Conte Sua História de São Paulo: o primeiro congestionamento antes mesmo de nascer

 

Thalita Pires
Ouvinte da CBN

 

 

Minha mãe, Vera Lucia, estava em trabalho parto para ter meu irmão mais novo, em 26 de abril de 1989. Eram seis horas da manhã. Ela estava em posição pélvica e a indicação era uma cesariana. O drama é que os partos da mamãe eram relâmpago. Eu nasci em duas horas, desde o momento em que ela sentiu a bolsa estourar.

 

Nós morávamos no Campo Limpo, na zona Sul. E o hospital era o São Luiz, do Itaim. Meu pai a colocou no carro e partiu. Imagine o trânsito. Minha mãe em trabalho de parto, apavorada e com o risco de meu irmão nascer dentro do carro em um posição que poucos obstetras aceitam fazer em parto normal. Os dois parados no congestionamento da periferia de São Paulo.

 

Não havia corredor de ônibus para cortar os outros carros. Papai cortou o que pode de caminho pelas quebradas entre o Campo Limpo e o Morumbi. Quando chegou a ponte do Morumbi para atravessar a Marginal Pinheiros: fechada. Havia se iniciado uma obra há pouco tempo para a construção da nova ponte. Na época as pontes João Dias e do Morumbi tinham duas faixas para ir e duas para voltar.

 

A opção de papai foi seguir até a João Dias ou a Bandeirantes, mas estava claro que não haveria tempo. De repente, ele viu o portão do canteiro de obras abrir para a passagem de um caminhão. Acelerou e invadiu o canteiro, pondo a correr um grupo de engenheiros e funcionários que estavam com plantas de papel na mão. Para abrir caminho minha mãe gritava: “meu filho está nascendo”. Acho que eles não entenderam porque responderam com uma sequência de nomes impublicáveis.

 

Após essa manobra ousada, eles chegaram a maternidade e foram recebidos pela obstetra que ainda teve tempo de fazer uma gracinha: “olha a bundinha do bebê aqui” …. E assim nasceu meu irmão mais novo, o Thomas.

 

Thalita Pires é personagem do Conte Sua História de São Paulo. A sonorização é do Cláudio Antonio. Escreva o seu texto e envie para contesuahistoria@cbn.com.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s