Câmaras preparam farra de vereadores em 2013

 

As câmaras municipais não têm poupado esforços para aumentar o número de vereadores na próxima legislatura. A última capital a mudar a composição da Casa foi Recife que passará de 37 para 39, em 2013. Os 26 vereadores que estiveram presentes na sessão, no início da semana, aprovaram a ampliação de cadeiras, em primeira votação. Ninguém tem dúvida de que a decisão será mantida na segunda votação, dentro de uma semana.

O aumento no número de vereadores foi ainda mais considerável na Câmara Municipal de Marília, interior de São Paulo, que terá 21 parlamentares em vez dos atuais 13, de acordo com decisão tomada nesta semana.

O fenômeno da multiplicação de vereadores tem como base o artigo 29 da Constituição Federal, que ganhou nova redação com a emenda federal nº 58, de 2009, aprovada pelos partidos políticos no Congresso Nacional. A composição dos legislativos muda conforme a população; e as cidades estão dividas em 24 faixas, a primeira que prevê no máximo 9 vereadores para municípios de até 15 mil habitantes e a última, 55 vereadores para municípios de mais de 8 milhões de habitantes, onde se encaixa a cidade de São Paulo.

Interessante verificar que os municípios não tem obrigação de alcançar o limite máximo de vereadores, assim como não há um limite mínimo, de acordo com a Constituição. As Câmaras tem autorizado o aumento com a justificativa de que o cidadão estará mais bem representado no legislativo. Escondem uma outra verdade: com mais vagas na disputa da eleição, em 2012, diminui o coeficiente eleitoral e fica mais fácil eles se elegerem (ou reelegerem). No Recife, por exemplo, para conseguir uma cadeira no parlamento, o partido precisava de cerca de 15 mil votos, bastam agora 12 mil.

A promessa de que não haverá aumento de custos para a cidade também não se sustenta. Apesar de os municípios terem limites máximos para gastar com às câmaras municipais – cidade com até 100 mil habitantes pode gastar até 7% do Orçamento e com mais de 8 milhões até 3,5% – muitos tendem a usar apenas 60% do valor permitido, mas com o aumento no número de vereadores baterão no teto, com certeza.

Aquelas cidades que já gastam o que podem serão levadas a aumentar a arrecadação para sustentar as Câmaras sem extrapolar o percentual autorizado. Portanto, não se assuste se, assim que os vereadores da sua cidade aprovarem o aumento no número de vagas, aprovem, também, o aumento no IPTU.

Uma farra com dinheiro público.

5 comentários sobre “Câmaras preparam farra de vereadores em 2013

  1. A farra com o dinheiro público é algo tão arraigado em nossa sociedade, que a justificativa para este fato soa de maneira natural e cotidiana na boca dos políticos profissionais e o pior é que estamos tão acomodados, ou tão instalados em nossa zona de conforto que nos indigna8412-1150remos, comentaremos algumas poucas palavras e a coisa seguira em frente se assim for a vontade destes políticos. Ser atuante por vezes desanima, imagine então para quem nunca atuou, para quem nunca e exerceu seu direito de fazer política….

  2. Bom dia Milton e aos Colegas do Blog,

    Bom Milton, vc lembra que esses espertalhões, já faz algum tempo que eles queriam aprovar essa lei absurda malefica para o país e agora eles conseguiram.
    A pergunta que fica, é para que e por que. Por que os que estão ai, já não fazem nada em prol dos municipes, dizem sempre sim ao kassab e a população que se dane. Então, não vejo a necessidade de aumentar o numero de veriadores. Muito pela contrario, temos que diminuir.
    Ao meu ver, temos que ir para ruas protestar, fazendo panelaço, garrafaço, prataço, fachaço ou seja todo tipo de aço como protesto. Não podemos deixar que eles façam com a nossa grana o que eles bem entendem.

    Abr,

    SJ.

  3. Ola Milton,é um absurdo mas infelismente so vai mudar quando a populaçao se unir e sair as ruas para manifestar.Manisfestar contra corrupçao,contra aumento de salarios abusivos(quando nos recebemos as vezes 3% à 6% os mesmos recebem 20% até mais .)E sao os mesmos que dao o seu proprio aumento é inacreditavel.Agora aumentar o numero de vereadores para que?O dinheiro publico tem que ser melhor aproveitado,contamos com a midia para nos informar e nos ajudar a compreeder toda essa mafia.
    ABS

Deixe um comentário