Biarticulado começa a rodar no ABC Paulista

Ádamo Bazani

Ônibus biarticulado B5 577

Com aproximadamente 2,5 milhões de habitantes, segundo estimativa do IBGE de 2007, o ABC Paulista contará com os primeiros ônibus biarticulados da história da região.

A empresa de ônibus Januária, do Grupo Barão de Mauá, já preparou um destes veículos para fazer linha municipal de alta demanda em Mauá. O ônibus veio da VCD (Viação Cidade Dutra) e faz parte de investimento da empresa para atender aos usuários em horários nos quais nem mesmo os  articulados são suficientes.

Um Caio Top Bus, motor Volvo, está na fase de finalização para começar a trabalhar e um Marcopolo Vialle, também Volvo , ainda está sendo preparado na garagem do grupo, em Mauá, na Grande São Paulo.

As linhas intermunicipais do grupo são operadas pela EAOSA – Empresa Auto Ônibus Santo André. A preocupação com a demanda maior em alguns horários também fez com que a empresa investisse em veículos maiores para as linhas.

Pelos menos três carros, que serviram a região Sul do País, estão na fase final de preparação para atender linhas que fazem a ligação entre Mauá, Santo André, São Caetano do Sul e o Terminal Sacomã, com o Expresso Tiradentes (ex-Fura Fila). Entre os destaques estão os modelos Busscar Urbanuss, motor F 94, consideradod um dos mais potentes da categoria.

Adamo Bazani é jornalista da CBN e busólogo. Toda terça conta o que se passou no transporte de passageiros em São Paulo, mas hoje antecipa um capítulo desta história.

13 comentários sobre “Biarticulado começa a rodar no ABC Paulista

  1. Se pelo menos fossem novos esses bi-articulados já seriam bem vindos. Mas pegar sucata com mais de 15 anos e oferecer como alternativa ao passageiro é uma total falta de respeito com ele. Desculpe a opinião, mas em tempos de recessão, nada melhor que impulsionar as encarroçadoras solicitando-lhes novos ônibus, com atenção ao meio ambiente. Coisas de um Brasil feito por brasileiros que não se importam com o desenvolvimento e com a cidadania.

  2. Ádamo, não sei sua opinião sobre o assunto, mas acho que os biarticulados são muito mal utilizados na Grande São Paulo. Pelo tamanho, eles deveriam rodar somente pelas vias estruturais ou corredores exclusivos, evitando ao máximo manobras como dobrar esquinas ou subir ladeiras. Na minha opinião, é um absurdo vê-los circulando por ruas normais (como a Joaquim Távora, onde moro, na Vila Mariana) ou por locais com pouca demanda.

    Falta muito ainda para que o nosso sistema de transporte público chegue aos pés do Transmilênio, de Bogotá.

  3. Eu sinceramente não sei se é vantajoso tanto para a empresa aque adquiriu,quanto para o povo,porquê convenhamos este modelo não é dos mais modernos,aqui na região sul,cheguei a andar em um desses há uns dois anos e já estavam velhos e sucateados.
    Cabe pensar no assunto.

  4. Parabéns Adamo pelo flagra desses biarticulados, ontem fui na casa da minha tia que mora atrás da garagem e vi pessoalmente ele ,estou ancioso para ve lo rodar, acho que devia ter pelo menos um desses na linha TR101 e uns articulados na linha IO5 pois a demanda é muito alta principalmente nos horarios de pico.

  5. Será que estes biarticulados da EAOSA conseguirão fazer as curvas da Av. Perimetral (retorno na Av. José Caballero, ao lado do paço) e na volta, quando sai da perimetral e entrar na Siqueira Campos e General Glicério?
    Concordo com o sr. Antônio Ferro! Pra mim respeito ao usuário são veículos novos e não poluentes! Chega de gambiarras!!!

  6. Concordo com o Antonio. Porque será que esse Grupo Barão de Mauá so põe tranquera pra circular, os onibus da viação EAOSA estao caindo aos pedaços.

  7. Que legal que as empresas do ABC estão contínuando com os Tob Bus e os Viale que serviram a capital durante anos aqui…é bom pois eu não imaginaria esses Volvões parados em páteos, tomara que essas empresas futuramente peguem os Millenniuns e Mondegos no futuro…

  8. Mudança de mentaliade,
    Novamente parabenizo Adamo por mais notícias desta importância,gostaria de saber se diante desta importante iniciativa não seria o momento do poder público esboçar uma projeto de corredores para que a empresa venha adquirir mais veículos deste porte e ainda,será que não será o momento de haver uma renovação com veículos maiores na região?
    Waldemar Freitas Jr.

  9. A tal empresa citada precisa mesmo é otimizar todos os seus processos, pois ela só desrespeita os usuários…

    Esses novos ônibus só circulam em horários de pouco movimento(Ex 10 da manhã e 3 da tarde) enquanto nos horários de pico ônibus velhos e que quebram constantemente, fora os intervalos…

    No município de Mauá, de uns 5 anos pra cá, no mínimo os intervalos triplicaram…uma pena..

    Mauá não aguenta mais o Grupo barão de Mauá…são poçeiros na cidade….

    Licitação já! Adamo e Milton, nos ajudem nesta empreitada…mauá precisa de licitação para o transporte público…

Deixar mensagem para Luciano JG Souza Cancelar resposta