Por Dora Estevam
Tudo pronto para dar início aos desfiles das coleções de inverno para o próximo ano, 2013.
Assim como os estilistas estão correndo para dar o retoque final nas coleções as agências de modelos também estão na loucura confirmando as tops que vão desfilar nesta edição. Algumas das muitas que já têm nome certo na passarela: Alicia Kuczman, da Way; Aloine Weber, da Ford; Izabel Goular, Mega Model; Bruna Tenório da Ford Model, entre outras maravilhosas.

Antes de falar sobre as mudanças ocorridas no evento, eu quero mostrar vídeo realizado pela empresa Luminosidade, do próprio Paulo Borges, sobre a movimentação em torno do SPFW, nos últimos anos, que ele preside. É um balanço do que ocorreu por lá. É só dar play no vídeo!
Inside Sao Paulo Fashion Week / SPFW- official content from luminosidade on Vimeo.
Esta edição vem com algumas mudanças, a começar pelo local do evento; antes Ibirapuera, na zona Sul, agora Parque Villa-Lobos, na zona Oeste. O prédio da Bienal está ocupado pela própria Bienal de São Paulo e ao migrar para outra região, o SPFW leva o tema “Garden Party”, que celebra o novo momento da moda brasileira com uma festa em um jardim.
Outubro e Novembro (inverno) e Março e Abril (verão), as datas foram solicitadas e resolvidas em comum acordo com os estilistas e administradores do SPFW: “somos um grande sistema que trabalha de forma integrada para que todos ganhem. A revisão das datas vai permitir um planejamento mais adequado para todos”, diz Paulo Borges, a propósito da decisão sobre o calendário de desfiles.
Ao que tudo indica a ideia é aperfeiçoar o intervalo entre o lançamento e a entrega para o varejo. O que a imprensa especializada em moda vai ver e clicar os consumidores poderá comprar em março de 2013.
Dentro do Parque foram montadas duas tendas no espaço Mirante, o cenógrafo e artista multimídia Felipe Morozini se inspirou na beleza das grandes estufas de plantas para compor o ambiente. “Gosto de pensar que na estufa germinam e crescem novas vidas, novas ideias, como o momento atual da moda brasileira”, diz Morozini.
Alguns estilistas preferiram suas locações externas, caso da marca Osklen, que está marcada para abrir o evento, apenas 70 convidados poderão assistir ao lançamento dele. O estilista Reinaldo Lourenço escolheu a FAAP para ambientar a coleção nova, o desfile será no dia primeiro de novembro. A coleção da estilista Fernanda Yamamoto será apresentada à imprensa através de um vídeo. Anote os endereços das locações externas que esta logo abaixo:
Osklen – Galeria Zipper – Rua Estados Unidos, 1494 – Jardim Paulista
Gloria Coelho – Casa Eletrolux – Rua Colômbia, 157 – Jardim América
Reinaldo Lourenço – Teatro FAAP – Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Anote o line-up na sua agenda para ver a sua marca predileta. O site Fashion Forward vai transmitir todos os defiles através do canal de vídeos deles.
29.10 – Segunda-feira
12h00 Osklen
15h00 Ronaldo Fraga
16h00 Têca por Helô Rocha
17h30 FH por Fause Haten
19h00 Tufi Duek
20h00 Triton
21h00 Ellus
30.10 – Terça-feira
16h00 João Pimenta
17h30 Uma Raquel Davidowicz
19h00 Samuel Cirnansck
20h30 Lino Villaventura
21h30 Colcci
31.10 – Quarta-feira
11h30 Gloria Coelho
16h00 Alexandre Herchcovitch
17h30 Maria Garcia
19h00 Vitorino Campos
20h15 R.Rosner
21h30 Forum
01.11 – Quinta-feira
12h00 Reinaldo Lourenço
Dora Estevam é jornalista e escreve sobre moda no Blog do Mílton Jung, aos sábados
Poxa Milton, moro em Recife e trabalho na obra da Refinaria Abreu e Lima em Ipojuca e sou motorista, trabalho para uma das gerencias da Petrobrás. Bem! O que eu quero dizer é que te esculto todos os dias na ida para o trabalho dentro do carro e sempre ao ouvir sua voz tentava imaginar como voce era, seu rosto, mas sempre ao sentar no computador nunca lembrava de olhar ou não tinha tempo, mas hoje eu vi, muito bom o que eu vi, agora vou lembrar de seu rosto sempre que te escutar e vou me fazer mais presente te contando as novidades dos acontecimentos por aqui, como por exemplo, nosso aumento salarial que já fazem 2 anos que não sai e a gente tá na briga e com ameaça de greve e tudo. Grande beijo pra voce.
Mônica,
Obrigado pela gentileza. Isto que você descreve é das muitas características do rádio que permite a imaginação do ouvinte. Faz-se uma imagem a partir da voz e da conduta e dela é difícil de se desvencilhar mesmo quando você conhece a pessoa. Isto é muito comum, também, com profissionais com os quais nos relacionamos apenas por telefone como colegas que atuam em outras sedes, secretárias de executivos com quem conversamos com mais frequência ou vendedores de serviços por telefone.
Conto com sua participação ativa por aqui e no Jornal da CBN.