Equilíbrio é a palavra de ordem

 

Manifestação na Paulista foi pacífica na noite de terça-feira

 

No que estamos metidos? Ouço a pergunta de vários lados. Muitos de nós não temos a resposta para isso. Quem as tem de forma taxativa corre o risco da revisão em breve ou esteja apenas interessado em vender uma tese. Os olhares ainda estão contaminados demais para uma fala totalmente isenta. As manifestações, frutos de uma sociedade conectada, causam reações desconexas. As características deste cenário têm provocado conclusões sem sentido e contraditórias. Alguns perderam a lógica do pensamento ao explicar suas posições e suas falas beiram ao absurdo. Gente de diferentes matizes políticas se aproveita desta situação. Pelas palavras ou atos, joga pedras para o outro lado da rua, enxerga inimigo em todas as sombras e não assume sua responsabilidade. O momento é propício para os aproveitadores e alcançar o equilíbrio tem de ser a meta de quem media esta situação.

7 comentários sobre “Equilíbrio é a palavra de ordem

  1. Milton, muito bem colocado.
    As causas são conhecidas, os efeitos ainda não. As reações são diversas, embora a maior parte positivas, temos infelizmente visto algumas violências. Na verdade é o contexto da amostra humana. Maioria equilibrada e alguns poucos desequilibrados.
    Não podemos ir para os extremos.
    Parabéns pelo texto.

  2. Milton! As interrogações que vc aponta no seu texto, podem serem respondidas pelos maus gestores publicos. Que cada vez que são combrados, sempre transferem a culpa para o outro. Isso é feito por todos. Agora, esta na hora deles aparecerem e dar explicações sobre a educação, segurança, saude, transportes publicos e muitas outras coisas.
    Não se vc observou uma das faixas que estavam carregando em BH. Tinha a seguinte frase:” povo do mundo em Minas vc não esta seguro”. Essa frase, vale para SP, RJ, PR e muitos outros estados.
    Enqunto isso, juizes recebem milhões retroativos a beneficios de anos atraz, quadrilhas roubam o INSS, Ministerio da Sude, do transportes e muitos outros. E nada acontecem com esses gatumes. Então vamos as ruas protestar porem, sem violencia. Na mimha o pinião os unico protestos que terão exitos, são o intelectual e o pacifico.
    Uma perguntinha Milton: será o o jose serra vai dizer que isso é trolóló!

    Abr,

    Sinval.

  3. Sinceramente ainda não sei como isso tudo vai terminar

    -Os aumentos nas passagens serao reduzidos e nao terão aumento?
    -Os mensaleiros condenados irão realmente para a cadeia?
    -O governo vai parar de torrar bilhões de reais para a copa de 2014, mandar fortunas para Cuba, Venezuela, Africa, Palestina?
    -Politicos apontados pelos manifestantes renunciarão de seus cargos?
    -O governo passara a tratar domo gente o povo nordestino?
    -A saude, educação, transporte publico, dignidade, qualidade de vida vai melhorar?
    -Nossos aeroportos deixarão de parececer com rodociarias?
    -As leis penais serão mais sveras e os “dimenores” marginais passarão a responder pelos crimes em prisões como “dimaiores”?
    -Ao inve´z do governo mandar toneladas de alimentos para outros paises, estes serão distribuidos para os brasileiros realente pobres?
    -Os politicos passarão a repsitar o povo que o elegeu?

    São tantas emoções…………….

  4. Homem do povo
    Manelão do Capão Redondo quer saber se vai cair ‘algum grandão ‘ na guerra do passe livre

    Manelão do Capão Redondo, morador da Cohab Adventista, Zona Sul, dia desses chamou a atenção de um vereador, que segundo ele, estava bebinho, em um campão do bairro, conhecido como Campo da Pinga, na rua Modelar.

    ” Doutor político, não fica bem o senhô nesta situação…” Assessores se aproximaram :” Não incomode o chefe.”

    Manelão – perante testemunhas – disse : “O Brasil tá perdido! O homem não tinha que tá cuidando de benfeitorias pro povo?”

    No Campo Limpo/Capão Redondo todo mundo sabe quem é o vereador.

    […] Pessoas que transitam pela Câmara dos Vereadores afirmam que o consumo de bebidas alcoólicas virou caso de saúde pública na Casa – assunto para outra ocasião .[…]

    Manelão , ainda diz : “O bicho bebe que nem um gambá.

    Sabe o que ele me disse ?
    — “Sou homem do povo.”

    Na noite de terça-feira(18/6) Manelão se pronunciou sobre a guerra do passe livre.

    ” Se eu fosse o prefeito , eu emfrentaria os bandidos que destruíram a frente da Prefeitura. Ali foi coisa de gente safada …que se aproveitou do protesto.

    O prefeito não fez certo abandonar o prédio. Eu não abandono a minha casa por nada.

    Se Haddad encarasse a multidão, a desordem seria menor, o ibope dele nessa hora tava lá em cima.

    Lembra quando o Kassab gritou , ninguém segurou mais o homem. Até o PT procurou ele.

    Conterrâneo, o Kassab foi macho ou não foi? É preciso ter coragem para falar certas coisas. Duvida?… Aquilo foi pensado. Ele pensou, vou chamar o sujeito de vagabundo, depois peço desculpas, aí todo mundo vai vê que que sou o prefeito, que mando.

    Kassab , foi esperto , foi não? Será que o Haddad ligou pro Kassab na hora do pega ? Kassab é cobra criada… Não , criatura, pro Lula eu sei que ele ligou.

    Eu só queria saber o que eles conversam.

    Olha, conterrâneo, a coisa tá ficando é feia . Eu não queria tá pele do Haddad, nem Dilma e nem do Geraldo. Ainda bem que eu não pago passagem, se não ia ter que continuar pagando três e vinte.

    Qué sabê ? Mesmo se o governo distribuísse cesta básica no dia do protesto não ia adiantar. Parece que a coisa tá contaminada. Por onde a gente passa tem gente gritando.Conterrâneo, será que pode caí algum grandão?

    Agora me diga !… O que os vereadores podem fazer ?”

    Manelão do Capão Redondo disse que só não foi ao protesto porque o Sheik , seu cahorro, morreu.

  5. Milton, parabéns pelas colocações!!!

    Gostaria de comentar que, no início não estava apoiando este movimento, muito pelo contrário, acompanhando pela mídia, achava um absurdo o que estava acontecendo: ato de vandaslismo, quebradeira, desrespeito ao próximo e à todos os cidadãos do bem. Tudo por conta de 0,20???? CHEIRO DE MOVIMENTO POLÍTICO!!! E além do mais isso em nada me afeta e, também não tem idade para essas “revoluções”….

    Masssss, como tudo aconteceu bem na frente do meu escritório, depois de muitas críticas da minha equipe, consegui convecê-los de, antes de tentarmos ir embora, eis que estava tudo parado, descessemos para ver o que estava acontecendo, pois fomos os “CARAS PINTADAS”

    Ao pisarmos na calçada o que vimos foi algo muito maios, surpreendente e contagiante e, ao me deparar com um garoto, de, aproximadamente, 08 anos de idades que, junto com o pai, levantava um cartaz com a seguinte frase: TUDO ISSO PODE FAZER A DIFERENÇA NO MEU FUTURO!!! Dai pronto, eu mãe leoa, abracei a causa do garoto, TUDO PELO FUTURO DOS NOSSOS FILHOS, SOBRINHOS E AMIGOS.

    Do jeito que esta não dá e, se não fizermos nada agora, os nossos pequenos não terão condições de viver com qualidade de vida e segurança neste lindo pais, pixado pelos marginais que nos governam (sem critica a um ou outro partido político)

    Hoje estava pensando: quem dá o dinheiro para estes marginais gastarem somos nós, pagadores de impostos, logo o dinheiro eh nosso. Dai eu pergunto: Se você fosse gerir o seu próprio dinheiro, gastaria da forma com que “eles” gastam? Pagariam as contas nos valores e formatos que “eles” pagam? Elegeriam como prioridade o que “eles” elegem???

    Fico triste ao imaginar que, todo este movimento pode ser mal interpretado pela postura de grupos isolados que tiram proveito da situação em demonstração do seu caratér e perfil violento, estes vandalos não lutam por um Brasil melhor e, principalmente, este movimento pode parar em razão da redução da tarifa do transporte. Sinto que os nossos jovens não teram forças pra prosseguirem e, se calarão por 0,20 e, mais uma vez, sobre outro formato, estaremos diante da política do pão e circo, calando-se e ignorando o fato que eles nos tiram muito mais do que 0,20!!!

    OS NOSSOS JOVENS NÃO TEM FORÇA PARA MUDAR O BRASIL SEM AS NOSSAS AJUDAS, NÓS, VERDADEIROS CARAS PINTADAS, “PAGADORES DE IMPOSTOS”, TEMOS QUE ABRAÇAR ESTA CAUSA, POIS SABEMOS O QUE DE FATO ACONTECERÁ COM O FUTURO DAS NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS SE NÃO REAGIRMOS. E, AGORA É A HORA PARA NÃO DIZER QUE TALVÉS JÁ SEJA TARDE!!!
    Pensem NA VIOLÊNCIA, FALTA DE RECURSOS, MENSALÃO, PEC 37 E, O NOSSO DINHEIRO SENDO ADMINISTRADO POR BANDIDOS!!!!
    TEMOS QUE AJUDAR A CAUSA, AINDA QUE DENTRO DAS NOSSAS PRÓPRIAS CASAS, MAS DE UMA FORMA OU DE OUTRA, O PAIS TEM QUE MUDAR!!!!

    É MUITO MAIS DO QUE 0,20!!!!

  6. Caro Milton, o mínimo que o povo pode fazer é manifestar-se e mostrar a força que podemos ter, já conseguimos “baixar as tarifas do transporte”. Agora vem a parte mais difícil, vamos nos movimentar para pedir a mudança de alguns itens;
    1 – A aposentadoria dos políticos, eles se aposentar com o salário integral, isso sim é uma vergonha, eles deveriam se aposentar da mesma forma que qq trabalhador brasileiro, por tempo de serviço e de acordo com sua contribuição ao INSS.
    Prazo da aposentadoria, por tempo de trabalho ou idade, como qq outro trabalhador, veja o caso dos senadores, tem direito a aposentadoria integral após um mandato, isso é um absurdo.
    3 – Acabar de vez com todos os auxilios que os políticos recebem, eles já São muito bem remunerados para terem tantas beneces.

    Veja, se fizermos alguns ajustes como os descritos acima nos iremos economizar uma bela fortuna por todo o país, assim quem sabe poderemos ter mais escolas, hospitais e creches sem termos que honerar o trabalhador.Brasileiro
    Abraços

  7. Fui uma militante ativista de 1968. De lá pra cá participei de muitos movimentos sociais em busca de um futuro melhor p/ nossos filhos e netos.
    Eu, como a maioria do povo brasileiro, estava anestesiada, contida pelas paredes duras e impermeáveis levantadas pelos politiqueiros demagógicos desonestos e insensíveis que dominaram a cena nos últimos dez anos.
    Assistí estarrecida à uma progressiva desconstrução de um país promissor enquanto sua população continha sua raiva e indignação presa no peito porque não encontrava ressonância de suas reivindicações nos meios de comunicação em massa.
    Eu tinha impressão que, com raras exceções, a grande mídia estava comprometida com o poder político, talvez fosse pelos milionários patrocínios ou outros motivos escusos.
    As primeiras manifestações do MPL na semana passada encontraram ressonância na mídia por causa da reação estapafúrdia do Prefeito(SP).
    Sentindo-se então amparada pela grande mídia a população ficou estimulada a protestar por tudo, tudo mesmo, esperando que com os olhos do planeta voltados p/ o Brasil devido a C.das Federações, o seu grito de BASTA teria eco. Mas nem mesmo os especialistas e pesquisadores sociais de plantão imaginaram que o pequeno movimento se tornariam em poucas horas em outra grande Revolução do VIntém. Mais do que isso, as caminhadas e outras manifestações ocorridas na quinta feira (20) foram uma verdadeira explosão de uma bomba atômica social. Os efeitos estão confusos, indeterminados e caóticos como de um tsunami. O que mais me surpreendeu foi a energia pacífica que permeou toda aquela indignação contida. O que é muito raro nessas situações de multidão c/ mais de um milhão de pessoas, por anos humilhadas,cansadas e indignadas. Então, no meu entendimento estamos ainda no final do tsunami que varreu com gritos , cartazes e flores o sossêgo das cidades brasileiras.Tirou os cidadãos conformados e os ´políticos mal acostumados de seu conforto. Cada um dos participantes, de forma espontânea e livre de lideranças, protestou o que mais lhe incomodava. Foi um grito coletivo de um povo CANSADO, de SACO CHEIO de tudo de errado, imoral e injusto que o rodeia.
    Nesse primeiro momento é natural que o quadro se pareça caótico, como após o estouro de uma panela de pressão ou de um tsunami. Mas o movimento vai se acalmar. Então aos poucos as aguas se retrairão e os resíduos serão identificados e organizados por prioridades. Mas as lições devem ser apreendidas, por todos os agentes envolvidos, para reconstruir uma sociedade melhor.
    Minha sugestão para o momento que vem a seguir desse tsunami social é de concentrar as energias em ações práticas com focos essenciais.
    Sem prejuízo das demandas por mais educação e saúde de qualidade, segurança, moralização, ética e eficiência da Administração Pública, devemos exigir com urgência a
    “REFORMA POLÍTICA AMPLA,GERAL E IRRESTRITA. JÁ”
    C/uma PEC de iniciativa popular a ser aprovada antes das eleições de 2014.
    Como?
    A AOB Federal e ABI são renomadas instituições civis com heroico histórico de iniciativas cívicas em pro da Democracia. Lembramos que em 1992, após o grito FORA COLLOR da juventude CARAS PNTADAS, foram a AOB e ABI que viabilizaram o desejo da sociedade, pacificamente e dentro da legalidade, resultando em êxito total.
    Peço sua ajuda e de toda a imprensa para concretizarmos esse projeto, que será possível c/ a união perseverante de todos.
    Vamos CONVIDAR a AOB e ABI, através de seus presidentes para liderarem essa marcha com objetivo prático de elaborar um Projeto de Emenda Constitucional, com iniciativa popular, com auxilio de toda a sociedade organizada. E apresenta-la ao Congresso com milhões de assinaturas facilmente colhidas, ainda em tempo de aprova-la para reger as eleições de 2014.
    Aí sim poderemos construir um novo Brasil, com a renovação total do Congresso Nacional e um novo Poder Executivo, em todos os níveis da Federação (Federal, Estadual e Municipal). É inimaginável o tamanho da importância de uma REFORMA POLÍTICA AMPLA,GERAL E IRRESTRITA, JÁ.

Deixe um comentário