
“Tem gente que gosta e continua sendo engenheiro de obra e acho espetacular, mas eu eu não queria ser um engenheiro de obra para sempre. Eu gostaria de ser um empreendedor e apareceu uma oportunidade para eu vir para São Paulo”
Luciano Amaral, CEO da Benx
Um metrô cruzou o caminho do campo de golfe que seria a maior atração do empreendimento imobiliário; um embargo judicial interrompeu o negócio que seria um dos maiores do setor na América Latina; e dois anos de pandemia criaram uma série de barreiras para o empreendimento avançar. Foi em meio a essa sequência de desafios que Luciano Amaral, CEO da Benx Incorporadora, testou sua resiliência e habilidade de empreendedor, em São Paulo, onde está à frente da construção do Parque Global, em uma área de 218 mil metros quadrados, na zona sul da cidade. Ele foi entrevistado do programa Mundo Corporativo, na série sobre empreendedorismo.
Luciano Amaral iniciou sua carreira como engenheiro civil, formado pela Universidade Federal da Bahia, e chegou a São Paulo em 1991 com o desejo de se tornar um empreendedor. Antes disso, dentre outras iniciativas, aceitou o convite para liderar uma companhia que se transformou na maior empresa de tratamentos de resíduos industriais do Brasil, a Essencis Soluções Ambientais, hoje uma das três maiores do mercado.
Ao ser perguntado sobre os desafios de empreender em diferentes setores, Luciano ressaltou que, apesar das particularidades de cada área, características como resiliência, perseverança e criatividade são fundamentais para qualquer empreendedor, independentemente do campo de atuação.
“Temos que pensar fora da caixa, o empreendedor é uma pessoa que ele tem que estar sempre se reinventando eu acho que essa é uma característica muito grande do empreendedor. Ele tá sempre tentando enxergar lá na frente para que ele possa ter sucesso, pode possa empreender com sucesso, você tem que realmente pensar fora da Caixa”.
Integração de Sustentabilidade nos Negócios
Com sua experiência no setor ambiental, o CEO da Benx Incorporadora, explicou como a preocupação com o meio ambiente influenciou suas decisões na área imobiliária. Ele destacou a importância de avaliar os terrenos do ponto de vista ambiental, bem como a implementação de práticas sustentáveis nas obras e na gestão de resíduos. Essas ações reduzem o desperdício e combatem uma máxima do setor: a cada três prédio um é jogado fora. Além disso, ele mencionou o trabalho da empresa em certificar ambientalmente seus empreendimentos, visando atender a demandas de investidores internacionais que valorizam a sustentabilidade.
Desafios de Empreender em Grandes Cidades
Luciano abordou o cenário de empreendedorismo em grandes cidades e destacou que, embora muitas vezes pareça haver pouco espaço para construção, ainda existem oportunidades. Ele enfatizou que o maior desafio é o custo, especialmente devido à alta taxa de juros e à falta de mecanização no setor de construção. O empresário mencionou a importância de inovar e buscar soluções fora do convencional para enfrentar esses desafios.
O Projeto Parque Global
O maior empreendimento que já liderou é o Projeto Parque Global, ao lado da Marginal Tietê, que pode ser visto como uma espécie de bairro novo, com cinco torres residenciais de alto padrão, um shopping center, um centro médico e hospitalar, hotel, escola bilíngue e um edifício de apartamentos de médio padrão para locação. O Parque Global é um empreendimento de oito anos com um Valor Geral de Venda previsto de 12 bilhões de reais. Foi esse projeto que lhe impôs o maior desafio da carreira até aqui, pois teve de devolver o dinheiro a todas as pessoas que tinham investido em imóveis, diante da necessidade de interromper o empreendimento que foi embargado pela Justiça, em agosto de 2014, principalmente por problemas ambientais e urbanísticos.
Após os imbróglios jurídicos terem sido resolvidos, Luciano mais uma vez foi testado em sua determinação empreendedora. Ao contrário do que defendiam sócios estrangeiros, decidiu fazer um relançamento mais suntuoso do que o lançamento original, construiu um estande de vendas que tem espaços de exposição de arte, adega para degustação de vinho entre outros atrativos —- ou experiência como ele acentua. Mais do que isso, Luciano se comprometeu a trazer de volta ao menos 30 dos compradores anteriores. Disse que já dobrou essa meta.
Cuidado com os Colaboradores e Liderança Inspiradora
Os empreendimentos imobiliários não são feitos de prédios, mas de pessoas. É o que Luciano deixa evidente na preocupação que diz ter em relação aos colaboradores da empresa, aos parceiros de negócios e aos clientes. Ele explicou como a empresa criou um comitê de Recursos Humanos para se concentrar no bem-estar e no desenvolvimento dos funcionários. E também ressaltou a importância de ser um líder inspirador e adaptar-se às expectativas das diferentes gerações no ambiente de trabalho.
“Eu quero sempre estar com esse foco de inspiração, e de cuidar de pessoas.Ter pessoas, hoje, é um dos maiores desafios da liderança”.
Assista à entrevista ao Mundo Corporativo
A entrevista completa do Mundo Corporativo, com Luciano Amaral, CEO da Benx Incorporadora, faz parte da série sobre empreendedorismo e está disponível no YouTube. O Mundo Corporativo tem as participações de Renato Barcellos, Letícia Valente, Rafael Furugen e Priscilla Gubiotti.