O rádio é o meio de comunicação que o público mais confia

Arte publicada no Valor Economômico

Uma pesquisa, publicada pelo jornal Valor Econômico, revelou que o rádio é o veículo de comunicação com maior credibilidade para o público brasileiro. O levantamento, realizado pela Ponto Map e V-Tracker, destacou que veículos tradicionais de jornalismo profissional continuam mais confiáveis do que as redes sociais.

Segundo a reportagem assinada por Alex Jorge Braga, apesar da popularização das mídias digitais, a preferência e confiança do público permanecem nos veículos tradicionais, especialmente no rádio, devido à clareza, agilidade e proximidade com os ouvintes. A credibilidade atribuída ao rádio reflete uma busca crescente por informações verificadas e responsáveis, em contraste com as informações não filtradas que circulam pelas plataformas digitais.

Juliana Paiva, especialista em Gestão e Estratégia em Mídia, Planejamento Estratégico para Áudio e Expansão de Redes de Rádio e TV, destaca que a credibilidade do rádio também decorre de características específicas: “Ele é 100% brasileiro, é local mesmo sendo rede, é auditado por terceiros e não ‘compra’ ouvintes. Além disso, tem uma legislação que impede abusos e é acessível: é de graça””. Para Juliana, essas características, somadas à capacidade do rádio em estabelecer vínculos afetivos com os ouvintes, tornam-no um meio confiável e essencial.

Esse resultado reforça o papel fundamental dos meios tradicionais, especialmente do rádio, em tempos de excesso de informação e disseminação de conteúdos duvidosos. Ao priorizar a apuração rigorosa e uma comunicação clara, o rádio se mantém como referência de informação confiável e acessível para milhões de brasileiros.

Deixe um comentário