Coleta seletiva em apenas 18% das cidades brasileiras

 

Reciclando

Otimista nas palavras mas com números que mostram a dimensão do desafio imposto às cidades brasileiras. Foi assim que se apresentou, nessa quinta-feira, o secretário nacional do Ambiente Urbano, Nabil Bonduki, em entrevista ao Jornal da CBN quando discutimos a forma como os municípios estão se preparando para atender ao Programa Nacional de Resíduos Sólidos. Até 2014, as prefeituras têm de ter definido como serão tratados os resíduos sólidos, eliminado os lixões e implantada a coleta seletiva.

Apenas 24% das cidades têm aterro sanitário, o que corresponde a 64% dos resíduos do País. O restante tem enorme caminho pela frente, apesar de que muitas já estudam a criação de consórcios para gerenciar os resíduos sólidos, disse Nabil. Em relação a coleta seletiva, o cenário não é tão animador, mesmo com algumas experiências interessantes. Somente 18% das cidades tem algum nível de coleta seletiva, não reciclando mais do que 2% dos resíduos. Para o secretário, o trabalho nesta área tem de incluir as associações de catadores, agentes fundamentais para o sucesso da iniciativa.

Na entrevista, Nabil Bonduki falou, também, sobre as formas para financiar a adaptação das cidades ao programa de resíduos sólidos e a necessidade de participação dos Estados e da sociedade neste processo.
Ouça aqui a entrevista que foi ao ar no Jornal da CBN

2 comentários sobre “Coleta seletiva em apenas 18% das cidades brasileiras

  1. Boa Tarde Milton e aos colegas do blog,

    Milton, eu acho essa ideia otima. Seria muito bom se toda cidade da país, tomasse essa decisão. Porem Milton se continuar esses mesmo politicos que ai estão, nada disso vai adiantar. Vc mesmo sabe quantas promesas eles fizeram e até hoje, não cumpriram e não vão cumpri. Se tratando de meio ambiente/sustentabilidade, um exemplo claro é o rio tieté. Quantos milhões dolares de reais, de euros de francos, etc., foram enterrados nesse rio e cada dia o rio continua mais poluido. Sem falar nas áreas verdes que o kassab vendeu a preço de bananas e foram devastadas pelos setores imobiliarios.
    Por outro lado, eu acho, que temos que organizar sim, temos que acompanhar os passos dessa turma. Porem, temos que buscar no mercado outras pedras . Por que as que ai estão, tem que serem removidas a qualquer custo. por que se não, é mesmo que mandarmos um burro fazer uma cirugia.
    Vamos lar, em 2012, temos que utilizar o nosso voto para virarmos esse jogo, chegar de moralismo falço e investigação zero.
    Há Milton será que a cpi das gorduras trans deu algum resultado?

    Bom Fim de Semana a todos.

    SS.

Deixe um comentário