Cidade-vegetariana para melhorar o meio ambiente

Imagem da cidade de Ghent, Bélgica

Os produtores, frigoríficos e açougues não gostarão da ideia, mas imagine uma cidade inteira sem comer carne uma vez por semana. O projeto começou na bela e medieval Ghent, na Bélgica, para combater a obesidade e reduzir a emissão de gases estufa. Toda quinta-feira, os restaurantes serão obrigados a servir um prato vegetariano e os moradores são convidados a deixar seu hábito carnívoro de lado.

O dia sem carne não é obrigatório e não haverá fiscais invadindo os restaurantes com “carnômetros” em punho para medir o hálito dos frequentadores e provar que eles não aderiram a proposta. Os primeiros a se comprometerem a atender a recomendação foram os integrantes do conselho da cidade, espécie de Câmara de Vereadores.

Cálculos da ONU mostram que a produção e consumo de carne são responsáveis por 18% das emissões globais de gases estufa. Se os moradores de Ghent aderirem e deixarem de comer carne toda quinta, em um ano o efeito no meio ambiente será semelhante ao da retirada de 500 mil carros das ruas.

Quanto a valia dos números acima, não tenho como garantir, mas que reduzir o consumo de carne dá uma bela força à nossa saúde, não tenho dúvida.

Fonte: Ambiente Brasil

4 comentários sobre “Cidade-vegetariana para melhorar o meio ambiente

  1. Não concordo! Acredito que o efeito estufa pode ser reduzido com medidas que não interfiram no padrão alimentar.
    Apesar de carne, soja e cana de açúcar serem os vilões da destruição, restringir alimentação não resolve.
    Quanto à restrição na ingestão de carne, só com indicação médica ou bom senso. Equilíbrio é a marca de quem quer se manter bem e quer ver o bem da natureza.

  2. Pena que é só em uma cidade e só uma vez por semana. O ideal seria que o mundo todo aderisse ao vegetarianismo. Seria bom para o meio ambiente, para os animais que são tratados como mercadorias e para a saúde dos seres humanos.
    Poderíamos então, colocar na mesma ordem de prioridade: o meio ambiente, os seres humanos e os animais e não na ordem do tal Senador (do qual não me lembro sequer o nome).

  3. A sociedade precisa urgentemente acordar para a importância de se preservar a meio ambiente, mas acho que deixar de comer carne não seria bem aceito entre os brasileiros.
    Entendo que os biocombustíveis, desde que não afetem a produção de alimentos, podem ser a saída.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s