Deixa de bobagem, Miss tem de ser bela

O escracho ganhou novo combustível com mais uma edição do concurso Miss Brasil. Programas de humor deitaram e rolaram nas meninas que representam seus Estados. Na internet, a tentativa de uma candidata a Missa Santa Catarina responder a uma pergunta sobre a relação dos Estados Unidos com o aquecimento global está bombando.A pergunta foi tosca e mais enrolada do que as de jornalistas-convidados do Roda Viva (ops, eu já fui convidado). A moça nitidamente não entendeu o que o âncora do desfile queria saber. Ela estava muito mais preocupada em colocar a mostra todos seus dentes em meio a uma boca exageradamente marcada pelo batom vermelho. Precisava manter a coluna ereta para que o bumbum empinasse para trás enquanto os seios se apresentavam ao público. O olhar mirava o corpo de jurados freneticamente. Fora o esforço para equilibrar o penteado feito por algum cabeleireiro de plantão.

Travada, desesperada, sem perder a pose, a menina gaguejou uma, duas, três vezes até o apresentador tirar-lhe o microfone e pedir uma salva de palmas sei lá ao quê.

Inventaram anos atrás que as candidatas a Miss deveriam derrubar o estigma de que mulher bonita é burra. Burro daqueles que imaginam que isto é uma regra. Uma coisa não elimina a outra nem a outra elimina a coisa.

Nos concursos, em especial o Miss Brasil, deixaram de lado o questionário be-a-bá:

Qual o livro preferido ?
O Pequeno Príncipe.
Um ídolo ?
Jesus Cristo.
Uma mulher ?
Minha mãe.
Uma mensagem ?
Pela paz mundial.

Perguntas supostamente mais bem elaboradas passaram a ser feitas às meninas que tiveram de decorar uma série de lugares-comum para atender a expectativa dos organizadores. Ou dos chatos que assistem a estes concursos e esperam ver na passarela candidatas a uma vaga na USP. Deve ser algum fetiche.

As mães das misses, coitadas, passam a véspera do concurso obrigando as filhinhas a fazerem a lição de casa enquanto provam o vestido, acertam o cabelo, discutem a maquiagem e reclamam da dor no dedo causada pelo sapato de salto muito alto.

Das muitas asneiras que assolam o país, a tentativa de transformar aquelas belas mulheres em supostas intelectuais é apenas mais uma. Por que diabos devem saber como combater o desmatamento na Amazônia se nem o governo o sabe ? Por que raios são obrigadas a responder sobre o combate a fome se não é a carne delas que vai resolver o problema das criancinhas pobres ? Por que, diga-me Deus, queremos que entendam de economia global se sequer os economistas entenderam por que o mundo quase acabou dia desses ? Por que não exigir delas a única coisa que se espera que elas sejam: belas, formosas e volumosas ?

Fizeram do concurso de beleza uma tortura para quem concorre e para quem apenas aprecia. Um desfile de constrangimento.

15 comentários sobre “Deixa de bobagem, Miss tem de ser bela

  1. êêêêêê, Miltão, como vcs são chatos com esse povo de Santa Catarolha … Só porque elas são mais bonitas que as moças do Riiiiiiio Grãããããããnde do Sullllllllllll ???

  2. Milton, como diria meu primo Fabião, em tom de brincadeira, claro: “ela já e linda, não tem obrigação nenhuma de ser inteligente”. Concordo com cada linha do que você escreveu. Um abraço e saudações corintianas. E considero o Grêmio semifinalista da Libertadores.

  3. A pouca inteligência, para não dizer coisa pior. na verdade é de quem organiza o concurso.

    Assobiar e chupar cana para quê?. Deixem que as candidatas, como diz no parlamento, permaneçam como estão.

    Quem é que vai perder tempo de escutar o que elas falam, com tantas outras coisas para se avaliar.

    Abraços.

  4. O concurso é de beleza, o que não falta nas nossas gatinhas de SC — kkkkk.
    Entrevistador enrolado, não sabe perguntar, fez nossa queridinha trocar alhos por bugalhos — bem feito, principalmente para quem inventou essa porcaria chamada de concurso de miss…

  5. Milton, vc tem razão. É um Concurso de Miss ou Concurso de Conhecimentos Gerais? Os universitários que estão disputando o Aprendiz 6, foram um fiasco na avalição de conhecimentos gerais. Uma por exemplo disse que a Capital dos Estados Unidos é Nova York. Fora um monte de perguntas que ficou sem respostas. Agora, porque cargas d’àgua essa Miss deveria saber sobre aquecimento global? Justo ali na hora da tensão, com público, câmeras e adrenalina, o cara faz uma pergunta dessas, é demais. Seria a mesma coisa que perguntar para o Ronaldinho depois de perder um penálti numa Copa do Mundo quem inventou o futebol. Com certeza ele iria responder a tua vô. Nessa hora vc esquece até o nome. Mas que a Miss é gatíssima ela é. E Salve Santa CAtarina. E olha que eu sou do Matogrosso do Sul tché.

  6. É isso mesmo, Milton Jung.
    A coisa virou mesmo um desfile de constrangimetos, inclusive para quem assiste. A coisa virou um desfile idiota de bocas , caras, bumbuns , peitos e coxas.
    Pelo visto, prevalece ainda no imaginário do público um conceito de beleza, imagino eu, superado e machista.
    A mulher é, evidentemente, até por questões biológicas, tudo isso, mas não só isso. Ética e mídia precisam se afinar, para que o que se apresenta tenha algum valor intrínseco e não simplesmente a carne que se atira aos leões.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s