
“Nós vendemos um produto que tem 60 anos, mas que é super moderno.”
Tatiana Reichmann, Ademicon
A liderança no mercado de consórcios requer inovação constante e adaptação às mudanças. Tatiana Schuchovsky Reichmann, CEO da Ademicon, sabe bem disso. À frente de uma das maiores empresas do segmento no Brasil, ele enfatiza a importância de estar sempre atualizada e aberta a novas ideias. Na entrevista ao Mundo Corporativo, da CBN, a empresária lembra que o produto que comercializa, apesar de ter 60 anos, é movido por conceitos bastante atuais: “(consórcio) é compartilhar, coisa que recentemente começou a ser feita”.
Transformando a tradição em inovação
Tatiana ressalta que a atualização e o pensamento aberto são cruciais para a evolução no mercado de consórcios. “A gente não pode estar estacionado, a gente tem que estar sempre atualizado, aceitar que as mudanças nos fazem evoluir”, afirma. Com cerca de 200 lojas licenciadas espalhadas pelo Brasil, a Ademicon investe fortemente em treinamento e capacitação de seus consultores, preparando-os para atender de forma eficaz e moderna as necessidades dos clientes.
A CEO também destaca a importância do consórcio como uma ferramenta de investimento, indo além da simples aquisição de bens. “Nós trouxemos a palavra conhecimento para o consórcio e fomos pioneiros em falar de consórcio como investimento”, explica Tatiana, ressaltando que isso ampliou o público-alvo e as possibilidades de uso do consórcio.
Expansão e licenciamento
A expansão da Ademicon tem sido orgânica e Tatiana explica que o licenciamento de lojas é uma estratégia que permite um crescimento sustentável e abrangente. “Nós devemos abrir mais 250 lojas nos próximos cinco anos”, revela. Esse modelo permite que consultores se tornem empresários locais, criando um vínculo mais forte com a marca e oferecendo um atendimento personalizado aos clientes.
Sobre a importância da liderança feminina, Tatiana diz que “me orgulho muito de conseguir ser referência para muitas mulheres e eu busco isto cada vez mais para mostrar que é possível, que é só a gente se dedicar.”
Ouça o Mundo Corporativo
O Mundo Corporativo pode ser assistido, ao vivo, às quartas-feiras, 11 horas da manhã pelo canal da CBN no YouTube. O programa vai ao ar aos sábados, no Jornal da CBN e aos domingos, às 10 da noite, em horário alternativo. Você pode ouvir, também, em podcast. Colaboram com o Mundo Corporativo: Carlos Grecco, Rafael Furugen, Débora Gonçalves e Letícia Valente.
Meu comentário, antes de cumprimentar pela bela entrevista, é colocar um contra ponto. Os consórcios, na essência, são bons. Mas como tudo, sempre há problemas. Sou vítima da grande administradora DISBRAVE, que era parceira de banco conceituado, o BMG. Recentemente o consórcio foi liquidado extra judicialmente pelo Banco Central. Um primeiro comentário é sobre questionar a fiscalização do Banco Central; sim, todos as administradoras de consórcios são fiscalizadas pelo BACEN. Mas o que se pode depreender do ocorrido, é que tal fiscalização é mera formalidade; caso contrário a situação não chegaria a ponto da necessidade de se liquidar a administradora. E outra questão é que o Banco BMG se exime totalmente do fato, embora tendo levado centenas, senão de milhares de pessoas a confiarem na instituição quando optaram por tal consórcio. Este tema infelizmente não foi sequer nem resvalado na entrevista, apesar de serem recorrentes problemas similares.
Uma pena. Mas quem sabe o assunto volte à baila?
Abraços,
Jander de Faria Leitão