Por Adamo Bazani
Em 8 de abril de 1553, o português João Ramalho tem seu pedido atendido pelo governador geral da época Tomé de Sousa e transforma a região onde morava na Vila de Santo André da Borda do Campo. Casado com a índia Bartira, filha do Cacique Tibiriá, da tribo Guaianazes, João Ramalho não podia imaginar que a cidade se transformaria numa das mais importantes do Estado de São Paulo e num dos maiores PIB.
A cidade foi palco do traçado da linha de trem, dos inglesas da São Paulo Railway, que no final dos anos de 1890 se tornaria a principal via de escoar café do interior para o Porto de Santos.
A região crescia e vias surgiam. No início dos anos de 1920 surgem os primeiros serviços de ônibus.
Com um rápido retrospecto de imagens de transportes, contamos a história mais recente da cidade:
1925 – É inaugurada uma das primeiras empresas regulares do ABC Paulista, que ligava a então estação de São Bernardo do Campo (hoje estação de Santo André) à Vila de São Bernardo – região central de São Bernardo do Campo. O ônibus da imagem foi um dos pioneiros no serviço de passageiros em São Bernardo (São Paulo), realizando o trajeto entre a Estação e a Vila de S. Bernardo. Era de propriedade de João Setti, que iniciou suas atividades nesse setor em 1925. A linha hoje existe e é operada pela Viação ABC, de herdeirtos de João Setti.
1933 – A Inglesa São Paulo Railway, operadora das linhas de tens, também investe no transporte rodoviário, que serviu o ABC Paulista, entre São Paulo e Santos com um ônibus peculiar. O ônibus apelidado de “King-Kong” foi um modelo introduzido pela Companhia Geral de Transportes, uma subsidiária da São Paulo Railway. A mecânica era inglesa, de marca Thornycroft, e a carroceria era da Grassi, de São Paulo. Fazia o trajeto entre São Paulo e Santos
1936 – As vilas entre Santo André e São Paulo cresciam mais distantes das linhas de trens e empresas de ônibus surgiam com maior intensidade. De acordo com pesquisa do livro Linhas e Trajetos, da escrito Marly Rodrigues, nesta ano, já existia cerca de 40 ônibus em Santo André, dividindo espaço com o transporte de tração animal. O ônibus da imagem percorria a linha Santo André- São Paulo, pela Empresa Auto-ônibus Santo André Ltda. O veículo pertencia a seu motorista, Amaro Martins da Silva, à esquerda na foto. O modelo tinha mecânica Chevrolet americana, ano 1936, e carroceria de fabricação nacional.
1940 – O segundo subdistrito de Santo André, o lado Leste da linha da SPR também se desenvolve. Começaram a surgir linhas de ônibus que ligam a região a Capital Paulista. Uma boa parte da região ficava longe das linha de trens. O ônibus apresentado pertencia à Empresa Capuava, e percorria a linha Santo André – São Paulo, em 1940. O modelo é um Ford V-8 ano 1940, com motor de 85 ou 95hp. A carroceria tinha estrutura em madeira
1943 – O Brasil sente os efeitos da Segunda Guerra Mundial, principalmente no tocante a falta de combustível a base de petróleo. Uma das soluções foi o gasogênio, combustível obtido pela queima de gás pobre de carvão e madeira. As indústrias Platezer, de Santo André, foram uma das pioneiras nesse combustível.
1949 – Santo André, através da Empresa Auto Ônibus Santo André – foi uma das pioneiras a importar os ônibus norte-americanos GMC Coach, que revolucionou os transporte no País. . No pós guerra iniciou-se um movimento de modernização da frota nacional de ônibus. Um dos modelos com maior número de unidades importadas foi o GMC, como o da foto, na garagem da Empresa Auto-Ônibus de S. André, em 1949. As especificações deste tipo de veículo eram bem mais avançadas do que os que eram habitualmente empregados nas frotas, e esse tipo de veículo estabeleceu uma nova referência no setor
1952 – O prefeito de Santo André, Fioravante Zampol, inicia um plano de pavimentação, o que proporciona o surgimento e o crescimento de empresas de ônibus na região e a melhoria dos serviços. Nos anos 60, a frota começa a se modernizar. Um exemplo é este Nicola, da Auto Viação ABC, que ligava Santo André a São Bernardo do Campo.
ANOS 70 E 80 – As empresas, que então eram tímidas, começaram a ganhar destaque e marcar território. Os empresários já tinham uma Associação – AETC ABC, fundada nos anos 50, e a organização das linhas mostrou o poder que o grupo conquistou no ABC Paulista. Empresas como Alpina, Príncipe de Gales, Santa Terezinha, Humaitá, Santa Rita, São José, Parque das nações, EAOSA e Padroeira do Brasil tinham suas cores próprias e regiões de prestação de serviço. . Na foto, aparece um Caio Gabriela II da Viação Padroeira do Brasil, na Vila Assunção.
1988 – Inaugurada parte do Corredor ABD, entre São Mateus na Capital Paulista e Jabaquara. O corredor passa por Santo André e provocou restruturação de linhas e dos terminais de ônibus nos lados Leste e Oeste da Cidade. Inicialmente o corredor foi operado por trolebus da EMTU (como na foto). Agora a operação se dápela empresa Metra, particular.
1992 – Os transportes em Santo André, começam a ser reformulados desde 1991. Há a municipallização das linhas, o pagamento às empresas por quilômetro rodado e a Viação Alpina sofre intervenção. É criada a EPT – Empresa Pública de Transportes de Santo André, com os ônibus da Viação Alpina e 35 carros novos. Na foto um Monobloco 0 364 da EPT.
1997 – A municipalização dos transportes em Santo André não foi bem sucedida e é criada a Onda Azul, com ônibus de donos de empresas consorciados, fundando a Expresso Nova Santo André. A EPT torna-se apenas gerenciadora.
2002 – O assassinato do Prefeito Celso Daniel dá um baque no sitema de transportes da cidade. Empresários foram acusados de corrupção e participação no crime. Alguns, como os da Viação São José, se sentiram prejudicados em relação a poutros, como da Padroeira do Brasil, com perdas de linhas.
2008 – O Sistema é reformulado de novo. Empresários da região ganham de forma polêmica a concorrência com a empresa Julio Simões de Mogi, que alegou oferecer repasse maior à Prefeitura, mesmo assim, perdeu a concorrência. Os ônibus deixam a cor azul pesada e são apresentados com cores mais leves, em pontos culturais da cidade. Como no Parque Central, bairro Paraíso, na foto.
Adamo Bazani é repórter da rádio CBN, busólogo e morador de Santo André, além de estrelar a última foto deste álbum. É aquele bonitão ali na porta do ônibus.











Ótima a matéria do Adamo, gostei muito mesmo.
É preciso apenas trocar a foto (e o link) “Anos 70 e 80” pela do ônibus da Padroeira.
Abraços
Um bom retrospecto da cidade no quesito transportes. Belo trabalho.
Abraços,
Ótima matéria, em lembrança aos 456 anos da cidade e aos seus primeiros ônibus e desbravadores. Parabéns (Rio, 07/04/09).
Muito interessante Adamo. Sou ouvinte da CBN e natural de Santo André. Me recordo muito bem dos acontecimentos aos quais presenciei no tocante ao sistema de transportes em Santo André. Meus parabéns pela pesquisa! Ótimo trabalho!
Ótima reportagem Adamo.Parabéns.
A respeito da lei antifumo a ser votada hoje na assembléia eu acho uma tremenda hipocrisia geral ! Deixam as fábricas produzirem um
monte de produtos depois tentam segurar na ponta do consumo !!!
Fechem as fábricas !! Pô !!!! Neste caso tem agravantes !!!
A Philip Morris até desenvolveu uma folha de fumo que concentra, se não me engano, até 40% mais nicotina, ajudando a prender mais o viciado !
É a mesma coisa com bebidas !!! Produzem a rodo e depois gasta-se rios de dinheiro em campanhas para evitar o consumo !!!
Sejamos mais sérios !!!!! Pô !!!!!
Isso tudo com o governo de olho no imposto arrecadado !!!
Então taxem violentamente os vicios tipo 150% nos impostos !
Um absurdo é o fumo pagar ICMS de 12% enquanto os remédios
pagam 18% de aliquota !!! Premia-se o vicio em detrimento da
saúde !!! Vai ter lobby assim na Lua !!!!!!
Uma viagem no tempo através dos ônibus. Muito bacana.
Lindas fotos! Mostrando um pouco da história de Sto André!
Valeu!
Abçs!
Grande matéria adamo, parabens…. com certeza Santo André é uma grande cidade e os onibus e empresas confirmam ainda mais essa tese…
Parabens Santo André!!!!
Gostei muito do retrospecto, pois também gosto muito do assunto. Sentí falta diversos outros modelos que circularam por Santo André, GM Coach, Volvo assim como os primeiros monoblocos 0321 da empresa Circular Humaitá. Espero vê-los na próxima. Parabéns
O corpo avantajado do repórter está eclipsando a fachada do ônibus, impedindo o leitor de vistualizar o supracitado veículo.
Ha, não esqueça dos “Papa-Filas” . Abraços
Ótima matéria do Adamo. Coincidência ou não tenho um cliente de miniaturas de ônibus que se chama Adamo e e também mora em Santo André. Será a mesma pessoa?
Abraços
Leonardo.
Parabéns Adamo pela materia, gosto muito das suas materias,principalmente por estar divulgando o nosso hobby parabéns mesmo muito legal abraços
Muito boa a matéria, parabéns ao Adamo. As fotos mais antigas são show de bola. E parabéns a Santo André!!!
Parabéns ao “busólogo” Adamo! Só uma ressalva: a antiga estação ‘Santo André’ (ex-estação ‘São Bernardo’) agora se chama Estação Celso Daniel
PS.: uma curiosidade: seu nome tem a ver com aquele antigo cantor francês “Adamo”?
Ô saudades dos O-364 na linha 63! Fazia caminhadas por lá e passava justamente na rua daquele ponto final.
Boa Adamo, parabéns pela história! no final o transporte em santo andré influenciou várias outras cidades da região nas décadas de 50, 60…..
Abraços!
Parabéns Adamo!
Poucos são os que reconhecem que a história faz parte de nossas vidas e que é muito importante trazê-la sempre à lembrança das pessoas para mantê-la viva. Mesmo que não tenhamos vivido certas épocas, certos fatos, ainda assim eles deixaram suas marcas que de alguma forma nos afeta no presente e dá perspectivas para o futuro. Mais uma vez parabéns. Abraços.
parabens voçes da radio cbn estao de parabens pela otima materia do aniversario da cidade de santo andre adorei a materia e historia dos onibus em geral parabens a todos da radio cbn eu tambem morei na bela abençoada e dedicada cidade de santo andre … morei no bairro jardim utinga . . o meu msn e alex.beer@hotmail.com .. abraços do seu amigo e ouvinte o aleksandro ate mais deus abençoe voçes todos da radio em geral …. 011 7400 6951
AAAAaaaa le lek lek-lek
Adamo, mais uma vez eu parabenizo pela sua reportagem, se puder faça matérias com empresas antigas no sistema como, Padroeira, ABC, guaianazes ( antiga Humatá) e também empresas de fretamento.
ÓTIMA MATÉRIA PARABÉNS , GOSTEI MUITO . ABRAÇOS.
Não há a menor dúvida de que a matéria é excepcional. Parabéns.
Incrivél dua matéria eu que mesmo longe de minha cidade natal Santo, pois estou em MAringá – PR, não vejo a hora de estar morando na minha querida e amada Santo André
Prezado Sr.
Parabéns pela página.
Sou professor de História e estou escrevendo um livro sobre a História dos Bondes de Santos 1810 a 2009.
Descrevo algumas passagens sobre a história dos transportes.
Solicito se possível a sua autorização para colocar a foto do Õnibus King Kong no meu livro.
Citarei o crédito no rodapé do livro.
Grato
Waldir Rueda
muito legal vc está comentando sobre a minha cidade é muito importante as pessoas conhecerem a nossa cidade abraçooo