, com a ciclista que teve susa cabeça esmagada sob as rodas de um onibus, entre outros infinitos exemplos.
    Dese menino pedaleri e são Paulo
    Por lazer, a trabalho
    Até que depois de passar por alguns sufocos, ter duas bikes roubadas, parei de pedalar.
    Essa ciclovia em avenidas, no asfalto, nada mais que uma faixa “reservada” para ciclistas nos finais de semana, separada dos veiculos por faixa e cones, na minha sincera opinião, apesar da boa vontade da prefeitura da cidade e “para mostrar” que esta fazendo algo para o ciclista é paliativo somente.
    Os conceitos de uma ciclovia são totalmente diferentes.
    Basta pesquisarem no google como são projetadas as ciclovias em cidades e paises desenvovidos.
    Ai poderão tirarem as suas proprias conclusões.

    http://blogdoaitalo.blogspot.com/2011/06/pedalar-ou-nao-pedalar.html#comments

  2. Está mais que evidente que o prefeito Kassab e toda sua cupula está mais preocupado com seu, quem sabe, futuro partido, com êles mesmo, na realização de eventos para poucos, em mais predios,já não bastam os que existem para infernizar a vida de todos, do que nos problemas da população.

  3. A industria automobilistica acabou com as ferrovias para vender caminhões para transportar mercadorias pelo País afora. Alguém acha que essa mesma industria que Collor de Mello falou que fabricava carroças para brasileiros (e disse a verdade por isso logo caiu) vai deixar o Governo investir em vias para bicicletas? O Governo que arrecada impostos sem fazer forças para ganhar bilhões com impopstos na venda de carros e combustível será que tá preocupado em fazer vias para bikes? Alargaram as pístas da Marginal Tietê e não se vê uma via de 1 metro sequer para bikes. É uma pena. Minha magrela tá guardada, pois andar nesse trânsito louco de bike é jogar com a sorte.

  4. Seguimos ensaiando a cidade que queremos com as nossas vidas bem debaixo dos bigodes do prefeito e dos vereadores. Eles também continuam…. continuam na mesma toada de encontrar as soluções mais caras para que tudo seja como sempre foi.
    Invariavelmente retornam a conta de dinheiro, tempo, saúde e muita paciência a serem pagos por todo mundo. Se perguntados, tem a resposta na ponta da língua:
    Nunca é com eles.

  5. Bom Dia Milton e aos colegas do Blog,

    Milton, não sendo radical e nem preconceituo, eu distoar um pouco dos colegas. Todo esse bafafa esta ocorendo por que foi atropelado uma pessoa rica. Por que, qunatos ciclistas: jose, antonio, joão e carlos já tiveram a sua vida ceifada no transito e nunca fizeram nada? Outra situação, quantos motoqueiros morrem por dia em SP e só sem na noticia e ninguem faz nada? Todos sabem que existe lei de transito para esses veiculos e o unico estado que aplica é o RJ. Essa lei foi discutida aqui em SP e na época, o prefeito e sua corja não quiz aplicar pois iria tirar votos.
    Mas pode ter certeza, o dia que um motoquero rico morrer atropelado, vão tomar as medidas necessárias.
    Então, Milton querer dizer que esses politicos pensão na cidade, pensam nas pessoas, é utopia, eles só pensão neles e nos seu favorecidos e o resto é resto.

    Abr,

    SJ.

  6. o prefeito de SP colocou centenas de placas onde se lê: rota de bicicletas, ou: rota de bicicletas no sentido oposto. Fico muito curioso de saber o custo de tais placas e das pinturas no asfalto (desenho de bicicleta) dispersos por todo o meu bairro da Granja Julieta. Fica notório que é uma estratégia de marketing para mostrar a outros prefeitos de outras cidades, de preferência internacionais. Faltam apenas as bicicletas e a organização do projeto…
    O prefeito tributa muito, faz muito marketing pessoal de ecológico, mas de fato, nada faz para São Paulo, além de se auto promover..

    • André,

      Nesta semana, a CET pretende lançar oficialmente a ciclorrota, e com a publicidade do fato espera-se ganhar a adesão de ciclistas que pedalam pela região.

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