Raio derruba avião ?

Informação de Armando Italo que escreve sobre aviação, aos sábados, no Blog do Milton Jung:

Inicialmente podemos tecer somente algumas suposições aos ouvintes, como mostra a ilustração abaixo, porém nada definitivo ou afirmativo sobre as possibilidades e as causas que levaram a mais este triste e lamentável acidente com o Airbus A330 da Air France. Uma conjunção de fatores pode ter contribuído para o acidente, incluindo o mau tempo e a possibilidade de um raio.

Os raios ou descargas elétricas “podem danificar a fuselagem de um avião, como perfurações”, atingir sistemas de comunicações e eletrônicos. Em 8 de dezembro de 1962, um raio atingiu um Boeing 707 da Pan Am sobre Elkton, estado de Maryland. A descarga provocou uma faísca que incendiou o vapor do combustível em um dos tanques, causando uma explosão que derrubou a aeronave. Pelo que sei este tipo de avião é monitorado 24 horas pelo fabricante via satélite. Quem sabe se o fabricante possa nos informar com mais precisão os motivos que poderia ter causado mais este acidente?

Veja este video mostrando um raio atingindo um 747 durante a decolagem.

Nada aconteceu, pois a carcaça metálica da aeronave não permitiu que o campo elétrico penetrasse no interior. Esse fenômeno é conhecido como Gailoa de Faraday. O que aconteceu com o airbus A330 pode ter sido infelizmente uma fatalidade.

22 comentários sobre “Raio derruba avião ?

  1. Uma dúvida quanto a esta possibilidade (de um raio ter derrubado o avião) : os raios caem das nuvens, carregadas elétricamente, para o solo, que é o potencial zero, em termos de eletricidade. Podem, eventualmente, ocorrer entre nuvens com potenciais elétricos diferentes (para haver raio tem que haver uma diferença de potencial elétrico suficiente para gerar uma descarga).
    Como o avião já estava em velocidade de cruzeiro, devia estar voando acima das nuvens. Como poderia ser atingido pelo raio, então?

  2. O avião segundo últimas informações durante uma forte turbulência teve um problema elétrico. Pode ter sido algo que se desprendeu e se soltou causando o problema, tipo uma carga ter danificado algum duto elétrico durante a turbulência? Se teve problema elétrico vale lembrar que a maioria deste avião voa sob a forma “fly-by-wire”, tanto é que no lugar do manche temos “joysticks”. O “Fly-by-wire” é um sitema que ao invés de cabos utiliza centrais eletrônicas que comandam sistemas hidráulicos resultando em maior rapidez de resposta e maior precisão. Mas se houve uma falha elétrica não poderia ter afetado lentamente o sistema, ocasionando uma falha geral repentina, tipo travou os sistemas? Ou talvez um incêndio repentino e final à bordo?
    O que me chama a atenção se o comandante detectou problema elétrico logo após a turbulência ainda perto do Brasil mesmo que mínimo porque não voltou ou tentou um pouso de emergência em Recife ou Natal? Porque seguiu um bom tempo adiante, literalmente atravessando o atlântico, chegando praticamente ao Senegal? Será que quando notou o problema simplesmente achou que era algo simples e depois o problema se agravou saindo do controle? Será que a gaiola de Faraday funcionou 100%, não deixando alguma descarga afetasse o sistema?

    Só lamento pelos passageiros e tripulantes.
    A TV Record noticia que possivelmente muitos passageiros mandaram torpedos via celular relanto os problemas e se despedindo de seus entes queridos. Trágico.

    Martin Afonso Farias

  3. Caro Almir:

    Pode ter a turbulência ser do tipo JETSTREAM, que são fortíssimas rajadas de vento em altas altitudes, que geralmente levam nuvens rapidamente acima. O Jetstream seria como uma grandíssima “marola” aérea, que embola todas as camadas por onde passa. Notei que durante um boletim da CNN mostrado por uma senhora mostrou que tinham “Clouds at 52.000 ft” ou seja, 10.000 pés acima da altitude de cruzeiro da aeronave, aproximadamente. Para se ter uma idéia conseguem facilmente derrubar um avião mais frágil ou então danificar severamente uma aeronave.

    Martin Afonso Farias

  4. Bom, precisa esclarecer algumas coisas.
    Por limitação de equipamento não há monitoramento radar na região. Locais ermos como oceanos e desertos não tem radar justamente por isso.
    Para organizar o tráfego são feitos reportes de posição sobre os fixos com os estimados de sobrevoo em cada fixo.
    Os pilotos reportaram o fixo de ingresso no Centro Atlântico com o estimado de sobrevoo do próximo fixo, que seria a saída do Centro Atlântico e ingresso no Centro Dakar.
    Minutos antes do estimado desse fixo, a coordenação da Air France recebeu a mensagem automática do sistema ACARS a respeito de uma pane elétrica. Após isso não se teve mais notícias a respeito do voo.
    O A330 é totalmente Fly By Wire e depende do sistema elétrico para enviar os impulsos elétricos ao sistema hidráulico e mover as superfícies de comando.
    Em caso de pane elétrica, automaticamente é acionado o RAT que é uma espécie de “cata vento” que com o ar de impacto gira um motor que provém energia elétrica e isso funciona a qualquer velocidade.
    Ainda é cedo para afirmar que um raio foi fator contribuinte, já que nem sequer encontraram a aeronave. Pode ser que realmente tenha ocorrido um raio e danificado o sistema elétrico (composto no A330 por 3 geradores principais e a bateria) mas ainda é muito cedo.

  5. Ola todos
    O que o Philipe comentou, sobre o sistema ACARS que em caso de panes é enviado automaticamente mensagens ao fabricante do avião.
    Os 767 também possuem o sistema eólico auxiliar de geração de enrergia, para sistemas hidraulicos, etc.
    Um “catavento” localizado sob a fuselagem ,como existe nos Boieing 767.
    Foi feito um flme que mostra o catavento acionado pela tripulação, entitulado “Planador de Gimli” é o apelido de uma aeronave da Air Canada que se envolveu em um bizarro acidente aéreo. Em 23 de julho de 1983, um jato Boeing 767-200, cumprindo o vôo 143 da Air Canada, ficou totalmente sem combustível a 41 mil pés de altitude (12.500 metros), aproximadamente na metade do caminho entre Montreal e Edmonton. A tripulação conseguiu pousar o avião em segurança no Aeroparque Industrial de Gimli, uma antiga base aérea em Gimli, Manitoba.
    Um Cb cumulus numbis pode alcançar 17000 metros ou 56000 pés de altitude, como o Martim comentou bem acima dos níveis de voo utilizados pelas aeronaves a jato a exemplo de um Airbus A330 acidentado, que voam em grandes altitudes em cruzeiro.
    Chamados no meio da aviação e da náutica como cajú.
    Vamos aguardar mais noticias “palpáveis”, consistentes sobre o que causou realmente a queda, sumiço do A330
    Abraços
    Armando Italo

  6. Que Deus tenha piedade de todos e acima de tudo, que seja feita a vontade divina.
    Ficamos esperançosos e juntamente com os familiares dos passageiros e tripulantes, aguardamos ansiosamente que um “milagre” nos seja permitido.
    No mais, devemos continuar nossa “evolução” e buscarmos aprender com todas as inconstâncias que nos “surpreendem”. Falhas sempre estarão presentes em nossas vidas. Em algumas ocasiões, estaremos preparados para elas. Noutras, se tivermos como simples assistentes, como é este caso agora, que possamos aprender e buscar alternativas para não mais passarmos pelas mesmas “surpresas”…
    Que Deus abençôe a todos neste momento de apreensão.

  7. A única coisa que podemos fazer neste momento é orar pelos passageiros e pelos familiares. Pedir a Deus que conforte e dê forças para os familiares. Se não há mais sobreviventes, orar e pedir a Deus para que descansem em Paz e que sigam seus caminhos nesses mistérios da vida. Acredito que a Vida na Terra é apenas uma passagem para que possamos evoluir e seguir em frente em outras dimensões. E se há sobreviventes, pedir a Deus que protejam cada um desses passageiros e que o socorro chegue o mais rápido possível. Que Deus nos proteja todos os dias.

  8. Ola a todos
    Se este acidente causou vitimas fatais, ao que tudo indica e nos leva a crer infelizmente, que Deus receba as almas deste voo da Air France que partiram.
    sabe-se que naquele setor onde ocorreu o acidente, que as condições metereologicas são alteradas constantemente.
    E CBs existem muitos.

  9. É isso aí. As autoridades terão muito trabalho para esclarecer esse acidente e com a tecnologia atual eles conseguirão. Em relação à parte espiritual, é pedir a Deus que dê o consolo para as familias que perderam seus entes queridos. Todos nós sempre buscamos explicações para os fatos isso é do ser humano mesmo.

  10. Realmente algo trágico aconteceu.
    Creio que após algumas horas do ocorrido, mas sem ainda informações precisas, o que podemos concatenar de informações é que o sistema da aeronave estava sob pane elétrica. Que essa pane foi a principal responsavel pela falta de comunicação com a aeronave. Que dificilmente, infelizmente, haverá sobreviventes, pelo avançar das horas e sem o resgate providencial.
    Oremos. Uma tristeza nos enche o coração.
    Deus tem cuidado de nós e das vitimas. Com certeza.
    abraço a todos.

  11. Ate o presente momento não há noticias e na possibilidade de sobreviventes, infelizmente.
    Oremos a Deus pelo alivio do sofrimento dos familiares dos passageiros do A330.
    Por em quanto somente meras especulações.
    Ja ouvi tanta bobagem hoje sobre este acidente de “supostos e experts” em aviação que não é fácil.
    Não se brinca com assunto sério e nem tão pouco com sentimentos de outros.
    Pre julgamentos a parte por favor.
    Fatalidade!
    Abraços
    Armando Italo

  12. Ilustre Cmte Armando, mais uma vez parabéns pelos excelentes comentários aeronáuticos. Com relação ao assunto em epígrafe, eu digo que raio não derruba avião, mas pode contribuir caso haja situações favoraveis a isto, como por exemplo, um vazamento de combustivel.
    Num acidente, seja ele aéreo, terrestre, marítimo, etc, tudo é fruto de uma sequencia de acontecimentos, que levam ao fato. É quase impossivel que haja um acidente sem fatores que se acumularam para tal.
    Um abração do amigo.
    Miranda

  13. Olá cmt: Ítalo excelente matéria, más infelizmente mais vidas foram ceifadas, tudo pode ter contribuído para um acidente como esse, raio, pouco provável, pane elétrica, talvez, até um atentado, porque não. Más o melhor mesmo é aguardar o relatório final das investigações. E que Deus possa consolar os familiares desses que perderão suas vidas.um grande abraço.Joel Cavalli.

  14. Infelizmente, toda vez que acontece um acidente desta natureza, como podem notar, a imprensa fica doida para tentar no achometro identificar qual seria a causa do acidente.Dar a noticia so não basta. Especulam de tudo, buscam entendidos para ver se os mesmos tem bola de cristal e lhes diga o ocorrido. Quando entrevistam alguem que participa efetivamente do problema ou seja faça parte da aeronautica e esta ligado ao processo de elucidação do ocorrido e como as respostas são técnicas, as entrevistas são curtas e os reporteres entrevistadores não sabem o que perguntar. É uma fatalidade, esperemos os proximos passos. Tarcisio Costa

  15. Deve-se que tomar cuidados com informações desencontradas, afirmações duvidosas, porque tais informações equivocadas frente poderrão criar traumas, medos em pessoas que terão que realizar viagens aéreas.
    Vale lembrar novamente que A possibilidade de um raio derrubar uma aeronave é muitíssimo remota, não impossível, pois fatalidades infelizmente acontecem, como muitas aconteceram.
    Resta-nos saber o que as duas caixas pretas “poderão” nos informar sobre os ultimos minutos de voo do A330.
    A voice recorder e a flight recorder.
    Se encontrarem partes da aeronave, essas também poderão nos dizer alguma coisa futuramente.
    Aquele setor onde o Airbus acidentou-se sabe-se que é uma zona de convergência climática e em determinadas épocas do ano.
    Este é o primeiro caso naquele setor onde o A330 caiu.
    Não temos noticias de outros casos semelhantes.
    Então tudo o que é e for afirmado ate então é suspeito.
    Abraços
    Armando Italo

  16. Ola grandes amigos e Cmte Mirandadas asas rotativas. e Cmte CAvalli
    O negocio é voar com os cintos atachados durante todo o voo.
    Lá em cima as surpresas climaticas acontecem mesmo sem dó e piedade
    Mas nada de tão assustador assim, salvo em situações inusitadas a exemplo do acidente com o A330 da Air Fance.
    Só nos resta saber o que as caixas pretas, a data voice recorder e a data flight recorder e os possiveis destroços poderão nos dizer.
    Um grande abraço Comandante Miranda do Bell 412 – YXA
    Obrigadão pela sua participação no blog do Milton Jung/ CBN
    Bons voos!
    Armando Italo

  17. Ola meus caríssimosJosé Roberto – Zero e Beto.
    O que podemos fazer será orar pelas vitimas e pelos familiares que ficaram
    que Deus receba as suas almas.
    Por emquanto somente suposições sobre as prováveis caisas com o A330
    Grande abraço
    Armando Italo

  18. Ola Cap Assis das Selvas
    Como disse anteriormente, só nos resta orar pelos que se foram e pelos que ficaram
    Fatalidade!
    Grande abraço
    Armando Italo

  19. Ola meu caro amigo Tarciso de “Belrizonte!”
    Realmente nestes casos não tem fundamento “o achismo”
    temos que aguardar fatos concretos.
    Por em quando meras suposições e nada mais.
    Um grande abraço
    Armando Italo

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