Fraude na merenda escolar é investigada pelo MP

A merenda escolar volta a ser alvo de denúncias de fraude pelo Ministério Público Estadual, de São Paulo, que investiga a participação de 10 empresas e o envolvimento de agentes públicos em 14 cidades, inclusive na capital paulista. Além de manipularem os preços, causando prejuízos aos cofres públicos, os fornecedores estariam distribuindo alimentos de baixa qualidade, segundo afirmou o promotor público Silvio Antônio Marques, em conversa com o repórter Ádamo Bazani, da CBN, e nosso colaborador no blog.

Apesar das investigações terem se iniciado no ano passado, após um estudo que a Fipe teria feito sobre as licitações na merenda escolar, Sílvio Marques afirma que a fraude estaria ocorrendo muito disso disto. Há suspeitas de que o cartel tenha atuado desde 2001 quando o serviço de merenda escolar começou a ser terceirizado pela prefeitura de São Paulo na administração Marta Suplicy (PT), processo que foi ampliado nas gestões de Serra e Kassab.

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) afirmou em entrevista coletiva, na manhã desta quinta-feira, que desconhece a existência de irregularidades, mas que a administração dele dará todo o apoio na investigação.  

O CBN SP procurou um especialista em finanças públicas para saber porque a merenda escolar, historicamente, é alvo de fraudes por empresas e órgãos públicos. O professor da faculdade de Educação da USP, Rubens Barbosa de Camargo, conversou com os ouvintes e, além de nos dar esta resposta, ainda mostrou algumas ferramentas de controle social que poderiam restringir a corrupção e o desvio de dinheiro público.

Ouça a entrevista com o professor da faculdade de Educação da USP, Rubens Barbosa de Camargo

4 comentários sobre “Fraude na merenda escolar é investigada pelo MP

  1. DO JEITO QUE O DIABO GOSTA!!!

    É desta forma que se encontra a nossa Republiqueta de bananas. É desvios de verbas, é leite adulterado com soda cáustica e outros componentes tóxicos e maléficos à saude, e agora vem à tona, mais esse crime hediondo, que é a maracutaia, que ha muito tempo vem acontacendo com merenda escolar.

    Não é àtoa que o Brasil é visto por um grande número de países, como uma influência negativa no mundo!

    Já se cogita em fazer uma CPI para investigar e punir aqueles que estão cometendo crime contra as nossas crianças. Mas todos nós já sabemos como será o resultado do engodo, pois a maioria dos resultados finais das CPIS ocorridas até agora, foram pífios, e só serviram para mostrar a ineficiência das nossas leis e dos nossos legisladores que são pagos a peso de ouro, e a única coisa que conseguem com o seu comportamento reprovável, é aumentar cada vez mais o índice de inconfiabilidade.

    A adulteração do leite, o desvio de verba escolar, a fraude da merenda escolar e a pedofilia, e tudo que atenta contra a vida e a formação das crianças, tem que ser considerados como crime hediondo, inafiançável e punido com prisão
    perpétua e com trabalho forçado!

    Investigar crimes e prender bandidos, não é tarefa
    para políticos; é uma atribuiçao que compete apenas e tão somente à polícia! Portanto, cabe à população brasileira, se conscientizar e se mobilizar, para exigir do Congresso uma revisão do nosso código penal, para que seja feito a atalização das nossas já combalidas e retrógradas leis.

    ATUALIZAÇÕES DAS LEIS JÁ!!! – Leia mais no meu blog, http://www.aguasevidas.blogspot.com e conheça também as “DEZ IDÉIAS QUE SALVAM VIDAS E CONTRIBUEM PARA O BEM ESTAR E O DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL”

    Um grande abraço à todos!

    Zezé Dias
    Contato: aguasevidas@gmail.com

  2. A cobertura da mídia sobre essas investigações deverá ser bem “light”. Muito diferente do que ocorreu no governo Palocci, em Ribeirão Preto. Lá prenderam o advogado que era assessor do ex-ministro e ele foi mostrado na televisão, algemado e de uniforme amarelo. Desta vez é diferente: os fraudadores pertencem a um governo do stablishement.

  3. Em Pitangueiras interior de SP a Convida Alimentação foi contratada em 2006 e o atual prefeito vai manter o contrato. Antes se gastava 1.000.000 por ano com merenda, agora estão gastando 3.000.000

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s