
“A coisa mais importante acho que é a clareza da onde você quer chegar. Como que você enxerga a construção do futuro.”
Dri Barbosa, N5X
O setor de energia no Brasil está em transformação e, com ele, surgem novas oportunidades de negócios, empregos e inovação. O mercado livre de energia, que permite que consumidores escolham de quem comprar eletricidade, vem ganhando espaço, alterando dinâmicas tradicionais e atraindo profissionais de diferentes perfis. Nesse cenário, empresas buscam se adaptar a um setor mais digitalizado e eficiente. Este foi o tema da entrevista com Dri Barbosa, CEO da N5X, no programa Mundo Corporativo.
A revolução do mercado livre de energia
A abertura do mercado livre de energia ampliou as possibilidades para empresas e consumidores. Segundo Dri Barbosa, “ele é um setor que tá em transformação, novas empresas estão chegando, estão chegando também profissionais de outros setores com um perfil mais digital”. Esse movimento tem gerado um aumento na liquidez do setor e acelerado a digitalização das negociações.
A N5X surgiu justamente para atender essa nova dinâmica. A empresa, uma joint venture entre a B3 e o Grupo EX, propõe uma solução para tornar as transações energéticas mais seguras e eficientes. “Hoje, as negociações nesse mercado são 100% bilaterais e os participantes ficam muito limitados ao risco de crédito”, explica Barbosa. A ideia é que a plataforma centralize gestão de riscos, aumentando a confiabilidade das operações.
Inovação e adaptação: pilares para o futuro
Para Dri Barbosa, a agilidade é essencial nesse novo mercado. “As coisas mudam muito rápido, a gente precisa se adaptar de maneira muito rápida, então facilidade de aprendizado e curiosidade são aspectos cruciais para essa primeira formação de time dentro das empresas.”
A liderança nesse cenário exige uma combinação de conhecimento técnico e visão estratégica. A CEO da N5X reforça que é essencial montar equipes complementares e diversificadas para criar soluções inovadoras. “A gente precisa trazer um time que seja muito complementar e único para construir esse futuro.”
O mercado livre de energia no Brasil ainda tem desafios pela frente, incluindo a necessidade de maior regulação e de infraestrutura para absorver a expansão do setor. No entanto, Barbosa acredita que a direção está clara: “Construir mercados junto com o mercado”, destacando a importância da colaboração entre os diferentes agentes do setor.
Ouça o Mundo Corporativo
O Mundo Corporativo pode ser assistido, ao vivo, às quartas-feiras, 11 horas da manhã pelo canal da CBN no YouTube. O programa vai ao ar aos sábados, no Jornal da CBN e aos domingos, às 10 da noite, em horário alternativo. Você pode ouvir, também, em podcast.
Colaboram com o Mundo Corporativo: Carlos Grecco, Rafael Furugen, Débora Gonçalves e Letícia Valente.