Parques serão unidos por ciclovias, em São Paulo

 Foto da BikeTour 2009 do álbum de Alexandre Nascimento no Flickr

Do parque da Aclimação ao Ibirapuera; dali até o parque das Bicicletas é um pulo só; de lá até o parque do Povo e, depois, ao Villa Lobos. Este circuito poderá ser feito de bicicleta se a ideia em debate entre a Secretaria de Esportes e do Verde e Meio Ambiente convencer o prefeito Gilberto Kassab (DEM), mas, principalmente, se passar pela resistência da CET.

As ciclofaixas seriam abertas aos domingos pela manhã quando se calcula de 700 mil a 800 mil pessoas andam de bicicleta na capital paulista. Inicialmente, deve ligar apenas dois parques para depois se estender a locais mais distantes.

A inspiração de São Paulo são as ciclovias de Bogotá, na Colômbia, cidade que fez a opção pelo uso de transporte mais limpo e inteligente (incluo neste conceito, claro, o transporte público). No entanto, se o secretário Walter Feldmann, dos esportes, for a Porto Alegre, em um fim de semana, já encontrará experência semelhante quando as “Faixas Verdes” estão abertas.

Na capital gaúcha, existem faixas pintadas no asfalto que são usadas pelos ciclistas para sair de um parque a outro da cidade. Sábado e domingo, as pistas são das bicicletas. Durante a semana, não há exclusividade, mas a preferência naqueles locais é dos ciclistas (mas não recomendo que você acredite piamente no respeito do motorista de carro na hora do rush).
Calcula-se que em São Paulo existam 5 milhões de bicicletas e todos os dias 300 mil pessoas pedalam, muitos a caminho do trabalho. A quantidade de bicicletas na cidade pode parecer grande, mas ainda é menor do que a frota de carros, estimada em 6 milhões.

Ouça a entrevista do secretário de Esportes Walter Feldmann ao CBN SP

* Para ver outras fotos de Alexandre Nascimento clique aqui

8 comentários sobre “Parques serão unidos por ciclovias, em São Paulo

  1. O Pessoal da CET na verdade só conhece carro.
    A cultura nossa ainda é de relacionamento com automovel.
    Felizmente o pessoal do Pedal acordou e a situação ta mudando e vai mudar muito daqui pra frente porque a quantidade de ciclista nas ruas é muito grande.E as reinvindicações do ciclistas vão se tornar cada vez maiores, até o poder publico não ter mais saida e tomar providencias.
    Ai a CET vai ter que olhar tambem para as Bicicletas.Pode acreditar que isso vai acontecer brevemente.

  2. Faltam ruas com qualidade no pavimento, semáforos inteligentes, faixas de pedestres e calçadas . Sem uma grande mudança na estrutura viária de Sampa não acredito na convivência pacífica de carros, motos, bicicletas e pedestres.
    Transporte coletivo de qualidade para todos, menos carros e motos nas ruas, mais espaço para pedestres, bicicletas, skates, patins……

  3. Vamos deixar bem claro, esse projeto é na verdade a criação de corredores de lazer e não de ciclovias, pois serão corredores temporários, como é feito no Rio de Janeiro aos domingos, no Aterro do Flamengo (24km) e em Bogotá com mais de 100 kms de avenidas fechadas, sem contar os 350 kms de ciclovias.

    Esse engano nas nomenclaturas se deve ao fato de que, em Bogotá, eles chamam as ciclovias de “ciclorutas” e as vias de lazer de “ciclovias”.

    Eu adoraria que esse projeto saísse do papel, mas tenho minhas dúvidas pois sei que a CET jamais vai concordar em tirar algum espaço do carro que seja. Já fez o diabo para impedir que os corredores de ônibus saissem do papel, imagina só tirar espaço para dos carros para ceder as bicicleta. Nem no domingo de manhã por algumas horas sequer.

  4. Já foi feito um projeto desses na avernida Sumaré aos domingos que terminou não sei porque…, acho que depois de um mês funcionando acabam-se as iniciativas de divulgação e o projeto fica sub-utilizado…
    É melhor criar iniciativas de posicionamento das pessoas de bike nas ruas!
    Alemão

  5. Sou ciclista e adoro pedalar aos finais de semana, mas por questão de segurança sou obrigado a me dirigir ao litoral paulista para, com segurança, poder praticar este esporte tão saudável, pois lá há ciclovias e respeito mutuo (pedestre e ciclista). Infelizmente por aqui, na Capital, ainda vejo que estes projetos (corredor, ciclovias etc) irão demorar para chegar, quem sabe meus filhos poderão usufruir deste beneficio.

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