Por que gostamos de história?

 

 

Por que gostamos de história, tema do novo livro de Jaime Pinsky, editor, escritor e historiador, foi usado para provocar uma série de profissionais que gravaram depoimentos em vídeo. Tive a oportunidade de ser convidado pela Editora Contexto e gravei a fala que você assiste em coma e lê embaixo:

Sou jornalista e conto notícias, que podem ser entendidas com as histórias do nosso cotidiano. Mas uma notícia mesmo só pode ser compreendida se estiver conectada às demais histórias, aquelas que explicam o contexto, justificam ou intrigam, que nos levam a reflexão. Um fato isolado talvez diga muito pouco ao cidadão, integrado em uma história, ao que já foi e ao que pode ser, talvez provoque uma revolução. Por tudo isso, eu gosto de história

 

Aproveite a oportunidade e responda porque você gosta de história. Ou não gosta?

Um comentário sobre “Por que gostamos de história?

  1. Desde o curso primário eu sempre gostei de História. Eu “viajava” no túnel do tempo quando estudava pelos livros didáticos e nunca me contentava só com eles, sempre procurava algum outro para complementar o assunto.
    Em determinado momento da vida, com um caminho profissional já definido, fiz o curso de História na Universidade de São Paulo. No curso tive professores fantásticos, como Fernando Novais, Laura Mello e Souza, Nicolau Sevcenko,
    Nachman Falbel, entre outros tantos, que me inspiraram e me fizeram gostar ainda mais de História. Nunca tive a oportunidade de lecionar, mais espero que ainda possa retribuir a formação que tive em benefício de outras pessoas, se possível na escola pública. Hoje em dia tenho sempre um livro de História na cabeceira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s