“Câmara trabalha como um empregado do Executivo”

 

Reportagem do jornal Metro, distribuído nos semáforos de São Paulo, destaca a atuação da Câmara Municipal que retoma os trabalhos nesta semana, após as férias de inverno. Na publicação, destaque para a declaração de Alecir Macedo, da rede Adote um Vereador, que avalia que “o legislativo trabalha como um empregado [do Executivo]”.

A seguir, reproduzo apenas alguns trechos da reportagem, para ler o texto completo acesse o jornal Metro aqui

O balanço das atividades da Câmara Municipal no primeiro semestre de 2011 mostra que os vereadores paulistanos têm pouca utilidade para a cidade. Do total de projetos apresentados pelos parlamentares, apenas 11 (10%) foram aprovados em segunda votação. Entre eles, leis inócuas, como a criação dos dias do Samba na Laje e do Policial Ferroviário Federal, ambos de autoria do vereador Netinho de Paula (PCdoB).

Outras propostas que tomaram o tempo da Câmara Municipal foram o projeto de lei que cria o título Salva de Prata em homenagem à CGM (Guarda Civil Metropolitana), de autoria de Abou Anni (PV), e o título de Cidadão Paulistano ao padre Landell de Moura, que morreu em 1928 e foi um dos precursores do rádio, do vereador Eliseu Gabriel (PSB). Somente uma proposta de inicativa dos parlamentares paulistanos votada na Câmara tem relevância para sociedade, concorde-se ou não com ela: o veto às sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais.

Para Alecir Macedo, do Movimento Adote um Vereador, os dados mostram que os parlamentares ignoram sua função primordial, que é
a de fiscalizar o Executivo. “Dos 55 vereadores, 39 são da situação. Desse jeito, o Legislativo trabalha como um empregado, só para
cumprir ordens”, diz Macedo.

Ele destaca ainda que da quantidade de projetos de lei aprovados, 90% eram de interesse do poder Executivo. “No lugar deles, eu
teria vergonha.”

8 comentários sobre ““Câmara trabalha como um empregado do Executivo”

  1. Bom Dia MIlton E aos Colegas do Blog,

    Sr. Altair, assino embaixo, vc tem toda razão. Alias eu gostaria de dizer trabalhar não é muito forte, por que eles não trabalham. Na verdade, eles são os mordomos do executivo.
    Quando o executivo faz alguma merda eles mandam limpar e quando faz alguma coisa de interesse propeio e deles, eles poem a mesa.
    Como não o conheço Sr. Altair mas, tb, desejo um feliz aniversario. Que essa data se repita quantas vezes O SENHOR DEUS achar necessario. Porem com muita saude, vigor fisico, paz de espirito e sabedoria, para vc contunar escrevedo a sua ideias e opiniões brilhantes.

    Abr,

    JR.

  2. É triste saber disso.
    Aquela famosa frase do jornalista Cláudio Abramo (“o jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter”) também vale para os políticos. Mas muitos destes (sem generalizar) tratam a população com descaso… Eles criam projetos (quando criam!) que não refletem as necessidades da sociedade. Com isso, não respeitam a ética da profissão.

  3. Bom Dia Milton e aos Colegas Blogueiros,

    Meu caro Armando, esses veriadores, são realmente um verdadeiro fiasco. Sò queria saber, o que passa pela cabeça desses cidadãos. Que dizer será que passa alguma coisa? Há sim, como roubar a nossa grana.
    Armando! será que o kassab vai desfilar nesse dia? Seria interesante ele sair na comissão de frente e seus veriadores serviçais e mordomos na ala das baianas.
    A duvida, será o traje da kassab.

    Abr,

    SS.

  4. Boa Tarde MIlton e aos colegas Blogueiros,

    Pessoal, o Altair, fez um comentario que pode ser uma susgtão para o kassab. Como ele tem a corpinho esbelto, ele pode ser um lutador de sumor já que ele tem seus servisais. Derrepente, ele emcontra a profissão correta para ele. Por que com certeza governar, não é a praia dele.

    Abr,

    SS.

Deixe um comentário