O Governo do Estado de São Paulo anunciou com a prefeitura a ampliação no número de pistas da Marginal Tietê, das mais importantes vias de tráfego na capital paulista. A mudança que terá participação, também, de concessionária de rodovias que chegam a cidade, causará impactos ambientais.
O arquiteto e urbanista Jorge Wilhein, ex-secretário de Planejamento, destacou que haverá prejuízos na impermeabilidade da várzea do rio Tietê, além da retirada de grande número de árvores. Hoje, o secretário em exercício do Verde e Meio Ambiente, Hélio Neves, defendeu a ampliação e mostrou como será feita a compensação devido a retirada de área verde.
Ouça a entrevista do arquiteto Jorge Wilhein
Agora o outro lado:
O ilustre arquiteto está coberto de razão
E as árvores, a impermeablização das várzeas, aumento do transito, de veiculos, mais poluição, menos qualidade de vida, certamente tais obras resultarão em mais adensamento, e por ai vai
Tudo para os carros, nada para o pedestre, população.
Só remendo em cima de remendos.
São Paulo esta parecendo uma colcha de retalhos, de tantas e tantas gambiarras que se projetam.
Precisamos é de mais áreas, verdes, mais parques, mais praças, as praças que existem devem receber mais atenção da prefeitura, mais saude, mais escolas, mais hospitais, mais ambulancias para o SAMU, mais viaturas publicas, menos predios, menos empreendimentos.
Só pensam em fazer obras e mais obras vultuoisas a exemplo do projeto das marginais, porque aparecem
Precisam é puxar o freio de mão da cidade.
Ja vivemos o CAOS TOTAL E ABSOLUTO.
Chega de tanto inventar.
O impacto ambiental é apenas um problema, o maior deles é que essa verdadeira fortuna vai apenas PIORAR a situação do trânsito na Marginal Tiete. O aumento de vias, sejam “de suporte” ou a própria marginal apenas induz a mais viagens motorizadas e portanto mais congestionamentos.
Corredores de ônibus, trens, incentivo ao uso da bicicleta e mais e melhores condições de circulação para os pedestres são alguns pontos que efetivamente irão contribuir para aliviar o sofrimento dos paulistanos no trânsito diariamente.
Mais uma vez nos rendemos ao carro em detrimento de todo o resto. Outra sugestão seria tirar das ruas quem não sabe dirigir, não usa os faróis nem o pisca alerta, quem comete crimes no transito, carros que não tem condição de rodar… Fiscalizar, educar, punir!
Não me lembro de amplo debate a respeito de mais esta obra, que certamente vai trazer bastante transtorno, enquanto não ficar pronta . Não demora e neste ritmo as pistas terão um segundo andar. A solução mais simples, é também a que vai custar mais caro. Outra vez.
Batido o recorde histórico do trânsito em SP
por Fabio Michel, Seção: flash 18:39:27. em 10/06/09
Nada a comemorar. Às 18h30, a CET registrou 268 km de vias congestionadas, marca que ultrapassa os 266 km marcados às 19h30 do dia 9 de maio do ano passado. É o maior congestionamento de todos os tempos na cidade.
Fonte O Estado de São Paulo
Se não houver projetos eficientes desde já, já imaginaram na copa de 2014 como vai ser então?
E acham que somente alargando as marginais os problemas ou parte serão solucionados.
Estão sonhando!
O que precisa ser feito e tirar o maior numero de carros das ruas urgente e menos construções, predios, etc.
Pelamorrrrr!
Só para registrar
É bom consultar um economista para que possa explanar sobre a DEMANDA REPRIMIDA.
A demanda reprimida é a situação em que os consumidores potenciais não estão aparentes por estarem reprimindo o seu consumo ou seu uso de algum serviço, devido ao esgotamento da oferta.
Ao se ofertar maior volume de produto ou serviços, este consumidor reprimido aparece.
A solução é transporte coletivo e pedagio urbano, além das intervenções urbanas.
Ai é que tá CArlos
O lobby dos fabricantes de automoveis, caminhões não permitem.
Você esta coberto de razão
Quantos caminhões e automoveis são vendidos por dia somente em São Paulo?
Quantos onibus novos e linhas são criadas em São Paulo?
O que os governos gostam é de fazer obras com prazos de entrega reduzidos, mais rapidas.
Assim partem para outra, sucessivamente.
Fazer metro, linhas ferreas, hospitais, escolas, parques, demora
Ai não interessa.
Claro e notorio.
“Pior de tudo, eles pensam que pensam”.
Governador vai dar um rolê no Brás, que é melhor!
Desculpem todos, as vezes a paciência “destramela” a língua.
Ao invés de se construir novas pistas destinadas aos carros, por que não criar uma nova linha de metrô de superfície? Ou promover seriamente a limpeza do rio Tietê para que embarcações possam ser utilizadas?
Caro Edson
O lobby da industria automobilistica e das incorporadoras não deixam
Só se faz em SP o que êles querem e ponto final
Em quanto isso os politicos……………
Deitam e rolam…………………………….
De carona no comentário do comandante Armando… a seguir a ótica atual, o cuidado e a atenção com cidadãos que se beneficiam do transporte público meu caro Edson, uma barcaça lotada de gente no Tietê de hoje, estaria de bom tamanho se todos topassem pagar a passagem.
O Governo de São Paulo começou, na noite de quarta feira, cortar árvores para ampliação da marginal do Tietê, onde pretende criar mais 3 faixas em cada sentido, chamadas de auxiliares entre o que hoje são a pista expressa e a pista local. Nobre iniciativa para melhorar o caótico trânsito da cidade. Pobre iniciativa se pensarmos pelo lado ecológico da ação.
Como morador e sofredor dos problemas de trânsito desta cidade e, pensando apenas pelo lado “vamos melhorar o trânsito da cidade” penso que, ao final da obra ela se mostrará inoqua. Pensando no “impacto ambiental”, ao final da obra teremos um desastre. E pior, com os incentivos dados para aquisição de automóveis, quando termminar a obra, ainda assim teremos congestionamentos monstruosos!
O governo precisa investir maciçamente em transporte público. Transporte público ferroviário (metrô, trem, aero trem, etc). Ônibus, apenas para pequenos trajetos em bairros levando até estações destes trens. Ok, sei que isto levará anos e anos para ser concluído, mas é preciso começar. E rápido!
Enquanto isto, alguém terá que “pagar o pato” e, DE MANEIRA MEMHUMA, pode ser o cidadão paulistano, pois este já está pagando o pato, o marreco, o peru e quantas aves mais quizer relacionar. E está muito caro para o “pobre paulista” (lembra da música?)
Minha sugestão (e acho que isto é inevitável) é restringir completamente o tráfego de caminhões na cidade de São Paulo durante o dia. E ponto! Sei muito bem no impacto que isto causará no transporte de produtos e mercadorias mas, em uma guerra, civis também morrem…Como é uma medida paleativa, até que o transporte público possa cuidar da circulação da populção dignamente, tem de ser feito. Acho até que isto forçará o governo a tocar mais rapidamente a obra do rodoanel (também inevitável para curar este problema crônico da cidade. Observe o número de caminhões que circulam diariamente na cidade e que estão SÓ DE PASSAGEM, complicando a vida do cidadão paulistano. Vão dizer que sou egoísta, mas não é verdade pois, até hoje nós paulistanos convivemos com esta insuportável situação, merecemos, portanto, ter um refresco para nos locomver para o trabalho, faculdade, colégio e outros compromissos com um pouco mais de conforto!
Se restringir o dia inteiro o tráfego de caminhões causará impacto tão absurdo na economia, ok, nós paulistanos vamos novamente sofrer junto com todos, quer dizer, faça a restrição nos horários de maior movimento, os chamdos “horários de pico” um pouco mais estendidos, junto com a restrição de circulação imposta aos paulistanos pelo final da placa dos automóveis. PARA TODOS OS CAMINHÕES, DIARIAMENTE, COM INÍCIO AS 6 HORAS DA MANHÃ E FINAL AS 11 HORAS, NO PERIODO DA MANHÃ E NOVAMENTE INICIO AS 16 HORAS E FINAL AS 21 HORAS NO PERÍODO DA TARDE/NOITE.
Milton, não vejo outra alternativa, mas o cidadão paulistano não pode mais se submeter a congestionamentos de mais de 200 km e nada ser feito em seu benefício.
Espero que voce divulgue este e-mail.
Estou fazendo cópias do mesmo para as Senhoritas Fabiola Cidral e Petria Chaves (que nos dão “caminhos alternativos) e Lúcia Hippolito e para os senhores Heródoto Barbeiro (que vive este problemas há muitos emuitos anos – e põe muito nisto) Estevão Damázio.
Acho que precisamos de uma forte campanha para solucionar os problemas desta cidade.
Um grande abraço e obrigado pela atenção
Marcos da Graça
Hoje, dia 20.06, centenas de árvores estão sendo cortadas pela Dersa nos canteiros da Marginal Tiête. E os próprios canteiros, últimas áreas permeáveis ao longo da via, estão com seus dias contados, para dar espaço a pistas, automóveis, caminhões e tudo de ruim que o adensamento de veículos pode trazer (barulho, poluição e acidentes).
Um cena muito triste para nós, paulistanos!
Essa obra está na contramão de tudo que deveria estar sendo feito em São Paulo, que quase não possui áreas verdes.
Em vez de o governo invertir no trecho norte do rodoanel, dimuindo o fluxo de veículos que passam pelas marginais, talvez até mesmo projetando para o futuro a diminuição das pistas da marginal, com mais áreas verdes, está retirando árvores antigas, canteiros, para constuir pistas e atrair mais veículos para a capital.
A “compensação ambiental” pelo estrago que está sendo feito é uma piada.
Irão retirar árvores adultas e plantar mudas, que não terão espaço para se desenvolver, pela inexistência de canteiros.
Dizem que Irão plantar mudas também em Salesópolis. Mas o estrago está sendo feito na capital e não em Salesópolis.
Se a obra é inevitável, nós, paulistanos, deveríamos pelo menos cobrar uma compensação ambiental verdadeira, efetiva, onde fosse criada, ao longo da própria Marginal Tietê, novas áreas verdes, novos parques, permeabilizando pelo menos o dobro da área que está sendo impermeabilizada.
Ao longo dos 23 quilômetros das obras, existem diversos terrenos desocupados, galpões abandonados e degradados.
Por que o governo do estado não desapropria esses ímóveis sem uso e degradados, para construir parques para a população ao longo das marginais, plantando ali ás árvores que estão sendo cortadas, criando mais espaço verdes para o escoamento de água para o solo e não para o rio????
No lugar disso, teremos que conviver com mais asfalto, concreto, veículos, ruído e poluição e, no futuro, com mais enchentes e caos na capital.
Lamentável.
Maurício eu estou muito p………………..com isso, veja que lá em cima (7) eu não quiz alongar nesse assunto e fui direto.
O governador esquece que agora com fotos e vídeos dessa decisão autoritária dele, nós devemos replicar em tudo quanto é blog essa história e um dia ele vai se arrepender dessa besteira que está fazendo.
Essas marginais acabaram de ser revitalizadas pelo Alckmim.
Ele não está pagando essa ampliação com dinheiro do bolso dele. As marginais também não são dele. O POVO vai dar o troco no “gargamel”.
Alguém poderia me dizer se podemos processá-lo por essa tomada de decisão sem o consentimento do POVO.
Eu duvido que se o POVO fosse consultado daria carta branca para essa “marmota”.
Ministério Público o que vocês pensam disso?
Eu gostaria muito de saber como esse governante imcompetente, ainda cogitou ser Presidente do País, sendo que não consegue cuidar daquilo que o POVO paulista deu procuração para ele cuidar.
Minha opinião vai muito além disso, podem apostar que em 5 minutos com ele, eu como cidadão e eleitor que votou nele, estou muito arrependido, más nunca mais voto nesse cara.
Claudio Vieira, eleitor arrependido de ter votado no Serra, sou culpado por essas árvores estarem sendo cortadas também.
Me desculpe São Paulo. Me desculpem a parte da população que não votou nesse político autoritário.