Conte Sua História de SP: e o chuveiro, que novidade era aquela?

 

Por Norma Suely Silva Souza Pires
Ouvinte-internauta da CBN

 

 

Moro em São Paulo há 45 anos. Não posso deixar de lembrar  de quando cheguei a São Paulo vindo do sertão da Bahia. Não de pau de arara, mas em uma Kombi com mais 11 pessoas. Primeiro foi o êxtase ao ver a Rodovia Dutra cheia de carros. Eu chegava de uma cidade que nem carros havia. Que espanto com tantos faróis à minha frente. Em São Paulo fiquei deslumbrada com a televisão e com os ônibus. Tinha o Tietê, também, por onde os bandeirantes passaram. Tratei logo de escrever para os meus amigos e contar sobre o rio. Havia uma só nota de tristeza: o rio aqui não era limpo como os da Bahia.

 

Chamavam-me atenção os supermercados ao meu ver gigantes, as feiras com tantas verduras e frutas, já que eu só conhecia laranja e banana. Quase morri de tanto comer maçã pois só conhecia da história da Branca de Neve. Meu Deus do céu, e o chuveiro, que novidade era aquela? Pias com torneiras jorrando água. Nem precisava dos jegues para buscar água, como estava acostumada na minha terra.

 

Como não tinha vaga na escola pública fui estudar em um colégio particular, onde me deparei com tantas outras novidades e fiz muitos amigos, de quem ouvi muita gozação também. Não podia abrir a boca que lá vinha: eta, baianada! Não podia  falar o alfabeto que lá vinha gargalhadas. Hoje, me vejo na música do saudoso Luis Gonzaga: …. a,e,i,o. u… Bullying não conhecia, tirava de letra, já que baiano é escrachado mesmo. O que eu mais gostava era de fazer trabalhos na casa dos meus amigos para tomar café com leite (naqueles litros maravilhosos) e comer mortadela que eu também não conhecia. Pensando bem, eu não conhecia era nada da civilização… 

 

Norma Pires é personagem do Conte Sua História de São Paulo. A sonorização é do Cláudio Antonio. Conte você também mais um capítulo da nossa cidade. Envie seu texto para milton@cbn.com.br. Ou marque uma entrevista em áudio e vídeo no Museu da Pessoa pelo e-mail contesuahistoria@museudapessoa.net. Outras histórias de São Paulo você ouve e lê aqui no meu blog.

Um comentário sobre “Conte Sua História de SP: e o chuveiro, que novidade era aquela?

Deixe um comentário