Referendo para decidir número de vereadores em Santos

 

A cidade de Santos tem 17 vereadores, mas a lei permite até 23, pois tem cerca de 400 mil moradores. Resta saber se eles querem o aumento no número de parlamentares. É com esta intenção que foi proposta a realização de uma consulta popular, durante debate promovido pela OAB, na quarta-feira. A ideia do referendo pode ajudar na mudança de comportamento do cidadão, afastado das discussões legislativas.

Além da baixa participação popular nas decisões tomadas pela Câmara Municipal, advogados, estudantes, ativistas e representantes de partidos políticos reclamaram da judicialização da política brasileira e das despesas dos poderes públicos, entre outras questões.

Antes do debate, conversei com o coordenador da Comissão de Assuntos Legislativos e Direitos Políticos da OAB, subseção de Santos, Renato Luiz de Jesus, que ressaltou para o fato de que o aumento no número de vereadores não garante maior representatividade da população. “Se perguntar às pessoas quantos vereadores a cidade precisa, muitas dirão que nenhum”, falou ao comentar o baixo nível de confiança da classe política.

Ouça a entrevista do advogado Renato Luiz de Jesus, ao Jornal da CBN

Você acha que a sua cidade precisa de quantos vereadores? Seja quantos forem, eu recomendo: adote um vereador, é uma das ferramentas que temos para garantir que ele será um representante seu no parlamento.

2 comentários sobre “Referendo para decidir número de vereadores em Santos

  1. Bom Dia Milton e aos Colegas do Blog.

    Milton na minha modesta opinião, temos que diminuir o numero de veriadores alias, não só de veriadores mas, deputaados e senadores, ministros/ministerios, secretarias/ secretarios. Por que aumentar o numero deles, não significa que iremos ter uma politica melhor ou que o povo vai ser melhor ou não representado.
    O que precisamos, são politicos serios que defendem os direitos do povo, o interesse do pais, estado e cidade. E isso, não acontece, com raras excessões.

    Abr,

    JR.

  2. Olá Milton e todos do blog.
    O politica no Brasil é como uma empresa desorganizada repleta de amigos e amigos dos amigos, parentes e parentes dos parentes.
    O que precisamos na verdade é a reformulação na forma de pensar e agir. Mostrar que estamos cansados de ser enganados e roubados legalmente, a era do jeitinho acabou, já é tempo de amadurecer e crescer. Mas para isso temos que participar mais politicamente.

Deixe um comentário